sicnot

Perfil

País

Dois colégios investigados suspeitos de pressionarem alunos a defender contrato de associação

A Inspeção Geral da Educação e Ciência (IGEC) instaurou um processo de averiguações a dois colégios, por alegadamente terem pressionado alunos a participar em iniciativas de defesa dos contratos de associação com o Estado.

Arquivo SIC

"Relativamente a esta temática, atendendo aos elementos recebidos pela IGEC: Confirma-se a instauração de averiguações no Colégio Conciliar", disse hoje à agência Lusa fonte do Ministério da Educação.

Sem avançar por menores, a mesma fonte acrescentou que estão ainda instauradas averiguações noutro colégio: "Por razões que se prendem com esta investigação em concreto, não é identificado".

O Diário de Notícias noticiou hoje que a ação inspetiva decorre na sequência de denúncias segundo as quais os colégios estariam a pressionar alunos e famílias para participarem em protestos contra os cortes de financiamento anunciados pelo governo.

A decisão de reduzir o financiamento aos colégios inseridos em zonas onde existam escolas públicas com capacidade disponível tem motivado vários protestos.

Aproveitando a realização do Congresso do PS, em Lisboa, dezenas de pessoas decidiram hoje protestar à porta da Feira Internacional de Lisboa (FIL), em defesa dos contratos de associação.

Na sexta-feira, foi a vez de a Federação Nacional dos Professores (FENPROF) levar mais de 71.000 assinaturas ao parlamento em defesa da escola pública, recolhidas junto de cidadãos "com capacidade eleitoral", como frisou o secretário-geral da estrutura sindical, Mário Nogueira.

Lusa

  • Marcelo saúda "forma rápida" como Conselho de Ministros "tratou de tudo"
    1:03

    País

    O Presidente da República lembra que é preciso convergência de forma a adotar rapidamente as medidas mais urgentes do plano de emergência. No concelho de Tábua, Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda os esforços do Conselho de Ministros, mas lembrou que as medidas anunciadas são apenas o início de um processo e não o fim.