sicnot

Perfil

País

Portugal tem cerca de 1,5 milhões de armas legais

Portugal tem cerca de 1,5 milhões de armas de fogo legais, tendo sido emitidas perto de cinco mil novas licenças em 2015, revelam dados do Departamento de Armas e Explosivos (DAE) da PSP.

© Reuters Photographer / Reuter

O porta-voz da PSP, intendente Hugo Palma, disse à agência Lusa que a maioria das cerca de 1,5 milhões de armas legalizadas em Portugal diz respeito a armas de caça.
Também a maior parte das 4.792 novas autorizações de aquisição de armas de fogo emitidas em 2015 está relacionada com armas de caça, adiantou.

Os dados estatísticos sobre a movimentação de armas de fogo de 2015, disponíveis na página da internet da Polícia de Segurança Pública, mostram que apenas 515 das 4.792 novas licenças foram atribuídas pela primeira vez, sendo as restantes autorizações dadas a pessoas que já possuíam armas.

Segundo os dados do DAE da PSP, foram vendidas e compradas em Portugal 45.530 armas de fogo em 2015.Nestes casos, sejam em lojas ou particulares, é necessário mudar a titularidade do proprietário da arma, pelo que é necessário o seu registo na PSP. As estatísticas indicam ainda que foram dadas 52.583 autorizações para exportação de armas de fogo, enquanto para importação foram efetuadas 4.481 autorizações.

O Departamento de Armas e Explosivos da PSP tem como missão licenciar, controlar e fiscalizar o fabrico, armazenamento, comercialização, uso e transporte de armas, munições e substâncias explosivas que não pertençam ou se destinem às Forças Armadas e forças e serviços de segurança.

Lusa

  • Salgado impedido de sair do país e de contactar outros arguidos
    1:21

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, ficou esta quarta-feira impedido de se ausentar para o estrangeiro sem autorização prévia e proibido de contactar com os arguidos da Operação Marquês, determinou o Tribunal Central de Instrução Criminal. O jornalista da SIC Luís Garriapa esteve no TCIC, onde deu a conhecer as medidas de coação, depois de uma "longa maratona de nove horas".

  • Temperatura global de 2016 foi a mais alta desde 1880

    Mundo

    A temperatura média na superfície terrestre e oceânica em 2016 foi a mais alta desde 1880, no terceiro ano consecutivo de recordes do aquecimento global, anunciou esta quarta-feira a agência dos Estados Unidos para a atmosfera e os oceanos.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..