sicnot

Perfil

País

António Guterres admitiu ter saudades de voltar a um congresso do PS

XXI CONGRESSO DO PS

António Guterres admitiu ter saudades de voltar a um congresso do PS

António Guterres admitiu ter saudades de voltar a um congresso do PS. Na curta declaração que fez esta tarde, o antigo primeiro-ministro socialista desejou sucesso ao partido e a António Costa. Foi saudado de pé e com palmas ao chegar chegar ao congresso ao som de Vangelis, o hino das suas campanhas eleitorais para primeiro-ministro.

"Durante largo número de anos as funções que desempenhei nas Nações Unidas não me permitiam estar convosco e corro o risco, se as coisas me correrem bem, de o mesmo vir a suceder no futuro", disse António Guterres aos delegados, que não comparecia num Congresso socialista desde 2000.

"Não podem imaginar as saudades que tinha de aqui estar", disse o antigo primeiro-ministro e ex-alto comissário das Nações Unidas para os refugiados numas breves palavras que dirigiu ao Congresso no qual voltou a ser fortemente aplaudido.

António Guterres, que atualmente é candidato a secretário-geral das Nações Unidas, despediu-se dizendo que apenas pretende "manifestar solidariedade neste momento fundamental para a vida do partido e desejar os maiores êxitos nos anos que se aproximam".

A entrada de Guterres no palco foi anunciada pelo presidente do partido, Carlos César, que disse ser "com grande alegria e grande emoção" que fazia o anúncio.

António Guterres entrou então no palco com a secretária-geral adjunta Ana Catarina Mendes e pelo líder António Costa ao som de Vangelis, o hino das campanhas do antigo primeiro-ministro.

  • Pagar IMI a prestações e um Documento Único Automóvel mais pequeno

    País

    O programa Simplex + 2017 é apresentado hoje à tarde e recebeu mais de 250 propostas de cidadãos ao longo dos últimos meses. As novas medidas preveem o pagamento em prestações do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e a criação de um simulador de custos da Justiça, que devem estar em vigor no próximo ano.

  • Cinco anos depois do incêndio na Serra do Caldeirão
    5:24
  • Destaques económicos que marcaram a semana
    2:03

    Economia

    A semana ficou marcada pela tragédia provocada pelos incêndios no centro do país. No entanto importa olhar para o que se passou noutras áreas e fazer um resumo das notícias relacionadas com a economia. 

  • "Toda a gente merece direitos iguais"
    0:14

    Mundo

    A polícia de Istambul montou cordões de segurança para dispersar a multidão que se juntou para a Marcha do Orgulho Gay, este domingo. O Governo proibiu a marcha por considerar que representa um risco para a segurança pública. Uma das ativistas fala numa decisão sem sentido, e diz que todas as pessoas merecem direitos iguais.

  • "Ela veio lá de fora e começou a atropelar as pessoas"
    0:43

    Mundo

    O atropelamento deste sábado em Newcastle, no Reino Unido, provocou pelo menos seis feridos. No local, as pessoas relatam momentos de pânico. Uma testemunha afirma que a condutora nunca perdeu o controlo do carro e que dirigiu intencionalmente contra a multidão.