sicnot

Perfil

País

CDS propõe possibilidade de conciliar a reforma com trabalho a tempo parcial

O PS deu luz verde para a discussão na especialidade do pacote legislativo do CDS sobre o envelhecimento ativo. Os 19 diplomas foram hoje debatidos, em plenário, mas acabaram por não ser votados. As medidas incluem a possibilidade de conciliar a reforma com o trabalho a tempo parcial, e alterações ao Código Civil para impedir que pessoas condenadas por maus tratos a idosos possam beneficiar da herança da vítima. O final dos trabalhos foi marcado pela despedida de Paulo Portas.

Reuters/Arquivo

Reuters/Arquivo

© Alexandre Meneghini / Reuters

Os centristas tinham pedido consenso neste processo legislativo. O PS mostrou abertura a esse diálogo, ao deixar que as propostas sejam analisadas pelas respetivas comissões parlamentares.

O tom do debate foi de críticas à esquerda. Bloco de Esquerda, PCP e Os Verdes acusaram o CDS de fazer dos idosos uma "bandeira de ocasião", depois de os empobrecerem ao longo dos últimos quatro anos.

O ex-líder centrista voltou a defender a necessidade de reformar o sistema de Segurança Social, numa sociedade cada vez mais envelhecida.

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC