sicnot

Perfil

País

MAI diz que 90 novos inspetores para o SEF são o "possível neste momento"

A ministra da Administração Interna disse hoje que os 90 novos inspetores que vão entrar para o SEF até 2017 são o "possível neste momento", considerando que este serviço de segurança deve ter um recrutamento "mais contínuo e periódico".

"Estes 45 mais os 45 (número de novos inspetores) são o possível neste momento. Vamos ter que trabalhar para dotar o SEF com um recrutamento mais contínuo, mais periódico para permitir manter um efetivo de forma estável", disse aos jornalistas Constança Urbano de Sousa.

A ministra participou hoje na sessão de abertura do congresso organizado pelo sindicato que representa os inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, tendo o seu presidente alertado para a falta de efetivos no SEF.

"É do domínio público que o SEF tem, neste momento, uma carência de efetivos", reconheceu a governante, dando conta que 45 novos inspetores vão iniciar no domingo um estágio no aeroporto de Lisboa, depois de terem terminado a formação, e que outros 45 vão iniciar um novo curso em setembro.

"Os 45 já concluíram o curso e vão começar um estágio no aeroporto de Lisboa e, em setembro, vai começar um novo curso e passados nove meses entram mais essas 45 pessoas. Os inspetores estão sujeitos a uma formação", disse.

Constança Urbano de Sousa sublinhou que o Governo está "a fazer todos os esforços para dotar o SEF dos recursos humanos" necessários.

A ministra destacou ainda "a qualidade e o profissionalismo" dos inspetores e pessoal de apoio deste serviço de segurança, cuja atuação tem permitido "minorar algumas carências".

Segundo a ministra, os 45 inspetores vão iniciar o estágio no domingo, no aeroporto de Lisboa, tendo em conta a necessidade de reforçar os efetivos neste local devido ao amento do número de passageiros e por ser uma das fronteiras aéreas mais importantes.

Por sua vez, a diretora nacional do SEF, Luísa Maia Gonçalves, explicou aos jornalistas que faz parte do estágio dos novos inspetores o exercício de funções nas fronteiras e, o aeroporto de Lisboa, "é o mais estimulante do ponto de vista pedagógico", além da necessidade de reforço devido ao aumento do número de passageiros e voos.

Já o presidente do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SCIF/SEF), Acácio Pereira, considerou que é "um primeiro passo" a admissão dos 90 novos inspetores até 2017, mas "não é suficiente", tendo em conta que não entram para o SEF novos elementos há 10 anos e são necessários mais 200 elementos.

O quadro atual de inspetores do SEF é de 780 operacionais, defendendo o sindicato um quadro com cerca de 1.000 inspetores.

Acácio Pereira adiantou que as admissões no SEF devem passar a ser "estruturadas e constantes".

Na quarta-feira, o presidente do sindicato disse à agência Lusa que "em 10 anos não houve admissão de inspetores e, se essa tendência continuar, obviamente que, num futuro muito próximo, deixará de haver condições para garantir com segurança o controlo das fronteiras nacionais e europeias".

Lusa

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Presidente do Montepio tranquiliza clientes do banco
    1:58

    Economia

    O presidente do Montepio garante que os clientes do banco podem estar seguros e reafirma que a instituição não tem qualquer exposição à Associação Mutualista. No programa da SIC Notícias Negócios da Semana, José Félix Morgado assumiu que é preciso separar ainda mais as duas instituições.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.