sicnot

Perfil

País

Ferreira Torres promete voltar à política ativa em 2017

O antigo presidente da Câmara do Marco de Canaveses e ex-vereador em Amarante prometeu, em declarações à Lusa, que vai voltar à vida política ativa em 2017, nas eleições autárquicas, mas não revela em que concelho.

LUSA

"Vou dar algum sinal nas autárquicas, ainda não sei onde, mas vou voltar à vida política", afirmou.

Atualmente com 71 anos e após cerca de dois anos a lutar contra um problema de saúde, Avelino Ferreira Torres diz-se "capaz" de voltar a trabalhar.

"A minha maneira de trabalhar foi sempre a mesma: trabalhar em prol das populações e nunca quis tachos", assinalou, acrescentando: "Sigo muito aquilo que o Marquês do Pombal fez e é para quem eu olho quando penso num concelho, na sua organização e nas populações".

Avelino Ferreira Torres presidiu à autarquia de Marco de Canaveses entre 1983 e 2005, eleito em listas do CDS, ano em que deixou o cargo para se candidatar, como independente, à vizinha Câmara de Amarante, a sua terra natal.

No intenso combate que então travou, à frente do movimento "Amar Amarante", com o presidente socialista Armindo Abreu, acabou por sair derrotado, apesar de ter contribuído para o PS ter perdido a maioria absoluta.

Recordando hoje o que se passou quando se candidatou àquela autarquia, Torres diz não estar arrependido de ter avançado para a sua terra natal.

"Fui com entusiasmo, porque era a minha terra", comentou.

À Lusa acrescentou que também correspondeu ao chamamento de "muitas pessoas influentes" de Amarante que desejavam para o seu concelho o "desenvolvimento" que, como autarca, proporcionara em Marco de Canaveses.

Sobre o resultado adverso que obteve naquelas eleições, considerou que se deveu ao facto de ter sido vítima de "mentiras" na véspera da ida às urnas, nomeadamente de que teria fugido para o Brasil ou Cabo Verde, alegadamente por causa dos processos judiciais em que era arguido.

Posteriormente, dos dois julgamentos saiu absolvido, mas, entretanto, tinha sido derrotado na sua candidatura.

"Por isso perdi as eleições em Amarante", concluiu, enquanto deixava críticas à atual gestão social-democrata naquele concelho.

Lusa

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC