sicnot

Perfil

País

PJ detém funcionário do SIS suspeito de violação de segredo de Estado

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção de duas pessoas, em Roma, uma das quais funcionário do Serviços de Informações de Segurança (SIS), por suspeita de espionagem, corrupção, violação e segredo de Estado, disse à Lusa fonte da PJ.

Em comunicado, a PJ refere que a investigação começou com procedimentos de segurança, efetuados pela direção do Serviço de Informações de Segurança (SIS), tendo o secretário-geral do Serviço de Informações da República Portuguesa (SIRP), Júlio Pereira, participado factos ao Ministério Público que apontavam para a existência de suspeitas de um crime de espionagem, por parte de um funcionário, a favor de um serviço de informações estrangeiro.

Fonte ligada ao processo adiantou à agência Lusa que o outro detido é de nacionalidade russa, estando em causa a venda ilegal de informações aos serviços russos.

O funcionário do SIS é um dos funcionários mais antigos do quadro do Serviço de Informações de Segurança.

A operação, que a PJ qualificou de "complexa e sensível", foi realizada pela Unidade Nacional Contra Terrorismo (UNCT), dirigida por Luís Neves, e decorreu entre o final da semana passada e domingo.

Os dois detidos, a quem foram apreendidos elementos com relevante valor probatório, foram presentes às autoridades judiciárias italianas, que determinaram que aguardem a extradição em prisão preventiva.

Durante a operação, intitulada "Top Secret", a PJ deslocou funcionários a Itália que contaram com a colaboração da polícia de Stato, de Itália - Divisione Investigazioni Generali e Operazioni Special (DIGOS), da Interpol Roma e do Eurojust.

A investigação, é dirigida pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).

Lusa

  • Acidente durante funeral em Miranda do Corvo causa 12 feridos
    2:39

    País

    Um acidente na zona de Miranda do Corvo fez esta terça-feira 12 feridos, um em estado grave. Foi durante um funeral, quando falharam os travões a um dos carros que seguia no cortejo, como explicou, em direto do local, o repórter Miguel Ângelo Marques.

  • Instalações militares vão ter reforço de segurança
    0:52

    Assalto em Tancos

    Depois do caso do roubo de material em Tancos, várias instalações militares vão sofrer um reforço de segurança do material que armazenam. As conclusões sobre o furto dos paióis de Tancos serviram de base às medidas anunciadas esta terça-feira pelo Ministério da Defesa. 

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Os elevadores do futuro
    7:13
  • Demências afetam 50 milhões de pessoas
    2:23

    Mundo

    Cinquenta milhões de pessoas em todo o mundo e mais de 150 mil em Portugal sofrem de demências como o Alzheimer ou o Parkinson. Oitenta especialistas de 21 países reúnem-se esta semana na Fundação Champalimau, em Lisboa, para falar deste tipo de epidemia silenciosa.

  • Furacão Maria deixa 25 mil pessoas sem eletricidade em Guadalupe
    2:24
  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC