sicnot

Perfil

País

Encontrado corpo de músico espanhol desaparecido no Minho

O corpo do músico espanhol desaparecido desde o passado sábado em Monção foi hoje encontrado em Tui, Espanha, disse à Lusa o comandante Paços, da capitania do Porto de Caminha.

Arquivo

Arquivo

"Foi encontrado hoje por volta das 04:30 um corpo em frente à comandância naval do Minho, em Tui, Espanha, que foi recolhido pelos militares da armada espanhola e ficou à disposição das autoridades espanholas", disse, salientando que foi confirmada a identidade do corpo.

De acordo com a mesma fonte, desde o alerta do desaparecimento, dado pelos familiares passadas 24 horas após o desaparecimento, foram realizadas buscas subaquáticas numa extensão de 1,5 quilómetros e buscas de superfície numa extensão de 45 quilómetros por autoridades portuguesas e espanholas.

O comandante salientou que nos dois dias buscas subaquáticas participaram cerca de 20 mergulhadores portugueses e espanhóis.

As operações contaram ainda com a participação de efetivos da Polícia Marítima (PM), dos Bombeiros Voluntários de Monção, da Proteção Civil espanhola e da Guardia Civil.

O homem foi dado como desaparecido na noite de sábado. A banda espanhola que integrava atuou na sexta-feira à noite nas comemorações do dia do concelho de Monção.

"De acordo com os testemunhos dos colegas da banda, o homem disse que ia descansar para o carro e, a partir daí, nunca mais o viram", afirmou o comandante Paços.

No domingo, um pescador encontrou nas margens do rio Minho, junto ao parque das merendas de Lapela, uma boquilha do instrumento de sopro que o músico espanhol tocava e foi encontrado, no rio, um trompete, que se viria a confirmar pertencer-lhe.

Entretanto, tinham sido também encontradas as chaves do carro do músico nas margens deste curso de água.

Lusa

  • Descobertos fósseis que podem provar existência de vida em Marte

    Mundo

    Fósseis com 3,77 mil milhões de anos, dos mais antigos já descobertos, foram identificados por cientistas de vários países na província do Quebec, no leste do Canadá. As descobertas coincidem no tempo com a altura em que Marte e a Terra tinham água líquida à superfície, o que levanta questões sobre a hipótese de vida extraterrestre.

  • As polémicas declarações de João Braga sobre os Óscares

    País

    A Associação SOS Racismo reagiu esta quarta-feira às palavras do fadista João Braga na sua página no Facebook, sobre a cerimónia de entrega dos Óscares, e disse esperar que a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial atue de forma exemplar face.

  • "Apelamos ao debate e somos criticados? Então m...."
    0:52
  • Oprah admite candidatar-se à Presidência dos EUA

    Mundo

    A apresentadora norte-americana Oprah Winfrey admitiu, numa entrevista, que a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro a fez considerar a possibilidade de entrar na corrida à Casa Branca.

  • Temperaturas recorde no "último lugar da Terra"

    Mundo

    A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou esta quarta-feira que se registaram nos últimos 37 anos temperaturas altas recorde na Antártida, num local que foi descrito como "o último lugar da Terra".