sicnot

Perfil

País

GNR apanhou 10.855 condutores com álcool este ano

A GNR apanhou este ano 10.855 condutores com excesso de álcool, menos 10 por cento do que em igual período de 2015, indicou a corporação, que inicia hoje uma operação de fiscalização ao álcool e drogas.

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana avança que, desde o início do ano, foram submetidos ao teste de alcoolemia 516 mil condutores, dos quais 10.855 conduziam com taxa de álcool no sangue (TAS) superior ao permitido por lei, menos 1.153 do que no mesmo período de 2015 (menos 10%).

Dos 10.855 condutores com álcool, 41 por cento (4.462) conduziam com TAS igual ou superior a 1,2 gramas por litro, considerado crime, adianta aquela força de segurança.

Segundo a GNR, Aveiro (1.274), Braga (1.259) e Faro (1.205) foram os distritos com mais condutores apanhados a conduzir com excesso de álcool.

Já os distritos com menos condutores com álcool este ano são Portalegre (146) e Bragança (148).

Os dados foram avançados na semana em que a GNR realiza em todo o país a operação "Tispol Alcohol e drugs", ação de fiscalização à condução sob efeito do álcool e drogas.

De acordo com a GNR, as ações de fiscalização são "direcionadas sobretudo para as vias e locais onde as infrações por excesso de álcool e consumo de substâncias psicotrópicas são mais frequentes".

A operação, que termina no domingo, é realizada de igual modo em todos os países da Europa e enquadra-se no plano definido pela European Traffic Police Network (TISPOL), organismo que congrega todas as polícias de trânsito da Europa, no qual a GNR é representante nacional, e pelo Euro Controle Route, grupo de serviços de controlo das estradas europeias cujo objetivo é o de melhorar a segurança rodoviária.

Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.