sicnot

Perfil

País

Exército conta com primeiros drones até ao fim do ano

O chefe do Estado-Maior do Exército, Rovisco Duarte, afirmou hoje que conta com os primeiros drones ainda este ano, após terem sido iniciados os procedimentos para a compra de 12 daqueles sistemas aéreos não tripulados.

© Francois Lenoir / Reuters

"Os procedimentos estão lançados e agora é o concurso a decorrer, conto com os primeiros já este ano, conto com isso", disse Rovisco Duarte à Lusa, no final de uma audição na comissão parlamentar de Defesa, que decorreu, como é hábito, à porta fechada.

O ministério da Defesa Nacional anunciou na terça-feira que autorizou a compra de 12 sistemas aéreos não tripulados (mini-UAV) e que o processo de aquisição, através da central de compras da NATO, não deverá exceder o montante máximo de seis milhões de euros até 2021.

Rovisco Duarte sustentou que estes equipamentos são "determinantes" em missões de reconhecimento e considerou que "os exércitos não podem passar sem esses sistemas".

"Hoje em dia as missões militares exigem que se veja além da esquina, que se veja além da colina. É um facilitador em termos de obtenção de informação do adversário, é extremamente significativo", acentuou.

O Exército português não dispõe atualmente de equipamentos deste tipo.

A compra dos mini-UAV foi autorizada pelo ministro da Defesa de modo a que exista ajuda na recolha de informações em apoio das Unidades Escalão Batalhão.


Lusa

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.