sicnot

Perfil

País

Visita do Presidente da República à Alemanha em análise

Visita do Presidente da República à Alemanha em análise

O Presidente da República chegou ontem a Berlim para uma visita oficial de dois dias, que tem como objetivo fundamental sensibilizar as autoridades alemãs para a "injustiça" que representaria a aplicação de sanções a Portugal devido ao défice. Ricardo Costa e José Gomes Ferreira analisam a importância económica e política desta deslocação de Marcelo Rebelo de Sousa à Alemanha.

  • Presidente alemão elogiou os esforços de Portugal
    2:24

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa encontrou-se hoje com o seu homólogo alemão, em Berlim, que elogiou os esforços de Portugal mas não comentou eventuais sanções de Bruxelas. O Presidente da Alemanha disse, numa conferência de imprensa conjunta em Berlim com o Presidente da República, que reconhece o esforço feito por Portugal nos últimos anos, mas rejeitou "imiscuir-se" na questão das eventuais sanções, principal assunto que Marcelo tenciona abordar hoje com as autoridades alemãs, durante a visita oficial à capital alemã.

  • Marcelo diz que Portugal tem-se esforçado para cumprir compromissos europeus
    0:48

    Economia

    O Presidente da República já está em Berlim para uma visita de dois dias à Alemanha e uma operação de charme junto do presidente e da chefe de governo. Marcelo Rebelo de Sousa vai tentar convencer Angela Merkel de que Portugal não merece ser alvo das sanções. Para o Presidente o país tem feito um esforço para cumprir compromissos europeus.

  • Marcelo vai dizer a Merkel que é injusto castigar Portugal por não ter cumprido défice
    1:10

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa chega hoje a Berlim para uma visita oficial de dois dias. O Presidente da República vai tentar convencer o homólogo alemão e a chanceler Angela Merkel de que seria uma injustiça que Portugal fosse alvo de sanções de Bruxelas. Marcelo vai ainda pedir o apoio da Alemanha para que as instituições europeias não bloqueiem processos em curso na banca nacional.

  • Banco de Portugal melhora previsões de crescimento económico

    Economia

    O PIB vai crescer 1,8% em 2017 e regressar ao nível de 2008, de acordo com a previsão revista em alta do Banco de Portugal (BdP). No próximo ano, o desemprego deverá cair gradualmente e ficará abaixo dos 8% em 2019. Quanto às exportações, prevê que cresçam 6% em 2017.

    Em atualização

  • O Brexit começou
    1:42
  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.