sicnot

Perfil

País

Jerónimo não leva a sério o "vaipe" de Passos para "salvar a Segurança Social"

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou hoje que o presidente do PSD parece ter tido "um vaipe" no sentido de "salvar a Segurança Social", e defendeu que não se pode levar a sério essa posição.

Lusa

"Não, camaradas, não será Passos Coelho que salvará a Segurança Social", declarou o secretário-geral do PCP, no final de um almoço com delegados e dirigentes sindicais e membros de organizações representativas de trabalhadores, no refeitório da Festa do "Avante!", no Seixal.

Jerónimo de Sousa falava na necessidade de enfrentar "os grandes desafios e até também muito contrabando e aldrabice que anda por aí", quando se referiu a este tema, em tom irónico.

"Lendo os jornais hoje descobrimos esta coisa espantosa, camaradas: que Passos Coelho, em nome de uma convergência na reforma da Segurança Social, diga que na sua proposta não vai cortar pensões e reformas, que vai respeitar as reformas em pagamento, que até poderá deixar cair o plafonamento", referiu.

Em seguida, o secretário-geral do PCP questionou: "Quem havia de dizer, camaradas? O mesmo Passos Coelho que assumiu o compromisso com a União Europeia de cortar 600 milhões de euros na Segurança Social, cortando reformas, pensões e apoios sociais, que lhe tenha dado de repente um vaipe considerando que agora é tempo de salvar a Segurança Social?".

"Não, camaradas, não será Passos Coelho que salvará a Segurança Social. É preciso respeitar o seu caráter universal, geral e solidário, é preciso encontrar fontes de financiamento, pondo o grande capital a pagar uma parte. Isso sim é uma proposta séria e não o desabafo de circunstância de Passos Coelho. Precisamos de defender a Segurança Social", acrescentou.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.