sicnot

Perfil

País

"Não se pode falar de uma verdadeira abertura dos tribunais"

ENTREVISTA SIC NOTÍCIAS

"Não se pode falar de uma verdadeira abertura dos tribunais"

António Ventinhas diz que "não se pode falar de uma verdadeira abertura dos tribunais" tendo em conta que a reforma do mapa judiciário manteve essencialmente a sua estrutura anterior. Apesar disso, o Presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público afirma que as decisões estão no bom caminho, sobretudo no que respeita à proximidade da Justiça aos cidadãos.

  • As alterações do Governo ao mapa judiciário
    1:21

    País

    O Governo espera corrigir aquilo a que decidiu chamar défice de proximidade no mapa judiciário nacional, com a reativação de 19 tribunais. A maior parte no interior do país. O Norte do é, sem dúvida, a zona mais beneficiada. Só em Vila Real reabrem todos os tribunais fechados em 2014.

  • Cerca de 20 tribunais voltam a abrir como secções de proximidade
    1:17

    País

    O mapa judiciário vai ser reajustado. A ministra da Justiça apresenta hoje no Parlamento a nova proposta de alteração. Francisca Van Dunem explica que a intenção do Governo é tornar a Justiça mais acessível ao cidadão. Cerca de 20 dos 47 tribunais encerrados em 2014 vão reabrir como secções de proximidade.

  • Comissão Europeia quer proibir o tabaco na praia

    País

    A Comissão Europeia quer proibir o tabaco em todos os espaços públicos, incluindo praias, parques infantis e equipamentos desportivos. A proposta foi apresentada pelo comissário da Saúde e Segurança Alimentar que, além de querer reduzir a dependência do tabaco, também sugere que todos os estados membros apliquem uma idade mínima para a venda de tabaco.

  • Viaduto de Alcântara condicionado
    1:36

    País

    O viaduto de Alcântara, em Lisboa, continua com o trânsito condicionado mas apenas sobre o tabuleiro e no sentido Alcântara Terra - Alcântara Mar. A circulação só será reposta depois de uma nova vistoria, ainda sem data marcada.

  • "Nós aceitamos sempre os resultados das eleições"
    1:07

    País

    Durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa, o líder dos sociais-democratas garantiu que o partido tem fair-play mas disse que está nas eleições autárquicas para ganhar. Pedro Passos Coelho acrescentou ainda que o PSD aceita sempre os resultados das eleições.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27
  • Data e local da canonização serão anunciados a 20 de abril
    2:23

    País

    O Papa aprovou esta quinta-feira o decreto que valida o milagre atribuído a Francisco e Jacinta. A data e local da cerimónia da canonização dos pastorinhos serão anunciados a 20 de abril, na reunião de cardeais no Vaticano. O Bispo de Leiria/Fátima acredita que a cerimónia possa ser a 13 de maio, durante a visita do Papa a Fátima.