sicnot

Perfil

País

GNR apanhou 10.855 condutores com álcool este ano

A GNR apanhou este ano 10.855 condutores com excesso de álcool, menos 10 por cento do que em igual período de 2015, indicou a corporação, que inicia hoje uma operação de fiscalização ao álcool e drogas.

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana avança que, desde o início do ano, foram submetidos ao teste de alcoolemia 516 mil condutores, dos quais 10.855 conduziam com taxa de álcool no sangue (TAS) superior ao permitido por lei, menos 1.153 do que no mesmo período de 2015 (menos 10%).

Dos 10.855 condutores com álcool, 41 por cento (4.462) conduziam com TAS igual ou superior a 1,2 gramas por litro, considerado crime, adianta aquela força de segurança.

Segundo a GNR, Aveiro (1.274), Braga (1.259) e Faro (1.205) foram os distritos com mais condutores apanhados a conduzir com excesso de álcool.

Já os distritos com menos condutores com álcool este ano são Portalegre (146) e Bragança (148).

Os dados foram avançados na semana em que a GNR realiza em todo o país a operação "Tispol Alcohol e drugs", ação de fiscalização à condução sob efeito do álcool e drogas.

De acordo com a GNR, as ações de fiscalização são "direcionadas sobretudo para as vias e locais onde as infrações por excesso de álcool e consumo de substâncias psicotrópicas são mais frequentes".

A operação, que termina no domingo, é realizada de igual modo em todos os países da Europa e enquadra-se no plano definido pela European Traffic Police Network (TISPOL), organismo que congrega todas as polícias de trânsito da Europa, no qual a GNR é representante nacional, e pelo Euro Controle Route, grupo de serviços de controlo das estradas europeias cujo objetivo é o de melhorar a segurança rodoviária.

Lusa

  • As crianças e o frio. O que vestir
    1:58

    País

    O médico Pedro Ribeiro da Silva, da Direção-Geral da Saúde, aconselha especial cuidado com as extremidades do corpo - usar luvas e gorros. E demasiado agasalhadas pode levá-as a transpirar mais e, consequentemente, desidratar.

  • Mortágua acusa PSD de andar a brincar com a vida das pessoas
    0:47

    Opinião

    No Esquerda/Direita da SIC Notícias, António Leitão Amaro reafirmou ontem à noite que o PSD não é contra o aumento do salário mínimo mas contra a descida da TSU. Já Mariana Mortágua acusou os sociais-democratas de andar a brincar com a vida dos portugueses.

  • Pelo menos 30 mortos e 75 feridos em incêndio e derrocada de edifício em Teerão

    Mundo

    Pelo menos 30 bombeiros morreram esta quinta-feira e cerca de 75 pessoas ficaram feridas em Teerão, quando um edifício de 17 andares ruiu depois de ser consumido pelas chamas, noticiaram os meios de comunicação estatais iranianos. O edifício "Plasco" situa-se no centro da capital iraniana, a norte da zona do mercado.

    Em desenvolvimento

  • Os finalistas do Carro do Ano 2017 são...
    0:53

    Economia

    São sete os escolhidos pelos jurados do Carro do Ano, iniciativa do Expresso e da SIC Notícias. À final chegaram o Citroen C3 Pure Tech, o Hyundai IONIQ Hybrid Tech, da Kia o novo modelo Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, o Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi, o Renault Mégane Sport Tourer Energy dCI, o SEAT Ateca 1.6 TDI CR Style e ainda o Volvo V90.