sicnot

Perfil

País

Exército conta com primeiros drones até ao fim do ano

O chefe do Estado-Maior do Exército, Rovisco Duarte, afirmou hoje que conta com os primeiros drones ainda este ano, após terem sido iniciados os procedimentos para a compra de 12 daqueles sistemas aéreos não tripulados.

© Francois Lenoir / Reuters

"Os procedimentos estão lançados e agora é o concurso a decorrer, conto com os primeiros já este ano, conto com isso", disse Rovisco Duarte à Lusa, no final de uma audição na comissão parlamentar de Defesa, que decorreu, como é hábito, à porta fechada.

O ministério da Defesa Nacional anunciou na terça-feira que autorizou a compra de 12 sistemas aéreos não tripulados (mini-UAV) e que o processo de aquisição, através da central de compras da NATO, não deverá exceder o montante máximo de seis milhões de euros até 2021.

Rovisco Duarte sustentou que estes equipamentos são "determinantes" em missões de reconhecimento e considerou que "os exércitos não podem passar sem esses sistemas".

"Hoje em dia as missões militares exigem que se veja além da esquina, que se veja além da colina. É um facilitador em termos de obtenção de informação do adversário, é extremamente significativo", acentuou.

O Exército português não dispõe atualmente de equipamentos deste tipo.

A compra dos mini-UAV foi autorizada pelo ministro da Defesa de modo a que exista ajuda na recolha de informações em apoio das Unidades Escalão Batalhão.


Lusa

  • O percurso dos rendimentos de Ronaldo
    3:43

    Football Leaks

    O Ministério das Finanças espanhol abriu uma investigação a Cristiano Ronaldo, por eventuais irregularides na declaração dos rendimentos da publicidade. A Gestifute, empresa do agente do avançado do Real Madrid, garante que Ronaldo tem os impostos em dia. A investigação aos documentos extraídos da plataforma informática Football Leaks, liderada pela revista alemã Der Spiegel, e da qual faz parte o jornal Expresso, conseguiu traçar o percurso dos rendimentos do melhor jogador do mundo.

  • Fábio Coentrão investigado por suspeita de delitos fiscais
    3:37

    Football Leaks

    O Ministério Público de Madrid acusou o defesa português Ricardo Carvalho de evasão fiscal e está a investigar Fábio Coentrão por eventuais delitos fiscais. Além dos dois portugueses a justiça acusou ainda o espanhol Xabi Alonso, o argentino Ángel Di María e investiga o colombiano Falcão. As investigações surgem depois da revelação do caso Football Leaks, investigada pelo Expresso e pelo consórcio europeu de jornalistas que tiveram acesso a milhões de documentos.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
    Contas Poupança

    Contas Poupança

    4ª FEIRA JORNAL DA NOITE

    Chamar o médico a casa é um procedimento habitual para muitas famílias, mas chamar um enfermeiro a casa é menos comum. Uma portuguesa criou um sistema inovador no mundo em que pode chamar um enfermeiro a casa através da internet ou de uma aplicação para telemóvel com os mesmos preços em todo o país e sem mensalidades. Só paga o serviço que utilizar. O Contas Poupança foi conhecer os preços e comparar para ver se compensa.

  • As primeiras palavras de um dos sobreviventes da Chapecoense
    0:29