sicnot

Perfil

País

Quatro concelhos de Faro, Beja, Santarém e Castelo Branco em risco elevado de incêndio

Quatro concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém e Castelo Branco apresentam hoje "risco elevado" de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

(Lusa/ Arquivo)

(Lusa/ Arquivo)

Miguel Pereira da Silva

De acordo com a informação disponível no 'site' do IPMA, estão em risco elevado de incêndio os concelhos de Alcoutim (Faro), Barrancos (Beja), Mação (Santarém) e Vila de Rei (Castelo Branco).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje períodos de céu muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado durante a tarde.

O vento soprará em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado a forte na costa sul do Algarve, durante a tarde, e temporariamente nas terras altas.

Prevê-se ainda uma pequena descida de temperatura nas regiões do interior e uma pequena subida da temperatura máxima nas regiões do litoral Centro.

Para os Açores, o IPMA prevê para os grupos Ocidental, Central e Oriental período de céu muito nublado com abertas, aguaceiros e uma pequena descida da temperatura.

Já para a Madeira a previsão aponta para períodos de céu muito nublado e vento fraco, sendo que no Funchal o céu apresentar-se-á geralmente pouco nublado.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 24 graus celsius em Lisboa e no Funchal, 20 no Porto, 26 em Faro e 19 em Ponta Delgada.

Lusa

  • "Ainda falta muito em termos de estudo"
    3:51

    Opinião

    Uma equipa internacional de astrónomos, detetou, fora do Sistema Solar, sete planetas semelhantes à Terra, onde a água poderá existir em estado líquido. O anúncio foi feito esta quarta-feira pela NASA. Pedro Machado, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, esteve na Edição da Tarde para falar sobre esta descoberta.

  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.