sicnot

Perfil

País

"Não se pode falar de uma verdadeira abertura dos tribunais"

ENTREVISTA SIC NOTÍCIAS

"Não se pode falar de uma verdadeira abertura dos tribunais"

António Ventinhas diz que "não se pode falar de uma verdadeira abertura dos tribunais" tendo em conta que a reforma do mapa judiciário manteve essencialmente a sua estrutura anterior. Apesar disso, o Presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público afirma que as decisões estão no bom caminho, sobretudo no que respeita à proximidade da Justiça aos cidadãos.

  • As alterações do Governo ao mapa judiciário
    1:21

    País

    O Governo espera corrigir aquilo a que decidiu chamar défice de proximidade no mapa judiciário nacional, com a reativação de 19 tribunais. A maior parte no interior do país. O Norte do é, sem dúvida, a zona mais beneficiada. Só em Vila Real reabrem todos os tribunais fechados em 2014.

  • Cerca de 20 tribunais voltam a abrir como secções de proximidade
    1:17

    País

    O mapa judiciário vai ser reajustado. A ministra da Justiça apresenta hoje no Parlamento a nova proposta de alteração. Francisca Van Dunem explica que a intenção do Governo é tornar a Justiça mais acessível ao cidadão. Cerca de 20 dos 47 tribunais encerrados em 2014 vão reabrir como secções de proximidade.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Obama diz que não fica em silêncio se os valores do país forem ameaçados
    2:26
  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..