sicnot

Perfil

País

Ferro Rodrigues diz que entusiasmo de Marcelo Rebelo de Sousa é contagioso

O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, que hoje esteve com o chefe de Estado em duas iniciativas no parlamento, considerou que Marcelo Rebelo de Sousa transmite um entusiasmo que é contagioso.

Miguel A.Lopes

Ao final do dia, Ferro Rodrigues acompanhou Marcelo Rebelo de Sousa à sessão de encerramento da IX Conferência sobre Crianças Desaparecidas, no auditório do edifício novo da Assembleia da República, na qual não estava previsto falar, mas foi-lhe dada a palavra.

"Quero deixar em especial uma palavra de muito apreço ao senhor Presidente da República, que hoje está aqui em duas sessões na Assembleia da República com o mesmo entusiasmo de sempre, que é contagioso, e muito bem", declarou Ferro Rodrigues.

O presidente da Assembleia da República disse ao chefe de Estado que, "apesar de não ser muito protocolar, as portas e os passeios desta Assembleia estão sempre abertos para a sua presença".

Depois, referiu que Marcelo Rebelo de Sousa "nunca tinha entrado neste edifício" do parlamento. "Espero que seja a primeira de muitas vezes, não apenas nesta, mas em muitas salas desta Assembleia", acrescentou.

Em seguida, o Presidente da República agradeceu a Ferro Rodrigues a forma como o recebeu hoje "em dois encontros consecutivos" na Assembleia da República, "numa quebra de praxe constitucional".

Marcelo Rebelo de Sousa salientou que "não há nada que o impeça na Constituição ou na lei", mas o Presidente da República "apenas tem vindo nos últimos 40 anos de vida democrática à Assembleia da República para tomar posse ou para teoricamente dirigir mensagens ao plenário da Assembleia, o que nunca aconteceu presencialmente".

"Mas não há nada como as praxes para serem de vez em quando ultrapassadas", considerou.

Uma hora antes de encerrar esta conferência organizada pelo Instituto de Apoio à Criança, Marcelo Rebelo de Sousa presidiu à sessão de encerramento do Fórum das Políticas Públicas, na Sala do Senado, e já nessa ocasião falou na "praxe constitucional" sobre as visitas do Presidente à Assembleia da República e agradeceu a Ferro Rodrigues.

"O Presidente da República nunca vem à Assembleia da República, salvo para tomar posse ou para se dirigir em mensagem ao plenário da Assembleia. Acabou de se quebrar essa praxe constitucional, que é um exemplo da magnífica cooperação pessoal e institucional que tem existido desde o início do mandato deste Presidente da República", considerou.

Lusa

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC