sicnot

Perfil

País

Pena suspensa para ladrão que prometeu trocar objetos furtados por sexo

O Tribunal de Aveiro condenou hoje a três anos de prisão, com pena suspensa, um homem por ter furtado várias peças de ouro a uma vizinha, que posteriormente prometeu devolver a troco de sexo.

(Arquivo/SIC)

(Arquivo/SIC)

O coletivo de juízes deu como provado que o arguido, de 51 anos, furtou as peças do interior da casa da vizinha. No entanto, "não ficou provado que tivesse como objetivo manter relações sexuais com a ofendida", disse a juíza presidente, durante a leitura do acórdão.

O arguido foi, assim, absolvido do crime de coação sexual na forma tentada, tendo sido condenado a três anos de prisão por um crime de furto qualificado.

O tribunal decidiu suspender esta pena com a condição de o arguido frequentar um programa de tratamento ao alcoolismo.

"O tribunal suspende esta pena, porque acredita que vai aderir ao tratamento e vai reestruturar a sua vida", disse a juíza presidente.

A magistrada realçou, contudo, que isto "vai exigir um esforço muito grande", por parte do arguido, porque "são muitos anos a consumir álcool".

Além da pena de prisão, o arguido foi ainda condenado a pagar uma indemnização de dois mil euros à ofendida, que corresponde ao valor aproximado das peças furtadas.

Os factos remontam a dezembro de 2014, na freguesia de Troviscal, no concelho de Oliveira do Bairro.

Na sequência de uma queixa, a GNR realizou buscas à casa do arguido, tendo encontrado três peças de roupa interior feminina que pertenciam à ofendida.

As peças em ouro furtadas (brincos, medalhas e fios) assim como um relógio, não chegaram a ser encontradas.

O homem encontra-se atualmente a cumprir 10 meses de prisão efetiva, devido a várias condenações sob influência do álcool.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Obama diz que não fica em silêncio se os valores do país forem ameaçados
    2:26
  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..