sicnot

Perfil

País

Contentores começam a sair do Porto de Lisboa

Contentores começam a sair do Porto de Lisboa

Os operadores chamaram a polícia para controlar a saída dos contentores retidos há mais de um mês, devido à greve dos estivadores. Num dos mais longos braços de ferro que já dura há mais de quatro anos, a paralisação deveria durar até 16 de junho, mas os operadores do Porto de Lisboa dizem que a situação atingiu o limite.

Os armadores falam em perdas de 300 mil euros por dia e ontem foi anunciado o despedimento coletivo que pode por em causa mais de trezentos postos de trabalho.

Com centenas de contentores retidos no Porto de Lisboa desde a greve que começou no dia 20 de abril, a empresa de trabalho portuário pediu protecção policial para movimentar as cargas.

À entrada da empresa, os trabalhadores mantêm o piquete de greve e para amanhã está marcado um plenário do Sindicato dos Estivadores.

  • "Nós precisamos que os governantes estejam ao lado dos agricultores"
    11:54

    Economia

    Devido à seca, este ano Portugal vai ter a pior campanha de cereais do último século. A falta de chuva também está a afetar as pastagens e a produção de fruta. Eduardo de Oliveira e Sousa, presidente da CAP, a confederação que representa as associações de agricultores, esteve na Edição da Noite para falar sobre o tema.

  • "Há uma grande diferença em relação à anterior liderança do PSD"
    14:29

    País

    O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, esteve esta quarta-feira na Edição da Noite da SIC Notícias. As novas relações com o PSD e a reprogramação do Portugal 2020 foram alguns dos temas de conversa. Pedro Marques defende que existe "uma grande diferença" entre as lideranças de Passos Coelho e Rui Rio no PSD.

    Entrevista SIC Notícias