sicnot

Perfil

País

Ferro Rodrigues diz que entusiasmo de Marcelo Rebelo de Sousa é contagioso

O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, que hoje esteve com o chefe de Estado em duas iniciativas no parlamento, considerou que Marcelo Rebelo de Sousa transmite um entusiasmo que é contagioso.

Miguel A.Lopes

Ao final do dia, Ferro Rodrigues acompanhou Marcelo Rebelo de Sousa à sessão de encerramento da IX Conferência sobre Crianças Desaparecidas, no auditório do edifício novo da Assembleia da República, na qual não estava previsto falar, mas foi-lhe dada a palavra.

"Quero deixar em especial uma palavra de muito apreço ao senhor Presidente da República, que hoje está aqui em duas sessões na Assembleia da República com o mesmo entusiasmo de sempre, que é contagioso, e muito bem", declarou Ferro Rodrigues.

O presidente da Assembleia da República disse ao chefe de Estado que, "apesar de não ser muito protocolar, as portas e os passeios desta Assembleia estão sempre abertos para a sua presença".

Depois, referiu que Marcelo Rebelo de Sousa "nunca tinha entrado neste edifício" do parlamento. "Espero que seja a primeira de muitas vezes, não apenas nesta, mas em muitas salas desta Assembleia", acrescentou.

Em seguida, o Presidente da República agradeceu a Ferro Rodrigues a forma como o recebeu hoje "em dois encontros consecutivos" na Assembleia da República, "numa quebra de praxe constitucional".

Marcelo Rebelo de Sousa salientou que "não há nada que o impeça na Constituição ou na lei", mas o Presidente da República "apenas tem vindo nos últimos 40 anos de vida democrática à Assembleia da República para tomar posse ou para teoricamente dirigir mensagens ao plenário da Assembleia, o que nunca aconteceu presencialmente".

"Mas não há nada como as praxes para serem de vez em quando ultrapassadas", considerou.

Uma hora antes de encerrar esta conferência organizada pelo Instituto de Apoio à Criança, Marcelo Rebelo de Sousa presidiu à sessão de encerramento do Fórum das Políticas Públicas, na Sala do Senado, e já nessa ocasião falou na "praxe constitucional" sobre as visitas do Presidente à Assembleia da República e agradeceu a Ferro Rodrigues.

"O Presidente da República nunca vem à Assembleia da República, salvo para tomar posse ou para se dirigir em mensagem ao plenário da Assembleia. Acabou de se quebrar essa praxe constitucional, que é um exemplo da magnífica cooperação pessoal e institucional que tem existido desde o início do mandato deste Presidente da República", considerou.

Lusa

  • As confissões de Sérgio Conceição: do futuro no FC Porto à zanga com Rui Vitória 
    43:14
  • Marcelo descobre que vê mal "ao longe à esquerda"
    2:05

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa recebeu uma declaração dos médicos contra a despenalização da eutanásia. A audiência ao atual bastonário e cinco antecessores acontece a uma semana do tema ir a debate no Parlamento, e no dia em que o Presidente da República foi a estrela do Dia da Segurança Infantil. Marcelo aproveitou para fazer um rastreio à visão e concluiu que tem que estar "atento", à esquerda, ao longe".

  • PS "vai ficar em banho-maria durante anos" por causa de Sócrates
    0:59

    País

    Miguel Sousa Tavares considera que o PS vai ficar em "banho-maria" durante anos por causa de José Sócrates. Em entrevista na SIC Notícias, o comentador criticou os dirigentes socialistas pela forma como se tentaram demarcar do ex-primeiro-ministro e disse que António Costa devia ter tomado uma atitude mais concreta.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • É desta que provam a existência do monstro de Loch Ness?

    Mundo

    Para muitos, o monstro de Loch Ness não passa de uma lenda. A verdade é que a existência ou não desta criatura mística continua a suscitar debates entre aqueles que acreditam e os cépticos. Uma equipa internacional de investigadores quer responder finalmente à questão através da recolha de ADN ambiental do Loch Ness, na Escócia.

    SIC