sicnot

Perfil

País

Portugal tem cerca de 1,5 milhões de armas legais

Portugal tem cerca de 1,5 milhões de armas de fogo legais, tendo sido emitidas perto de cinco mil novas licenças em 2015, revelam dados do Departamento de Armas e Explosivos (DAE) da PSP.

© Reuters Photographer / Reuter

O porta-voz da PSP, intendente Hugo Palma, disse à agência Lusa que a maioria das cerca de 1,5 milhões de armas legalizadas em Portugal diz respeito a armas de caça.
Também a maior parte das 4.792 novas autorizações de aquisição de armas de fogo emitidas em 2015 está relacionada com armas de caça, adiantou.

Os dados estatísticos sobre a movimentação de armas de fogo de 2015, disponíveis na página da internet da Polícia de Segurança Pública, mostram que apenas 515 das 4.792 novas licenças foram atribuídas pela primeira vez, sendo as restantes autorizações dadas a pessoas que já possuíam armas.

Segundo os dados do DAE da PSP, foram vendidas e compradas em Portugal 45.530 armas de fogo em 2015.Nestes casos, sejam em lojas ou particulares, é necessário mudar a titularidade do proprietário da arma, pelo que é necessário o seu registo na PSP. As estatísticas indicam ainda que foram dadas 52.583 autorizações para exportação de armas de fogo, enquanto para importação foram efetuadas 4.481 autorizações.

O Departamento de Armas e Explosivos da PSP tem como missão licenciar, controlar e fiscalizar o fabrico, armazenamento, comercialização, uso e transporte de armas, munições e substâncias explosivas que não pertençam ou se destinem às Forças Armadas e forças e serviços de segurança.

Lusa

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22