sicnot

Perfil

País

Santos Silva considera natural que NATO reveja mecanismos de segurança

Santos Silva considera natural que NATO reveja mecanismos de segurança

O ministro dos Negócios Estrangeiros considerou hoje natural que a NATO reveja os mecanismos de segurança. Tal como está a fazer Portugal, na sequência da detenção de um funcionário dos Serviços Secretos portugueses, que pode ter tido acesso a documentos classificados como confidenciais. Santos Silva diz que a investigação policial e judicial contou com a colaboração do Serviço de Informações de Segurança.

  • José Milhazes traça perfil do inspetor do SIS detido
    3:53

    Mundo

    Um inspetor do SIS foi detido, em flagrante, enquanto vendia documentos a um agente dos serviços secretos russos. Frederico Carvalhão Gil é um dos mais antigos funcionários do SIS e analista de documentos com acessos privilegiados. José Milhazes, comentador da SIC, traça um perfil do inspetor e diz que o interesse na compra desses documentos pode estar relacionado com o facto de Portugal pertencer à NATO e à União Europeia, que atualmente é "um dos adversários da Rússia".

  • Espião português detido em Itália vendia documentos a agente do antigo KGB
    2:13

    País

    Um inspetor do Serviço de Informações de Segurança foi detido por vender documentos classificados a um agente dos serviços secretos russos. A detenção ocorreu em Itália e foi feita em conjunto pela Polícia Judiciária e a polícia italiana. O espião é suspeito dos crimes de violação de segredo de estado, espionagem e corrupção. O agente dos serviços secretos russos também foi detido pelas autoridades. A PJ seguia Frederico Carvalhão Gil há vários meses e sabe-se que era um dos funcionários mais antigos do SIS.

  • Histórias de espionagem dos últimos anos
    2:34

    Mundo

    As histórias de espiões e de espionagem são regularmente notícia e não envolvem apenas a Rússia e os Estados Unidos.Também há espiões portugueses, sem ser o agente do SIS recentemente descoberto. A SIC recorda quatro estórias de espionagem que deram que falar nos últimos anos. Uma das mais conhecidas é a de Sabrina Sousa, operacional da CIA, detida no ano passado.

  • Espião português apanhado a vender segredos à Rússia
    1:22

    País

    Um inspector do SIS foi detido em flagrante, em Itália, quando vendia documentos classificados a um agente dos serviços secretos russos. A Polícia Judiciária e o Ministério Público contaram com a colaboração da polícia italiana. O inspetor é um dos mais antigos funcionários do SIS e analista de documentos com acessos privilegiados. Esta operação conhecida por "Top Secret" surgiu de uma denúncia do secretário-geral das secretas.

  • Elemento dos Super Dragões com medida de coação mais gravosa
    1:37

    Desporto

    Os seis arguidos da Operação Jogo Duplo, que investiga crimes de corrupção e viciação de resultados na II Liga de futebol, saíram em liberdade. A medida de coação mais gravosa é para um membro da claque Super Dragões, que terá de pagar uma caução de 5 mil euros.

  • Mais de 120 pessoas com hepatite A
    2:23

    País

    O surto de hepatite A já infetou 128 pessoas, 60 das quais estão internadas em hospitais de Lisboa e Coimbra. A Direção-Geral da saúde recomenda a vacinação apenas aos familiares dos doentes. Apesar de não haver ruptura de stocks, há farmácias que não têm vacinas.

  • Sobreviventes de Mossul relatam mutilações e execuções do Daesh
    1:32