sicnot

Perfil

País

PJ efetua seis buscas em investigação internacional contra fraude e branqueamento de capitais

A Polícia Judiciária (PJ) efetuou hoje seis buscas, incluindo a escritório de advogados, em cooperação com as autoridades italianas que investigam uma organização criminosa internacional suspeita de branqueamento de capitais, fraude fiscal e insolvência dolosa.

Segundo as autoridades italianas, a nível europeu foram realizadas mais 43 buscas, todas em simultâneo, detidas seis pessoas em Itália e apreendidos bens e valores que totalizam 11 milhões de euros, incluindo um hotel.

A operação "Barqueiro", coordenada pela Guardia di Finanza de Modena, Itália, foi desencadeada em simultâneo em vários países europeus, visando uma "associação criminosa internacional, com epicentro em Itália e com ramificações na Albânia, Eslovénia, Espanha e Portugal.

Em Portugal, refere a PJ, foram efetuadas seis buscas - domiciliárias, não domiciliárias, a viaturas e a escritório de advogados - e bloqueadas diversas contas bancárias, tendo sido apreendida diversa documentação, material informático e uma viatura.

As buscas em território português ocorreram na madrugada de hoje, tendo nela participado 24 elementos da PJ, um procurador e um juiz de instrução criminal e ainda dois elementos da Guardia di Finanza de Modena.

A investigação iniciou-se há cerca de um ano em Itália, tendo o contributo da EUROJUST, em articulação com o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e a Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da PJ

  • Está uma baleia no Cais do Sodré, em Lisboa

    País

    A capitania do Porto de Lisboa confirma a notícia. O cetáceo, um cachalote-pigmeu com cerca de dois metros, está morto. Encontra-se encalhado junto à margem norte do Rio Tejo. A situação está a ser acompanhada pelas autoridades.

    Em atualização

  • PSD compara SNS a um "cenário de guerra", Centeno desdramatiza
    2:44

    Economia

    O ministro das Finanças esteve esta amanhã no Parlamento e voltou a não comprometer-se com aumentos salariais na função pública no próximo ano. Deu mesmo a entender que a medida não é prioritária. A discussão passou também pelo Serviço Nacional de Saúde. Centeno desdramatizou as carências mas o PSD comparou o que s passa a um cenário de guerra.

  • Partido Podemos com votação inédita em Espanha
    1:32

    Mundo

    Há uma votação inédita em Espanha. O Podemos começou esta terça-feira a decidir a continuidade do líder do partido, depois de Pablo Iglesias e a companheira terem comprado uma casa de 600 mil euros.

  • 14 sacerdotes suspensos por abusos sexuais no Chile

    Mundo

    A diocese da cidade chilena de Rancagua anunciou na terça-feira a suspensão de 14 sacerdotes implicados num novo escândalo de abusos sexuais sobre jovens e menores. Todos eles pertenciam a um grupo de se autointitulou de "La Familia", segundo a investigação jornalística.