sicnot

Perfil

País

Ferreira Torres promete voltar à política ativa em 2017

O antigo presidente da Câmara do Marco de Canaveses e ex-vereador em Amarante prometeu, em declarações à Lusa, que vai voltar à vida política ativa em 2017, nas eleições autárquicas, mas não revela em que concelho.

LUSA

"Vou dar algum sinal nas autárquicas, ainda não sei onde, mas vou voltar à vida política", afirmou.

Atualmente com 71 anos e após cerca de dois anos a lutar contra um problema de saúde, Avelino Ferreira Torres diz-se "capaz" de voltar a trabalhar.

"A minha maneira de trabalhar foi sempre a mesma: trabalhar em prol das populações e nunca quis tachos", assinalou, acrescentando: "Sigo muito aquilo que o Marquês do Pombal fez e é para quem eu olho quando penso num concelho, na sua organização e nas populações".

Avelino Ferreira Torres presidiu à autarquia de Marco de Canaveses entre 1983 e 2005, eleito em listas do CDS, ano em que deixou o cargo para se candidatar, como independente, à vizinha Câmara de Amarante, a sua terra natal.

No intenso combate que então travou, à frente do movimento "Amar Amarante", com o presidente socialista Armindo Abreu, acabou por sair derrotado, apesar de ter contribuído para o PS ter perdido a maioria absoluta.

Recordando hoje o que se passou quando se candidatou àquela autarquia, Torres diz não estar arrependido de ter avançado para a sua terra natal.

"Fui com entusiasmo, porque era a minha terra", comentou.

À Lusa acrescentou que também correspondeu ao chamamento de "muitas pessoas influentes" de Amarante que desejavam para o seu concelho o "desenvolvimento" que, como autarca, proporcionara em Marco de Canaveses.

Sobre o resultado adverso que obteve naquelas eleições, considerou que se deveu ao facto de ter sido vítima de "mentiras" na véspera da ida às urnas, nomeadamente de que teria fugido para o Brasil ou Cabo Verde, alegadamente por causa dos processos judiciais em que era arguido.

Posteriormente, dos dois julgamentos saiu absolvido, mas, entretanto, tinha sido derrotado na sua candidatura.

"Por isso perdi as eleições em Amarante", concluiu, enquanto deixava críticas à atual gestão social-democrata naquele concelho.

Lusa

  • Obrigada a vir dos EUA, de 3 em 3 semanas, para ver o filho
    2:00

    País

    O episódio de hoje de Vidas Suspensas envolve uma médica dentista norte-americana e um português. Um exemplo do que acontece a muitos portugueses que casam com estrangeiros: quando se divorciam, coloca-se a questão de saber para que país vão os filhos.

    Hoje na SIC

  • Encontrado corpo da criança que desapareceu na praia de São Torpes
    0:55

    País

    O corpo da criança que tinha desaparecido na praia São Torpes, concelho de Sines, foi encontrado esta manhã fora de água, nas rochas, a 1,5 quilómetros do sítio onde tinha desaparecido, no passado dia 21. O alerta foi dado por um popular à Polícia Marítima, cerca das 8h00.

  • Não há aumentos salariais no Estado para o ano
    1:18

    Economia

    O ministro das Finanças confirma a alteração dos escalões de IRS em 2018. É uma das medidas prioritárias para o próximo ano, a par do descongelamento das carreiras na função pública. Numa entrevista à Antena 1, Mário Centeno admite que não vai haver aumentos salariais no Estado no próximo ano

  • Tubarão com 2,7 metros salta para dentro de barco e ataca pescador

    Mundo

    Um australiano foi atacado por um tubarão branco quando estava a pescar na sua embarcação, em Evan Heads, Nova Gales do Sul, na costa Este da Austrália. O animal, com cerca de 200 quilos e 2,7 metros de comprimento, saltou para dentro do barco, derrubou o pescador e mordeu-lhe no braço.

    SIC