sicnot

Perfil

País

Fim de semana com chuva

O fim de semana vai ser marcado pela ocorrência de chuva, sendo mais intensa no sábado, no território do continente, adiantou à agência Lusa Cristina Simões, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

© Rafael Marchante / Reuters

"Estamos sobre a influência de uma depressão situada a oeste do continente e que vai afetar o tempo nos próximos dias. Assim, teremos a ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, em especial no sábado", disse a especialista.

De acordo com Cristina Simões, para hoje já está prevista alguma precipitação, mas no sábado será mais intensa.

"Por causa da precipitação, foi emitido um 'Aviso Amarelo' para sábado nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro. No que diz respeito ao vento, vai ficando do quadrante sul, fraco a moderado", explicou.

Cristina Simões adiantou que no domingo ainda deverá ocorrer precipitação, mas "não tão persistente como no sábado".

"Quanto às temperaturas, tendem a descer até amanhã [sábado] e depois mantêm-se mais ou menos na mesma ordem de grandeza, ou seja, com as máximas a rondar os 20 graus Celsius e as mínimas 14/15", indicou.

O IPMA prevê para hoje, no continente, céu pouco nublado, tornando-se geralmente muito nublado a partir da manhã, com aguaceiros, mais frequentes no litoral das regiões norte e centro, sendo fracos na região sul.

A previsão aponta também para vento em geral fraco do quadrante sul, soprando moderado no litoral oeste a partir da tarde e moderado a forte nas terras altas, possibilidade de ocorrência de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena subida da temperatura mínima no litoral das regiões norte e centro.

Para a Madeira, prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros, vento fraco a moderado de sudoeste, soprando moderado a forte nas terras altas, rodando para oeste a partir do meio da tarde e pequena subida da temperatura mínima.

No grupo ocidental (Flores e Corvo) prevê-se períodos de céu muito nublado com boas abertas, aumentando de nebulosidade a partir do final do dia, aguaceiros fracos na madrugada e vento norte moderado, tornando-se bonançoso e rodando gradualmente para sudoeste.

Para o grupo central (Graciosa, Terceira, São Jorge, Pico e Faial) está previsto períodos de céu muito nublado com boas abertas, aguaceiros em geral fracos em especial na madrugada e manhã e vento norte moderado, rodando para noroeste e tornando-se fraco a bonançoso.

O instituto prevê para o grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) períodos de céu muito nublado com boas abertas, aguaceiros geralmente fracos e vento noroeste bonançoso a moderado.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 15 e 21 graus Celsius, no Porto entre 13 e 20, em Vila Real entre 09 e 20, em Viseu entre 08 e 18, em Bragança entre 08 e 20, na Guarda entre 07 e 15, em Coimbra entre 11 e 21, em Castelo Branco entre 10 e 20, em Santarém entre 12 e 22, em Évora entre 10 e 22, em Beja entre 10 e 23, em Faro entre 14 e 21, no Funchal entre 18 e 21, em Ponta Delgada entre 13 e 18, na Horta entre 12 e 17 e em Santa Cruz das Flores entre 13 e 17.

Lusa

  • O tempo para hoje
    0:26

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, sendo por nuvens altas até ao início da manhã, períodos de chuva no Minho e Douro Litoral a partir do início da manhã, estendendo-se gradualmente às regiões Norte, Centro e Alto Alentejo, passando a aguaceiros que diminuem de intensidade e frequência a partir da tarde.

  • PSD está a "perder terreno" na escolha de candidato a Lisboa
    1:46

    País

    Quem o diz é Luís Marques Mendes: o PSD perde na demora da escolha de um candidato para a Câmara de Lisboa. O líder Passos Coelho rejeita apoiar a candidatura de Assunção Cristas e garante que o partido vai ter um candidato próprio. Segundo o comentador da SIC, o último convite foi dirigido a José Eduardo Moniz.

  • Trump não escreve todos os tweets, mas dita-os

    Mundo

    O Presidente eleito dos EUA não escreve todos os tweets que são publicados na sua conta desta rede social, mas dita-os aos seus funcionários. Numa entrevista a um ex-secretário de Estado britânico, Donald Trump explica como usa a sua conta e garante que depois de ser investido Presidente, vai continuar a usar o Twitter para defender-se da "imprensa desonesta".

  • Depressão pode ser mais prejudicial para o coração do que a hipertensão

    Mundo

    Um estudo recente estabelece uma nova ligação entre depressão e distúrbios cardíacos. De acordo com a investigação publicada na revista Atheroscleroses, o risco de vir a sofrer de uma doença cardíaca grave é quase tão elevado para os homens que sofram de depressão, do que para os que tenham colesterol elevado ou obesidade, e pode mesmo ser maior do que para os que sofram de hipertensão.

  • "Estar na Web Summit foi dizer em empreendedorês: estamos vivos, estamos aqui!"

    Web Summit

    No seguimento da entrevista à blogger Sara Riobom, que conhecemos durante a WebSummit, trazemos a história de outro jovem português (que não trabalha sozinho) que esteve no evento, em Lisboa, a promover a sua startup. Quis o acaso e as peripécias do direto e do destino que acabasse por receber um visitante ilustre e especial no seu stand: nada mais nada menos do que o primeiro-ministro, António Costa. Recentemente estiveram no Shark Tank, onde conseguiram captar a atenção de um dos “tubarões” do programa da SIC. Mas o que queremos saber é…

    Martim Mariano