sicnot

Perfil

País

Quatro concelhos de Faro, Beja, Santarém e Castelo Branco em risco elevado de incêndio

Quatro concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém e Castelo Branco apresentam hoje "risco elevado" de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

(Lusa/ Arquivo)

(Lusa/ Arquivo)

Miguel Pereira da Silva

De acordo com a informação disponível no 'site' do IPMA, estão em risco elevado de incêndio os concelhos de Alcoutim (Faro), Barrancos (Beja), Mação (Santarém) e Vila de Rei (Castelo Branco).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje períodos de céu muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado durante a tarde.

O vento soprará em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado a forte na costa sul do Algarve, durante a tarde, e temporariamente nas terras altas.

Prevê-se ainda uma pequena descida de temperatura nas regiões do interior e uma pequena subida da temperatura máxima nas regiões do litoral Centro.

Para os Açores, o IPMA prevê para os grupos Ocidental, Central e Oriental período de céu muito nublado com abertas, aguaceiros e uma pequena descida da temperatura.

Já para a Madeira a previsão aponta para períodos de céu muito nublado e vento fraco, sendo que no Funchal o céu apresentar-se-á geralmente pouco nublado.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 24 graus celsius em Lisboa e no Funchal, 20 no Porto, 26 em Faro e 19 em Ponta Delgada.

Lusa

  • Principais factos da acusação no caso BPN dados como provados

    País

    O coletivo de juízes responsável pelo julgamento do processo principal do caso BPN, liderado por Luis Ribeiro, deu início à leitura do acórdão pelas 10:30, com quatro arguidos ausentes do tribunal, entre os quais Oliveira Costa. Os principais factos da acusação são dados como provados, mas a leitura deverá demorar algumas horas

  • Autódromo do Estoril está ilegal há 45 anos

    Desporto

    De acordo com o Público este equipamento desportivo, inaugurado na década de 70, não tem licença de construção nem de utilização. Uma notícia que apanhou de surpresa o executivo camarário de Cascais, liderado por Carlos Carreiras.

  • Seca na Bacia do Sado exige restrições ao uso da água no Alentejo

    País

    A Agência Portuguesa do Ambiente aprovou hoje um conjunto de medidas para gestão dos recursos hídricos, definindo medidas específicas para a bacia hidrográfica do Sado, a única que se encontra em situação de seca. Além da diminuição de regas em hortas e jardins, a APA recomenda o encerramento das fontes decorativas, a proibição de encher piscinas e de lavagem de automóveis.