sicnot

Perfil

País

Quatro concelhos de Faro, Beja, Santarém e Castelo Branco em risco elevado de incêndio

Quatro concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém e Castelo Branco apresentam hoje "risco elevado" de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

(Lusa/ Arquivo)

(Lusa/ Arquivo)

Miguel Pereira da Silva

De acordo com a informação disponível no 'site' do IPMA, estão em risco elevado de incêndio os concelhos de Alcoutim (Faro), Barrancos (Beja), Mação (Santarém) e Vila de Rei (Castelo Branco).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje períodos de céu muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado durante a tarde.

O vento soprará em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado a forte na costa sul do Algarve, durante a tarde, e temporariamente nas terras altas.

Prevê-se ainda uma pequena descida de temperatura nas regiões do interior e uma pequena subida da temperatura máxima nas regiões do litoral Centro.

Para os Açores, o IPMA prevê para os grupos Ocidental, Central e Oriental período de céu muito nublado com abertas, aguaceiros e uma pequena descida da temperatura.

Já para a Madeira a previsão aponta para períodos de céu muito nublado e vento fraco, sendo que no Funchal o céu apresentar-se-á geralmente pouco nublado.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 24 graus celsius em Lisboa e no Funchal, 20 no Porto, 26 em Faro e 19 em Ponta Delgada.

Lusa

  • Partido Podemos com votação inédita em Espanha
    1:32

    Mundo

    Há uma votação inédita em Espanha. O Podemos começou esta terça-feira a decidir a continuidade do líder do partido, depois de Pablo Iglesias e a companheira terem comprado uma casa de 600 mil euros.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.

  • A maior obra de reconversão urbana em Portugal 20 anos depois
    3:47