sicnot

Perfil

País

Vale e Azevedo vai ser libertado amanhã

O antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo vai ser libertado na terça-feira da prisão da Carregueira, após cumprir cinco sextos da pena de 11 anos e meio, disse hoje à Lusa a sua advogada.

LUSA/ ARQUIVO

"Vale e Azevedo vai ser libertado porque cumpriu 5/6 da pena de prisão de 11 anos e meio (aplicada em cúmulo jurídico)", explicou Luisa Cruz, acrescentando que o antigo presidente benfiquista já beneficiou este ano de duas saídas precárias da cadeia: a primeira com a duração de três dias e a segunda por um período de quatro dias.

Segundo a advogada, Vale e Azevedo deverá sair do Estabelecimento Prisional da Carregueira, em Belas, Sintra, no período da manhã.

Vale e Azevedo cumpriu pena ao abrigo do processo de extradição que o trouxe de Inglaterra para Portugal. O cúmulo jurídico de 11 anos e meio foi fixado com base nas condenações nos processos Ovchinnikov, Euroárea, Dantas da Cunha e Ribafria, estando em causa crimes de burla e apropriação indevida de dinheiros, entre outros ilícitos económico-financeiros.

O ex-presidente do Benfica chegou a Lisboa a 12 de novembro de 2012 após as autoridades britânicas terem permitido a sua extradição, aceitando o mandado de detenção europeu emitido pelas autoridades judiciárias portuguesas.

A advogada Luísa Cruz disse que Vale e Azevedo enfrenta ainda uma outra condenação de 10 anos de prisão, já transitada em julgado, mas explicou que a instância criminal de Lisboa vai ter agora que pedir aos tribunais ingleses a "ampliação" da extradição que permitiu a prisão do antigo líder do Benfica, pelo que "tudo vai depender" da decisão dos tribunais britânicos.

A pena de 10 anos de prisão foi-lhe aplicada em 2013 e está relacionada com crimes praticados no âmbito das transferências dos futebolistas ingleses Scott Minto, Gary Charles, o marroquino Tahar e o brasileiro Amaral.

João Vale e Azevedo foi eleito presidente do Benfica em outubro de 1997, tendo terminado o mandato no ano 2000.

Lusa

  • "Cada drama, cada problema, cada testemunho, impressiona muito"
    1:55
  • Clínica veterinária em Tondela recebeu dezenas de animais feridos nos fogos
    2:57
  • Temperaturas sobem até ao final do mês
    1:09

    País

    O tempo não dá tréguas e, até ao final do mês, as temperaturas vão atingir valores acima do normal para esta época do ano. As temperaturas máximas vão subir entre os 25 e os 32 graus. O risco de incêndio aumenta a partir desta segunda-feira em todo o país e os meios aéreos, viaturas, operacionais e equipas de patrulha vão ser reforçados.

  • Maioria das praias do Algarve já não tem nadador-salvador
    2:19

    País

    A lei não obrigada os concessionários a garantir o serviço e, por isso, a esmagadora maioria das praias do Algarve está sem vigilância desde 30 de setembro. Ainda assim, os areais vão atraindo milhares de banhistas com as temperaturas altas que ainda se fazem sentir. Um nadador-salvador recomenda os banhistas a não nadar e, em dias de ondulação, evitar caminhadas à beira-mar.

  • Parlamento catalão vai responder à ativação do artigo 155
    1:54
  • A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

    Mundo

    Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

    SIC

  • Quando o cão de Macron fez chichi no gabinete do Presidente francês
    0:31