sicnot

Perfil

País

Colégios privados em protesto no Congresso do PS

Está a decorrer uma manifestação pelos colégios com contratos de associação com o Estado, frente à FIL de Lisboa onde este fim de semana se realiza o XXI Congresso do PS.

SIC

SIC

SIC

Cerca das 11:30, quando chegou ao local a secretária de Estado da Educação, Alexandra Leitão, começaram a ouvir-se buzinas, bombos e palavras de ordem contra a decisão do Ministério da Educação de não renovar acordos para novos ciclos letivos com estabelecimentos de ensino particular e cooperativo onde haja alternativa viável de oferta de escolas públicas.

Em reação, alguns congressistas bateram palmas à governante socialista.

Ao contrário do habitual, os manifestantes não estão com roupas amarelas, mas os cartazes têm as mesmas reivindicações já utilizadas em protestos anteriores: "Costa, não te esqueças que perdeste as eleições" (sic), "fora com a ditadura educativa", "PS = responsável pelo maior despedimento coletivo da nossa história".

  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Opinião

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • Governo quer reduzir gastos com papel na função pública
    1:08

    Economia

    O Governo proibiu a livre utilização das impressoras pelos funcionários públicos. O ministro das Finanças quer assim reduzir em 20% a despesa em consumo de papel e, ao mesmo tempo, minimizar a perigosidades dos resíduos produzidos com as impressoras, no Estado.