sicnot

Perfil

País

Souto de Moura dá hoje conferência sobre processo criativo na arquitetura

O arquiteto Eduardo Souto de Moura é hoje orador num ciclo de conferências sobre "Arquitetura Portuguesa Criatividade e Inovação", que está a decorrer desde março, a par de uma exposição, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Eduardo Souto Moura / Lusa

Eduardo Souto Moura / Lusa

(Lusa/Arquivo)

Álvaro Siza Vieira inaugurou as conferências de um conjunto de arquitetos portugueses, a 18 de março, para falar sobre a experiência pessoal no ciclo "Inside a Creative Mind: Arquitetura Portuguesa Criatividade e Inovação", com curadoria de Eduarda Lobato de Faria.

Hoje, às 18:00, Eduardo Souto de Moura encerra o ciclo de conferências, depois de terem passado pela Gulbenkian grandes nomes da arquitetura portuguesa contemporânea, entre os quais João Luís Carrilho da Graça, os irmãos Aires Mateus, Gonçalo Byrne e José e Nuno Mateus, do atelier ARX Portugal.

Eduardo Souto de Moura, 63 anos, nascido no Porto, premiado com o Pritzker em 2011, assinou, entre outros projetos, o Estádio Municipal de Braga, a Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, e o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança.

Este ano foi premiado pela X Bienal Ibero-americana de Arquitetura e Urbanismo (BIAU), que decorreu em Madrid, "pelo importante contributo do seu ensino em universidades de diversos países".

A exposição com o mesmo título do ciclo fica patente até 06 de junho, das 10:00 às 18:00, na Galeria de Exposições Temporárias da sede da Gulbenkian.

Lusa

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lajes
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes. Os passageiros desembarcaram, como registou no Twitter um jornalista da Al-Jazzera que seguia a bordo. Segundo este depoimento, uma pessoa foi levada para o hospital com problemas cardíacos.

  • Óscar do turismo para empresa que gere património de Sintra
    1:51

    Cultura

    A Parques de Sintra ganhou, pelo quarto ano consecutivo, os World Travel Awards na categoria de "Melhor Empresa de Conservação do Mundo". A empresa portuguesa, que gere monumentos, parques e jardins situados na zona da Paisagem Cultural de Sintra e em Queluz, voltou a ser a única nomeada europeia na categoria, e foi a vencedora entre candidatos de todo o mundo.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.