sicnot

Perfil

País

Campanha do Banco Alimentar arranca hoje com 43 mil voluntários

Cerca de 43.000 voluntários vão solicitar aos portugueses que contribuam para a tradicional campanha de recolha de alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome, que decorre hoje de domingo e visa apoiar mais de 426 mil pessoas.

MIGUEL A. LOPES

Com o mote "Partilhar sabe bem", a campanha tem como objetivo "levar comida a quem mais precisa e, desta forma, contribuir para inverter o cenário de carência alimentar que continua a afetar muitos cidadãos e famílias", refere a instituição em comunicado.

"O cenário de carência alimentar que afeta ainda muitos cidadãos e famílias continua a ser uma realidade, exigindo por isso a nossa atenção e uma resposta urgente de toda a sociedade civil", que não pode ficar indiferente a esta situação, afirma a presidente da Federação Portuguesa de Bancos Alimentares contra a Fome, Isabel Jonet.

Isabel Jonet explicou que mote da campanha "Partilhar sabe bem" pretende "criar um espírito de partilha e de entreajuda que permitirá, seguramente, multiplicar o apoio e a ajuda prestada a quem mais necessita, contribuindo de forma efetiva para fazer a diferença na vida de muitas pessoas".

Os portugueses podem contribuir na campanha doando alimentos nos super e hipermercados, mas também através de vales disponíveis nestes estabelecimento e nos postos de combustíveis entre hoje e 05 de junho e no portal de doação online www.alimentestaideia.net.

Além dos voluntários, associaram-se à campanha empresas e várias entidades, que disponibilizaram equipamentos e serviços, como transportes, publicidade, comunicação, seguros, segurança e alimentação.

Segundo dados da instituição, a campanha reúne 2.630 instituições de solidariedade social parceiras e 21 bancos alimentares de todo o país.

O Banco Alimentar de Lisboa celebra este ano 25 anos de existência, coincidindo com o Ano contra o Desperdício Alimentar, proclamado pela Assembleia da República.

"Ao longo destes anos foi possível concretizar efetivamente uma rede que, com base no mesmo modelo, abrange hoje quase todo o território nacional, lutando diariamente contra o desperdício de bens alimentares para os levar à mesa dos mais necessitados, com o envolvimento de um número crescente de voluntários", refere a instituição.

Lusa

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • "O ministro não escondeu nem tapou"
    1:20

    Economia

    Pedro Santana Lopes falou pela primeira vez sobre a auditoria feita à Santa Casa no período em que foi provedor. Esta terça-feira, na SIC Notícias, Santana Lopes desvalorizou as irregularidades e defendeu o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva.

    Pedro Santana Lopes

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois de terem desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • Marinha resgata 138 migrantes ao largo de Lampedusa

    País

    A fragata da Marinha portuguesa D. Francisco de Almeida resgatou esta terça-feira, ao largo da ilha de Lampedusa, em Itália, 138 migrantes, entre eles 15 mulheres e oito bebés, disse à Lusa fonte do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17