sicnot

Perfil

País

Portugal tem cerca de 1,5 milhões de armas legais

Portugal tem cerca de 1,5 milhões de armas de fogo legais, tendo sido emitidas perto de cinco mil novas licenças em 2015, revelam dados do Departamento de Armas e Explosivos (DAE) da PSP.

© Reuters Photographer / Reuter

O porta-voz da PSP, intendente Hugo Palma, disse à agência Lusa que a maioria das cerca de 1,5 milhões de armas legalizadas em Portugal diz respeito a armas de caça.
Também a maior parte das 4.792 novas autorizações de aquisição de armas de fogo emitidas em 2015 está relacionada com armas de caça, adiantou.

Os dados estatísticos sobre a movimentação de armas de fogo de 2015, disponíveis na página da internet da Polícia de Segurança Pública, mostram que apenas 515 das 4.792 novas licenças foram atribuídas pela primeira vez, sendo as restantes autorizações dadas a pessoas que já possuíam armas.

Segundo os dados do DAE da PSP, foram vendidas e compradas em Portugal 45.530 armas de fogo em 2015.Nestes casos, sejam em lojas ou particulares, é necessário mudar a titularidade do proprietário da arma, pelo que é necessário o seu registo na PSP. As estatísticas indicam ainda que foram dadas 52.583 autorizações para exportação de armas de fogo, enquanto para importação foram efetuadas 4.481 autorizações.

O Departamento de Armas e Explosivos da PSP tem como missão licenciar, controlar e fiscalizar o fabrico, armazenamento, comercialização, uso e transporte de armas, munições e substâncias explosivas que não pertençam ou se destinem às Forças Armadas e forças e serviços de segurança.

Lusa

  • Défice de 2016 fica nos 2,1%

    Economia

    O défice orçamental ficou nos 2,1% do PIB em 2016, em linha com o previsto pelo Governo. É o valor mais baixo em democracia. Está aberto o caminho ao fim do Procedimento por Défices Excessivos.

    Em desenvolvimento

  • Libertado o ex-Presidente egípcio Hosni Mubarak

    Mundo

    O ex-Presidente egípcio foi libertado hoje, depois de ter sido absolvido por um tribunal de recurso, no início deste mês. Hosni Mubarak estava agora confinado a um hospital militar. O antigo chefe de Estado tinha sido condenado em 2012 pela morte de manifestantes nos protestos da Primavera Árabe.

  • Comissão Europeia quer proibir o tabaco na praia

    País

    A Comissão Europeia quer proibir o tabaco em todos os espaços públicos, incluindo praias, parques infantis e equipamentos desportivos. A proposta foi apresentada pelo comissário da Saúde e Segurança Alimentar que, além de querer reduzir a dependência do tabaco, também sugere que todos os estados membros apliquem uma idade mínima para a venda de tabaco.

  • "Nós aceitamos sempre os resultados das eleições"
    1:07

    País

    Durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa, o líder dos sociais-democratas garantiu que o partido tem fair-play mas disse que está nas eleições autárquicas para ganhar. Pedro Passos Coelho acrescentou ainda que o PSD aceita sempre os resultados das eleições.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27
  • Data e local da canonização serão anunciados a 20 de abril
    2:23

    País

    O Papa aprovou esta quinta-feira o decreto que valida o milagre atribuído a Francisco e Jacinta. A data e local da cerimónia da canonização dos pastorinhos serão anunciados a 20 de abril, na reunião de cardeais no Vaticano. O Bispo de Leiria/Fátima acredita que a cerimónia possa ser a 13 de maio, durante a visita do Papa a Fátima.