sicnot

Perfil

País

CP e Carris com mais viagens na noite de Santo António em Lisboa

A CP - Comboios de Portugal e a rodoviária Carris vão reforçar as ligações em Lisboa na noite de Santo António, de 12 para 13 de junho, enquanto o Metro vai aumentar as composições na linha verde, fechando à hora habitual.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

Para corresponder à grande procura por parte dos passageiros, a CP informou que vai reforçar as ligações entre Lisboa e Sintra, Cascais e Azambuja na madrugada de segunda-feira.

As ligações entre Lisboa e Sintra vão ter comboios especiais a partir da estação do Rossio às 01:30, 02:00, 02:30, 03:00, 03:30, 04:25 e 05:30, informou em comunicado a CP.

Na linha de Cascais, os comboios saem da estação do Cais do Sodré às 02:30, 03:30 e 04:30, referiu a empresa, acrescentando que, relativamente à Azambuja, os comboios vão circular a partir da estação de Santa Apolónia às 01:30 e 03:30.

Além da habitual compra pelas máquinas de venda automática, os serviços de bilheteiras nas estações do Rossio e Cais do Sodré vão ser reforçados.

Em relação ao Metro de Lisboa, fonte da empresa disse à Lusa que o serviço de transporte vai ser reforçado na linha verde (Cais do Sodré -- Telheiras), a mais concorrida nesta noite, com "a colocação de composições de seis carruagens", quando habitualmente são três.

Esta alteração decorre "dentro do horário normal de exploração das suas linhas", pelo que o encerramento no dia 13 de junho será às 01:00.

Para já, não está contemplado qualquer reforço nas outras linhas, o que não quer dizer, segundo a empresa, que isso não possa vir a ser feito.

Questionada sobre se existem pedidos ou queixas de utentes para que o horário de funcionamento do Metro de Lisboa seja alargado durante a noite de Santo de António, a empresa optou por não responder.

À semelhança de anos anteriores, a Carris comunicou à Lusa que vai aumentar o serviço da rede da madrugada, após as 00:30 e até cerca das 05:00, a partir do Cais do Sodré com as carreiras 201 e 202, na estação Sul e Sueste com as carreiras 206 e 210, na Praça da Figueira com o autocarro 208 e no Marquês de Pombal com o prolongamento do serviço das carreiras 207 e 736.

Durante o mês de junho decorrem as Festas dos Santos Populares, contudo, é de domingo para segunda que Lisboa celebra a principal noite desta tradição.

Na segunda-feira, Dia de Santo António, é feriado na cidade.

Lusa

  • E vão quatro de Ronaldo
    1:58
  • "Ronaldos nascem na Rússia como cogumelos"
    1:49
  • Lançamento de balões no São João do Porto em risco

    País

    Lançar balões nas festas do São João do Porto pode não ser possível este ano, tudo irá depender das condições atmosféricas. A Secretaria de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural admitiu, esta quarta-feira, que está a acompanhar a situação mas que ainda nada está decidido.