sicnot

Perfil

País

Autoridades espanholas suspendem resgate do praticante português de canyoning

As operações de resgate ao corpo do português desaparecido desde sábado, quando praticava canyoning na zona de Ourense, na Galiza, foram suspensas esta segunda-feira ao final da tarde após dois dias sem sucesso.

Arquivo

Arquivo

(SIC/ Arquivo)

Fonte do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo adiantou que "as operações de resgate ao corpo do homem de 38 anos serão retomadas, na terça-feira, cerca das 7:00 hora local".

As operações de resgate tiveram no domingo, envolvendo um meio aéreo e elementos da Guardia Civil, entre os quais da equipa de montanha, tendo sido suspensas cerca das 18:00.

Hoje, e de acordo com fonte das relações públicas da Guardia Civil de Ourense, foram retomadas pelas 8:30 locais (menos uma em Lisboa) em Corga de Frecha, uma zona de difícil acesso, local onde se encontra o corpo do português.

No local, estiveram 10 elementos da Guardia Civil, entre os quais da equipa de montanha.

Segundo disse anteriormente à Lusa fonte do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo, o homem "caiu numa fenda de difícil acesso, em Corga de Frecha, em Ourense, na Galiza", localidade que faz fronteira com Terras de Bouro, no distrito português de Braga, quando praticava 'canyoning' com mais três pessoas, dois homens de 29 e 51 anos e uma mulher de 30, entretanto resgatados e que se encontram bem".

O corpo foi localizado na mesma zona, mas o dispositivo de busca não conseguiu ainda aceder a ele, devido ao forte declive e à força das águas, tendo as operações de resgate sido suspensas cerca das 18:00 de domingo.

Também fonte do Centro de Comando e Controlo Operacional da GNR contactada pela Lusa disse que "o alerta às autoridades foi dado pelos outros três praticantes, através do 112".

Lusa

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.