sicnot

Perfil

País

Ferro Rodrigues diz que entusiasmo de Marcelo Rebelo de Sousa é contagioso

O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, que hoje esteve com o chefe de Estado em duas iniciativas no parlamento, considerou que Marcelo Rebelo de Sousa transmite um entusiasmo que é contagioso.

Miguel A.Lopes

Ao final do dia, Ferro Rodrigues acompanhou Marcelo Rebelo de Sousa à sessão de encerramento da IX Conferência sobre Crianças Desaparecidas, no auditório do edifício novo da Assembleia da República, na qual não estava previsto falar, mas foi-lhe dada a palavra.

"Quero deixar em especial uma palavra de muito apreço ao senhor Presidente da República, que hoje está aqui em duas sessões na Assembleia da República com o mesmo entusiasmo de sempre, que é contagioso, e muito bem", declarou Ferro Rodrigues.

O presidente da Assembleia da República disse ao chefe de Estado que, "apesar de não ser muito protocolar, as portas e os passeios desta Assembleia estão sempre abertos para a sua presença".

Depois, referiu que Marcelo Rebelo de Sousa "nunca tinha entrado neste edifício" do parlamento. "Espero que seja a primeira de muitas vezes, não apenas nesta, mas em muitas salas desta Assembleia", acrescentou.

Em seguida, o Presidente da República agradeceu a Ferro Rodrigues a forma como o recebeu hoje "em dois encontros consecutivos" na Assembleia da República, "numa quebra de praxe constitucional".

Marcelo Rebelo de Sousa salientou que "não há nada que o impeça na Constituição ou na lei", mas o Presidente da República "apenas tem vindo nos últimos 40 anos de vida democrática à Assembleia da República para tomar posse ou para teoricamente dirigir mensagens ao plenário da Assembleia, o que nunca aconteceu presencialmente".

"Mas não há nada como as praxes para serem de vez em quando ultrapassadas", considerou.

Uma hora antes de encerrar esta conferência organizada pelo Instituto de Apoio à Criança, Marcelo Rebelo de Sousa presidiu à sessão de encerramento do Fórum das Políticas Públicas, na Sala do Senado, e já nessa ocasião falou na "praxe constitucional" sobre as visitas do Presidente à Assembleia da República e agradeceu a Ferro Rodrigues.

"O Presidente da República nunca vem à Assembleia da República, salvo para tomar posse ou para se dirigir em mensagem ao plenário da Assembleia. Acabou de se quebrar essa praxe constitucional, que é um exemplo da magnífica cooperação pessoal e institucional que tem existido desde o início do mandato deste Presidente da República", considerou.

Lusa

  • "Ataque terrorista" no centro de Barcelona

    Ataque em Barcelona

    Uma carrinha atropelou várias pessoas esta tarde em Barcelona, Espanha, na área turística de Las Ramblas. A polícia confirma oficialmente um morto e 32 feridos, mas outras fontes asseguram a existência de várias vítimas mortais. As autoridades falam de um "ataque terrorista" e revelaram a foto do suspeito.

    Direto

    SIC

  • Mação volta a enfrentar dias de pânico
    3:33
  • Fogo obrigou à evacuação de 6 aldeias do concelho do Sardoal
    1:56

    País

    O incêndio que chegou ao Sardoal obrigou à evacuação de seis aldeias. As pessoas foram encaminhadas para as instalações da Santa Casa da Misericórdia e vão regressando ao longo do dia de hoje. A A23 foi reaberta de madrugada, depois de ter estado várias horas cortada nos dois sentidos .

  • Ministra admite que a maioria dos incêndios começaram por mão humana
    1:57

    País

    A Ministra da Administração Interna admitiu esta quarta-feira que a maioria dos incêndios deste ano começaram por mão humana, mas Constança Urbano de Sousa entende que é cedo para tirar outras conclusões. Já o vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Adelino Gomes, diz que não há duvidas e fala em terrorismo organizado. 

  • Sismo na região de Lisboa sentido num raio de 150km
    3:19