sicnot

Perfil

País

Colégios privados em protesto no Congresso do PS

Está a decorrer uma manifestação pelos colégios com contratos de associação com o Estado, frente à FIL de Lisboa onde este fim de semana se realiza o XXI Congresso do PS.

SIC

SIC

SIC

Cerca das 11:30, quando chegou ao local a secretária de Estado da Educação, Alexandra Leitão, começaram a ouvir-se buzinas, bombos e palavras de ordem contra a decisão do Ministério da Educação de não renovar acordos para novos ciclos letivos com estabelecimentos de ensino particular e cooperativo onde haja alternativa viável de oferta de escolas públicas.

Em reação, alguns congressistas bateram palmas à governante socialista.

Ao contrário do habitual, os manifestantes não estão com roupas amarelas, mas os cartazes têm as mesmas reivindicações já utilizadas em protestos anteriores: "Costa, não te esqueças que perdeste as eleições" (sic), "fora com a ditadura educativa", "PS = responsável pelo maior despedimento coletivo da nossa história".

  • Mação volta a enfrentar dias de pânico
    3:33
  • Fogo obrigou à evacuação de 6 aldeias do concelho do Sardoal
    1:56

    País

    O incêndio que chegou ao Sardoal obrigou à evacuação de seis aldeias. As pessoas foram encaminhadas para as instalações da Santa Casa da Misericórdia e vão regressando ao longo do dia de hoje. A A23 foi reaberta de madrugada, depois de ter estado várias horas cortada nos dois sentidos .

  • Detida no Brasil portuguesa acusada de várias burlas nos últimos 20 anos
    3:04

    Mundo

    A Polícia do Rio de Janeiro deteve uma portuguesa acusada de várias burlas nos últimos 20 anos. Ana Resende fazia-se passar por funcionária do consulado e prometia vistos e outros documentos para tirar dinheiro das vítimas. Esta é a terceira vez que a polícia brasileira detém a portuguesa por acusações de burla.