sicnot

Perfil

País

Contentores começam a sair do Porto de Lisboa

Contentores começam a sair do Porto de Lisboa

Os operadores chamaram a polícia para controlar a saída dos contentores retidos há mais de um mês, devido à greve dos estivadores. Num dos mais longos braços de ferro que já dura há mais de quatro anos, a paralisação deveria durar até 16 de junho, mas os operadores do Porto de Lisboa dizem que a situação atingiu o limite.

Os armadores falam em perdas de 300 mil euros por dia e ontem foi anunciado o despedimento coletivo que pode por em causa mais de trezentos postos de trabalho.

Com centenas de contentores retidos no Porto de Lisboa desde a greve que começou no dia 20 de abril, a empresa de trabalho portuário pediu protecção policial para movimentar as cargas.

À entrada da empresa, os trabalhadores mantêm o piquete de greve e para amanhã está marcado um plenário do Sindicato dos Estivadores.

  • As mulheres na clandestinidade durante o Estado Novo
    7:32

    País

    Não se sabe quantas mulheres portuguesas viveram na clandestinidade durante o Estado Novo, mas estiveram sempre lado a lado com os homens que trabalhavam para o Partido Comunista na luta contra a ditadura. Aceitavam serem separadas dos filhos e mudarem de identidade várias vezes ao longo dos anos. A história de algumas destas mulheres estão agora reunidas num livro que acaba de ser lançado.