sicnot

Perfil

País

Dois colégios investigados suspeitos de pressionarem alunos a defender contrato de associação

A Inspeção Geral da Educação e Ciência (IGEC) instaurou um processo de averiguações a dois colégios, por alegadamente terem pressionado alunos a participar em iniciativas de defesa dos contratos de associação com o Estado.

Arquivo SIC

"Relativamente a esta temática, atendendo aos elementos recebidos pela IGEC: Confirma-se a instauração de averiguações no Colégio Conciliar", disse hoje à agência Lusa fonte do Ministério da Educação.

Sem avançar por menores, a mesma fonte acrescentou que estão ainda instauradas averiguações noutro colégio: "Por razões que se prendem com esta investigação em concreto, não é identificado".

O Diário de Notícias noticiou hoje que a ação inspetiva decorre na sequência de denúncias segundo as quais os colégios estariam a pressionar alunos e famílias para participarem em protestos contra os cortes de financiamento anunciados pelo governo.

A decisão de reduzir o financiamento aos colégios inseridos em zonas onde existam escolas públicas com capacidade disponível tem motivado vários protestos.

Aproveitando a realização do Congresso do PS, em Lisboa, dezenas de pessoas decidiram hoje protestar à porta da Feira Internacional de Lisboa (FIL), em defesa dos contratos de associação.

Na sexta-feira, foi a vez de a Federação Nacional dos Professores (FENPROF) levar mais de 71.000 assinaturas ao parlamento em defesa da escola pública, recolhidas junto de cidadãos "com capacidade eleitoral", como frisou o secretário-geral da estrutura sindical, Mário Nogueira.

Lusa

  • Dois jovens atropelados mortalmente no concelho de Montemor-o-Velho
    2:20
  • Presidente de "O Sonho" suspeito de peculato e fraude
    2:26

    País

    O presidente das três instituições de solidariedade social de Setúbal - incluindo "O Sonho" -, que na sexta-feira foram alvo de buscas, foi constituído arguido. Florival Cardoso é, por enquanto, o único suspeito de peculato e fraude na obtenção de subsídios para as instituições.

  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de armas da PSP, três recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avançou este sábado que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07