sicnot

Perfil

País

Início da semana marcado por temperaturas de verão

A semana vai ficar marcada por uma subida da temperatura em alguns locais do país, com o Alentejo a registar mais de 30 graus já a partir de terça-feira, prevendo-se que sexta as temperaturas desçam novamente.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

"A partir da tarde de hoje, o tempo melhora gradualmente (...) e a partir de amanhã [terça-feira] e até quinta-feira vamos ter céu pouco nublado ou limpo, o vento a soprar fraco e uma subida significativa da temperatura que se mantém até dia 09, mas dia 10 há uma descida novamente", disse Ângela Lourenço, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em declarações à agência Lusa.

Segundo Ângela Lourenço, o dia de hoje ainda vai ficar marcado com "alguma precipitação" sobretudo no litoral norte, mas a partir do final do dia já haverá uma mudança do estado geral do tempo.

"Vamos assistir a uma subida das temperaturas relativamente significativa em alguns locais, em outros não será tanto. Estamos a falar de valores para amanhã [terça-feira] próximos dos 30 graus nos locais do litoral, por exemplo em Lisboa a previsão é de 31 graus, enquanto nas regiões do Alentejo já chegam hoje aos 30 e amanhã são acima: Évora chegará aos 34 e Beja aos 36", explicou.

Segundo Ângela Lourenço as alterações ao estado do tempo devem-se a um anticiclone a norte da Península Ibérica que vai trazer "ar quente e seco" do seu interior e do norte de África para Portugal.

Depois de três dias em que a previsão aponta para temperaturas já de verão, no dia de Portugal e de Camões, na sexta-feira, está prevista uma descida da temperatura máxima, de acordo com a meteorologista.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje no continente, e nas regiões norte e centro, céu geralmente muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado a partir da tarde, com períodos de chuva, em geral fraca, mais provável no litoral e até ao meio da tarde.

O vento soprará fraco, soprando temporariamente moderado de sudoeste durante a tarde.

Já na região sul, é esperado céu pouco nublado, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral oeste até ao início da manhã, enquanto o vento soprará em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado durante a tarde, de noroeste no litoral oeste e de sudoeste na costa sul do Algarve.

Lusa

  • O tempo para hoje
    0:28

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje no continente, e nas regiões norte e centro, céu geralmente muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado a partir da tarde, com períodos de chuva, em geral fraca, mais provável no litoral e até ao meio da tarde. O vento soprará fraco, soprando temporariamente moderado de sudoeste durante a tarde. Já na região sul, é esperado céu pouco nublado, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral oeste até ao início da manhã, enquanto o vento soprará em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado durante a tarde, de noroeste no litoral oeste e de sudoeste na costa sul do Algarve. O IPMA prevê também uma pequena subida da temperatura máxima.

  • Défice recua quase 400 milhões de euros em janeiro

    Economia

    O buraco das contas públicas atingiu os 625 milhões de euros no primeiro mês de 2017, segundo os dados da execução orçamental. É uma redução de 397 milhões, quando comparado com o mesmo mês do ano passado.

    Em desenvolvimento

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Portugal é o segundo país da Europa com mais emigrantes
    1:39

    País

    São 2,3 milhões os portugueses que vivem no estrangeiro, ou seja, 22% da população. O último relatório do Observatório da Emigração relativo a 2015 mostra que se manteve o mesmo número de saídas de Portugal para o estrangeiro registadas no pico atingido em 2013: acima das 110 mil por ano. O Reino Unido é o principal país de destino.

  • Descoberta produção de canábis em abrigo nuclear 

    Mundo

    A polícia britânica descobriu, no sul de Inglaterra, um antigo abrigo nuclear subterrâneo adaptado à produção de canábis em grande escala. A operação levou à detenção de cinco homens e um adolescente de 15 anos. Foram também apreendidas milhares de plantas de canábis.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.