sicnot

Perfil

País

Início da semana marcado por temperaturas de verão

A semana vai ficar marcada por uma subida da temperatura em alguns locais do país, com o Alentejo a registar mais de 30 graus já a partir de terça-feira, prevendo-se que sexta as temperaturas desçam novamente.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

"A partir da tarde de hoje, o tempo melhora gradualmente (...) e a partir de amanhã [terça-feira] e até quinta-feira vamos ter céu pouco nublado ou limpo, o vento a soprar fraco e uma subida significativa da temperatura que se mantém até dia 09, mas dia 10 há uma descida novamente", disse Ângela Lourenço, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em declarações à agência Lusa.

Segundo Ângela Lourenço, o dia de hoje ainda vai ficar marcado com "alguma precipitação" sobretudo no litoral norte, mas a partir do final do dia já haverá uma mudança do estado geral do tempo.

"Vamos assistir a uma subida das temperaturas relativamente significativa em alguns locais, em outros não será tanto. Estamos a falar de valores para amanhã [terça-feira] próximos dos 30 graus nos locais do litoral, por exemplo em Lisboa a previsão é de 31 graus, enquanto nas regiões do Alentejo já chegam hoje aos 30 e amanhã são acima: Évora chegará aos 34 e Beja aos 36", explicou.

Segundo Ângela Lourenço as alterações ao estado do tempo devem-se a um anticiclone a norte da Península Ibérica que vai trazer "ar quente e seco" do seu interior e do norte de África para Portugal.

Depois de três dias em que a previsão aponta para temperaturas já de verão, no dia de Portugal e de Camões, na sexta-feira, está prevista uma descida da temperatura máxima, de acordo com a meteorologista.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje no continente, e nas regiões norte e centro, céu geralmente muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado a partir da tarde, com períodos de chuva, em geral fraca, mais provável no litoral e até ao meio da tarde.

O vento soprará fraco, soprando temporariamente moderado de sudoeste durante a tarde.

Já na região sul, é esperado céu pouco nublado, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral oeste até ao início da manhã, enquanto o vento soprará em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado durante a tarde, de noroeste no litoral oeste e de sudoeste na costa sul do Algarve.

Lusa

  • O tempo para hoje
    0:28

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje no continente, e nas regiões norte e centro, céu geralmente muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado a partir da tarde, com períodos de chuva, em geral fraca, mais provável no litoral e até ao meio da tarde. O vento soprará fraco, soprando temporariamente moderado de sudoeste durante a tarde. Já na região sul, é esperado céu pouco nublado, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral oeste até ao início da manhã, enquanto o vento soprará em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado durante a tarde, de noroeste no litoral oeste e de sudoeste na costa sul do Algarve. O IPMA prevê também uma pequena subida da temperatura máxima.

  • Casal detido por torturar os 13 filhos em casa nos EUA

    Mundo

    Treze irmãos e irmãs foram encontrados presos em casa, alguns acorrentados, esfomeados e sujos, numa pequena localidade no estado norte-americano da Califórnia, e os pais foram detidos por tortura, anunciou a polícia norte-americana.

  • Morreu a cantora Madalena Iglésias

    Cultura

    A cantora Madalena Iglésias, que venceu o Festival da Canção em 1966 com a música "Ele e Ela", morreu hoje aos 78 anos numa clínica em Barcelona, Espanha. O velório realiza-se hoje, a partir das 18:00 locais (17:00 em Portugal), na sala 18 do Tanatório de Collserola, em Barcelona.

  • U2 regressam a Portugal em setembro

    Cultura

    16 de setembro, Altice Arena em Lisboa. A nova digressão da banda irlandesa U2 tem passagem garantida por Portugal. Os bilhetes são postos à venda ainda em janeiro, com condições especiais para membros do clube de fãs e os primeiros que compraram o mais recente álbum do grupo.

    Ricardo Rosa

  • "O grupo parlamentar do PSD vai ser um instrumento de força para ajudar Rui Rio"
    16:00