sicnot

Perfil

País

Exército conta com primeiros drones até ao fim do ano

O chefe do Estado-Maior do Exército, Rovisco Duarte, afirmou hoje que conta com os primeiros drones ainda este ano, após terem sido iniciados os procedimentos para a compra de 12 daqueles sistemas aéreos não tripulados.

© Francois Lenoir / Reuters

"Os procedimentos estão lançados e agora é o concurso a decorrer, conto com os primeiros já este ano, conto com isso", disse Rovisco Duarte à Lusa, no final de uma audição na comissão parlamentar de Defesa, que decorreu, como é hábito, à porta fechada.

O ministério da Defesa Nacional anunciou na terça-feira que autorizou a compra de 12 sistemas aéreos não tripulados (mini-UAV) e que o processo de aquisição, através da central de compras da NATO, não deverá exceder o montante máximo de seis milhões de euros até 2021.

Rovisco Duarte sustentou que estes equipamentos são "determinantes" em missões de reconhecimento e considerou que "os exércitos não podem passar sem esses sistemas".

"Hoje em dia as missões militares exigem que se veja além da esquina, que se veja além da colina. É um facilitador em termos de obtenção de informação do adversário, é extremamente significativo", acentuou.

O Exército português não dispõe atualmente de equipamentos deste tipo.

A compra dos mini-UAV foi autorizada pelo ministro da Defesa de modo a que exista ajuda na recolha de informações em apoio das Unidades Escalão Batalhão.


Lusa

  • Trabalhos no viaduto terminaram, mas trânsito continua condicionado em Alcântara
    1:23

    País

    Não há, para já, previsão para o restabelecimento da normalidade em Alcântara. Os trabalhos para colocar o viaduto de Alcântara na posição correta, depois do desvio registado num pilar, decorreram esta madrugada. O trânsito mantém-se por isso condicionado no sentido Cascais-Lisboa, como explicou o repórter da SIC, Paulo Varanda.

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.