sicnot

Perfil

País

Visita do Presidente da República à Alemanha em análise

Visita do Presidente da República à Alemanha em análise

O Presidente da República chegou ontem a Berlim para uma visita oficial de dois dias, que tem como objetivo fundamental sensibilizar as autoridades alemãs para a "injustiça" que representaria a aplicação de sanções a Portugal devido ao défice. Ricardo Costa e José Gomes Ferreira analisam a importância económica e política desta deslocação de Marcelo Rebelo de Sousa à Alemanha.

  • Presidente alemão elogiou os esforços de Portugal
    2:24

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa encontrou-se hoje com o seu homólogo alemão, em Berlim, que elogiou os esforços de Portugal mas não comentou eventuais sanções de Bruxelas. O Presidente da Alemanha disse, numa conferência de imprensa conjunta em Berlim com o Presidente da República, que reconhece o esforço feito por Portugal nos últimos anos, mas rejeitou "imiscuir-se" na questão das eventuais sanções, principal assunto que Marcelo tenciona abordar hoje com as autoridades alemãs, durante a visita oficial à capital alemã.

  • Marcelo diz que Portugal tem-se esforçado para cumprir compromissos europeus
    0:48

    Economia

    O Presidente da República já está em Berlim para uma visita de dois dias à Alemanha e uma operação de charme junto do presidente e da chefe de governo. Marcelo Rebelo de Sousa vai tentar convencer Angela Merkel de que Portugal não merece ser alvo das sanções. Para o Presidente o país tem feito um esforço para cumprir compromissos europeus.

  • Marcelo vai dizer a Merkel que é injusto castigar Portugal por não ter cumprido défice
    1:10

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa chega hoje a Berlim para uma visita oficial de dois dias. O Presidente da República vai tentar convencer o homólogo alemão e a chanceler Angela Merkel de que seria uma injustiça que Portugal fosse alvo de sanções de Bruxelas. Marcelo vai ainda pedir o apoio da Alemanha para que as instituições europeias não bloqueiem processos em curso na banca nacional.

  • Racionamento da água é medida de último recurso
    2:35

    País

    O ministro do Ambiente acredita que não será necessário racionar a água na casa dos portugueses, se todos fizerem um uso racional desse consumo. Mas admite medidas concretas como a diminuição da pressão da água canalizada.

  • "O polvo está perfeitamente à rasca"
    1:45