sicnot

Perfil

País

Controlos antidoping portugueses vão ser enviados para laboratório de Barcelona

As amostras recolhidas nos controlos antidoping feitos em Portugal vão ser enviados para o laboratório de Barcelona, disse hoje à agência Lusa fonte oficial da Secretaria de Estado da Juventude e Desporto (SEJD).

© Andy Clark / Reuters

Na segunda-feira, a Agência Mundial Antidopagem (AMA) suspendeu, novamente e com efeito imediato, a acreditação do laboratório de Madrid, já depois de ter sido retirada a acreditação ao laboratório de Lisboa, em 15 de abril.

O laboratório da capital espanhola tinha sido escolhido pelo Governo português para analisar as amostras recolhidas pela Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP), mas as mesmas não chegaram a ser enviadas para Madrid, confirmou a mesma fonte da SEJD, acrescentando que o Governo português está a negociar o envio destas amostras para o laboratório de Barcelona.

No início de maio, o secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, já tinha revelado a intenção de encaminhar para Barcelona e Gante, na Bélgica, as amostras em atraso relativas a 2015.

O laboratório de Madrid iria servir um "programa prioritário" para os atletas olímpicos.

Lusa

  • Governo vai avaliar situação da associação Raríssimas
    1:41

    País

    O Governo promete avaliar a situação da instituição Raríssimas e agir em conformidade, depois da denúncia de alegadas irregularidades na gestão financeira. A presidente da instituição terá usado dinheiro da Raríssimas para gastos pessoais como vestidos de alta-costura e alimentação. Esta é uma instituição que apoia doentes e famílias que convivem de perto com doenças raras. 

  • Diáconos permanentes: quem são e que cargo ocupam na comunidade católica
    10:04
  • Múmia quase intacta descoberta em Luxor
    1:23

    Mundo

    O Egito anunciou, este sábado, a descoberta de dois pequenos túmulos com 3.500 anos na cidade de Luxor. Foram também encontrados uma múmia em bom estado de conservação, uma estátua do deus Ámon Ra e centenas de artefactos de madeira e cerâmica ou pinturas intactas.