sicnot

Perfil

País

PJ detém funcionário do SIS suspeito de violação de segredo de Estado

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção de duas pessoas, em Roma, uma das quais funcionário do Serviços de Informações de Segurança (SIS), por suspeita de espionagem, corrupção, violação e segredo de Estado, disse à Lusa fonte da PJ.

Em comunicado, a PJ refere que a investigação começou com procedimentos de segurança, efetuados pela direção do Serviço de Informações de Segurança (SIS), tendo o secretário-geral do Serviço de Informações da República Portuguesa (SIRP), Júlio Pereira, participado factos ao Ministério Público que apontavam para a existência de suspeitas de um crime de espionagem, por parte de um funcionário, a favor de um serviço de informações estrangeiro.

Fonte ligada ao processo adiantou à agência Lusa que o outro detido é de nacionalidade russa, estando em causa a venda ilegal de informações aos serviços russos.

O funcionário do SIS é um dos funcionários mais antigos do quadro do Serviço de Informações de Segurança.

A operação, que a PJ qualificou de "complexa e sensível", foi realizada pela Unidade Nacional Contra Terrorismo (UNCT), dirigida por Luís Neves, e decorreu entre o final da semana passada e domingo.

Os dois detidos, a quem foram apreendidos elementos com relevante valor probatório, foram presentes às autoridades judiciárias italianas, que determinaram que aguardem a extradição em prisão preventiva.

Durante a operação, intitulada "Top Secret", a PJ deslocou funcionários a Itália que contaram com a colaboração da polícia de Stato, de Itália - Divisione Investigazioni Generali e Operazioni Special (DIGOS), da Interpol Roma e do Eurojust.

A investigação, é dirigida pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).

Lusa

  • Vários mortos em avalancha em Itália

    Mundo

    Várias pessoas morreram numa avalanche que atingiu um hotel numa estação de esqui na montanha de Gran Sasso, Itália, divulgaram os média locais citando as equipas de socorro. As autoridades italianas admitem a existência de cerca de 30 mortos.

    Em desenvolvimento

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. W. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..