sicnot

Perfil

País

SNS proíbe máquinas de dispensa de alimentos nas suas instituições

O ministro da Saúde anunciou hoje que vão ser banidas das instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS) as máquinas de dispensa de alimentos por conterem, maioritariamente, alimentos com elevado teor de açúcar e sal.

Christophe Ena

Adalberto Campos Fernandes falava na Comissão Parlamentar da Saúde, onde está a decorrer uma audição sobre política geral do ministério e outros assuntos de atualidade.

De acordo com o ministro, a publicação desta orientação "está por dias" e visa dar o exemplo de "boas práticas alimentares", pelo menos nas instituições do SNS.


Lusa

  • Linha de marcações de consultas a partir de 2017
    0:22

    País

    O ministro da Saúde anunciou hoje na comissão parlamentar da saúde que que vão desaparecer do Serviço Nacional de Saúde as máquinas de venda de alimentos com elevado teor de açúcar e sal. Adalberto Fernandes divulgou ainda a criação de uma linha de marcações de consultas ao utente.

  • Menos açucar nos pacotes
    2:24

    País

    As saquetas de açúcar vão ter menos quantidade a partir de janeiro. Cerca de menos 2 gramas por pacote para dar um sinal aos portugueses da importância de reduzir o açúcar na alimentação. Este é o resultado do acordo assinado entre as autoridades de saúde e a indústria do setor.

  • Diabetes afetam mais de 1 milhão de portugueses
    5:33

    Edição da Manhã

    Todos os dias há 150 portugueses diagnosticados com diabetes, num total de mais de um milhão de doentes. No Natal, é comum existirem excessos alimentares e um consumo mais acentuado de alimentos calóricos, principalmente ricos em açúcar. Silvia Alão, especialista em medicina geral e familiar, esteve na Edição da Manhã para nos ajudar a compreender como é que problemas mais graves podem ser evitados. .

  • Garfo que "sabe" a sal

    Mundo

    Ingrediente quase indispensável na comida, mas já se sabe que o sal faz mal à saúde. E se fosse possível comer alimentos cozinhados sem sal mas mesmo assim saberem a salgado?

  • DJ Avicii morre aos 28 anos

    Cultura

    Tim Bergling, conhecido por Avicii e um dos mais famosos DJ's do mundo, morreu aos 28 anos. A notícia foi avançada pelo site TMZ, que adianta que o DJ e produtor sueco foi encontrado morto esta sexta-feira em Muscat, em Omã, e os detalhes da morte ainda não são conhecidos.

    SIC

  • Avicii tinha deixado os palcos há 2 anos por motivos de saúde
    2:14
  • "Não andámos a tomar calmantes, nem a dar abracinhos"
    0:52

    Desporto

    Rui Vitória recusa atirar a toalha ao chão. O treinador do Benfica acredita que ainda muito pode acontecer e revela a motivação da equipa depois da derrota com o FC Porto na Luz, que levou à perda da liderança a quatro jornadas do fim.

  • "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos"

    Mundo

    "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos", esta foi apenas uma das declarações de Karl Lagerfeld sobre as denúncias de abuso sexual, que estão a marcar o mundo do cinema, da música e da moda. Numa entrevista, o diretor criativo da Chanel e da Fendi declarou mesmo que estava farto do #MeToo, o movimento usado para denunciar estes casos de abusos por todo o mundo.

    SIC

  • Viagem de balão para ver as cerejeiras em flor
    14:27
  • Portugal compromete-se a enviar profissionais de saúde para África
    2:39
  • EUA acusam Síria de tentar apagar provas de alegado ataque químico em Douma
    1:28
  • Já pode escolher uma morte amiga do ambiente

    Mundo

    Preocupa-se com o ambiente? Recicla? Prefere andar a pé ou partilhar transportes? Então saiba que a partir de agora a morte também pode ser amiga do ambiente. Desde caixões degradáveis de vime a cremação líquida, já é possível diminuir o impacto ambiental da morte.

    SIC

  • Karlie Kloss, o "anjo" que quer ensinar raparigas a programar
    2:59