sicnot

Perfil

País

Dia de Portugal e Santos Populares condicionam trânsito vários dias em Lisboa

O trânsito vai estar condicionado em várias artérias na zona da Avenida da Liberdade, em Lisboa, na noite de domingo para segunda-feira devido ao desfile das Marchas Populares. O trânsito na cidade terá outros constrangimentos desde hoje devido a outras comemorações.

Lusa

Num comunicado hoje divulgado, a Câmara de Lisboa adianta, entretanto, que, apesar de o desfile ser apenas na noite de domingo, "a partir de sexta-feira fica condicionado o acesso à Avenida da Liberdade pela Rua Manuel de Jesus Coelho, com interrupção total da circulação".

No domingo, "entre a 01:00 e as 05:00, é interrompida a circulação na faixa central da Avenida da Liberdade, no troço compreendido entre a Rua Alexandre Herculano e a Rua das Pretas". Mais tarde, a partir das 14:00, "é condicionada a circulação na via BUS da Avenida, mantendo-se a restante circulação. Pelas 17:30, "a faixa central da Av. da Liberdade é encerrada à circulação, no troço entre a Rua Alexandre Herculano e os Restauradores (junto ao teatro D. Maria II), mantendo-se a circulação nas laterais, e o acesso ao Rossio apenas poderá ser efetuado por transportes públicos".

Às 18:30 será interrompida a circulação "na Avenida da Liberdade a partir do Marquês de Pombal e nos Restauradores, o acesso ao Marquês de Pombal fica restrito a transportes públicos e nas laterais da Avenida da Liberdade apenas poderão circular veículos prioritários e acessos a garagens, hotéis e parques de estacionamento".

A partir dessa hora, e "face à concentração dos marchantes, também a Rua Duque de Palmela e a Rua Braancamp estarão condicionadas à circulação".

A partir das 20:00, a interrupção da circulação "estende-se ao Rossio, exceto para os autocarros da Carris".

A circulação deverá ser reaberta pelas 08:00 de segunda-feira, "desde que estejam reunidas todas as condições de segurança".

Em alternativa, a Câmara de Lisboa aconselha que "o trânsito proveniente do Saldanha em direção ao Marquês de Pombal faça um desvio na Avenida Fontes Pereira de Melo para a Avenida António Augusto de Aguiar ou para a entrada no túnel do Marquês de Pombal" e que "o trânsito proveniente das Amoreiras em direção ao Marquês de Pombal faça um desvio na Avenida Joaquim António de Aguiar para a Rua Castilho ou na entrada no túnel do Marquês de Pombal".

Também no domingo, mas devido a um passeio de cicloturismo, haverá condicionamentos de trânsito em diversas artérias das freguesias de Beato, Areeiro, Alvalade, Olivais, Marvila, Santa Maria Maior, Alcântara, Belém, Benfica, Avenidas Novas e Penha de França, sendo as alterações à circulação e os respetivos desvios de trânsito coordenados no local pela polícia.

Os condicionamentos de trânsito em Lisboa, porém, começaram já hoje devido às comemorações do Dia de Portugal.

Em comunicado, a Câmara de Lisboa adianta que hoje esteve "interrompida a circulação viária entre as 10:00 e as 11:00 na Avenida Ribeira das Naus".

Na quinta-feira, "a circulação é interrompida das 08:00 às 13:00 no troço das avenidas Infante D. Henrique, Ribeira das Naus, Cais do Sodré e 24 de Julho, compreendido entre a Avenida Mouzinho de Albuquerque e a Avenida D. Carlos I, para o tráfego proveniente de nascente e de poente, bem como em toda a Baixa a partir dos Restauradores, para o tráfego proveniente de norte".

Já na sexta-feira, a circulação será interrompida nas mesmas artérias de quinta-feira a partir das 06:00. O tráfego automóvel "reabrirá a partir das 04:00 de sábado".

Os desvios de trânsito e alterações à circulação serão coordenados pela polícia.

A Cerimónia Militar do Dia de Portugal, que inclui um desfile aéreo e um outro naval, realiza-se entre as 10:00 e as 12:00 de sexta-feira, no Terreiro do Paço.

Lusa

  • Marcelo lembra as consequências da demissão de Vítor Gaspar
    1:06

    Caso CGD

    O Presidente da República reitera que o assunto Caixa Geral de Depósitos está fechado. Em entrevista à TVI, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou esta segunda-feira as consequências que a demissão de Vítor Gaspar, ministro das Finanças em 2013, provocou no sistema financeiro para justificar o facto de ter intervindo na polémica com as SMS trocadas entre Mário Centeno e António Domingues.

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Pelo menos 18 detidos em protestos no Rio de Janeiro

    Mundo

    Pelo menos 18 pessoas foram esta segunda-feira detidas no Rio de Janeiro, Brasil, depois de confrontos com a polícia durante um protesto contra a privatização da empresa pública de saneamento, que serve o terceiro estado mais povoado do país.

  • O momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado
    1:21

    Mundo

    A investigação ao homicídio do meio-irmão do líder da Coreia do Norte no aeroporto da capital da Malásia está a provocar uma crise diplomática entre os dois países. Esta segunda-feira, um canal de televisão japonês divulgou imagens das câmaras de vigilância do aeroporto que alegadamente captam o momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado.

  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.