Tino de Rans vai formar partido e referendar o nome em viagem pelo país
08.06.2016 17h11
O candidato das últimas eleições presidenciais Vitorino Silva, conhecido por "Tino de Rans", vai formar um partido político e referendar o seu nome numa viagem de 24 horas pelo país no próximo dia 10 de junho.
HUGO DELGADO
A sigla do partido será sempre PA, relativa a "Povo Acordado" ou a "Partido Ânimo", uma escolha que o antigo candidato à presidência da República vai deixar a quem deposite um voto numa urna que vai levar - num carrinho de mão - do Algarve a Trás-os-Montes em pleno Dia de Portugal e das Comunidades.
"Vou percorrer 18 distritos num só dia", garantiu Vitorino Silva à agência Lusa, lamentando que se resumam a Portugal continental, mas ressalvando que a votação poderá ser feita também na internet.
"Não se pode esquecer que eu tive votos que davam para encher os estádios do Dragão, de Alvalade e da Luz, porque foram 150 e tal mil", lembrou o político natural de Rans, explicando que decidiu formar um novo partido no rescaldo das últimas presidenciais, quando "as pessoas começaram a perguntar - então e agora?'"
Vitorino Silva recordou que ao longo da campanha teve "sempre o objetivo de tirar o monopólio ao partidos", que diz só incluírem representantes deles mesmos, pelo que decidiu "entrar no mesmo jogo" com um partido que represente "o povo humilde".
"Quando há 50% de pessoas que não votam, porque é que os lugares estão todos ocupados por membros dos partidos?", questionou, considerando que "é preciso alguém de fora dos partidos para fazer uma nova força política".
O líder deste projeto de novo partido vai arrancar com a digressão de um só dia no Algarve, "à meia-noite e um", partindo de Albufeira, passando "pelo interior, onde as pessoas vivem isoladas, lares de terceira idade, hospitais", realizando um retrato da "realidade do país" em 24 horas.
Parte do objetivo de Vitorino Silva é também incentivar à participação democrática, sublinhando que "se não vai o povo às urnas, então tem de ir a urna ao povo".
"Às onze da noite do dia de Portugal, vamos contar os votos às claras, debaixo de um candeeiro", frisou o político, esclarecendo que quer também perceber se a abstenção "está à esquerda ou à direita".
Lusa
Relacionados
- 2:04
Tino ganhou em Rans
Na freguesia de Rans, o presidente eleito ficou a grande distância do homem da terra, mas Vitorino Silva foi o mais votado na freguesia de Penafiel. Conseguiu mais de 60% dos votos, o dobro de Marcelo Rebelo de Sousa.
- 2:36
Tino de Rans e Manuel João Vieira em festival de Albergaria-a-Velha
Tino de Rans e Manuel João Vieira juntaram-se para uma conversa política bem-disposta. O encontro aconteceu esta semana no Festival de Humor e Arte, em Albergaria-a-Velha.
- 1:25
O 6º lugar e o telefonema ao professor
Uma das surpresas da noite eleitoral foi Vitorino Silva. Tino de Rans, como é conhecido, ficou em sexto lugar e pouco depois de saber os resultados ligou a Marcelo Rebelo de Sousa para lhe dar os parabéns.
-
Futebol, passeios de barco e muitos beijos e abraços
Pela primeira vez, existe um número tão elevado de candidatos às eleições presidenciais.Dez candidatos entregaram o processo de candidatura junto do Tribunal Constitucional: Henrique Neto, Sampaio da Nóvoa, Cândido Ferreira, Edgar Silva, Jorge Sequeira, Vitorino Silva (Tino de Rans), Marisa Matias, Maria de Belém Roseira, Marcelo Rebelo de Sousa e Paulo Morais. As fotos que se seguem marcaram uma semana de campanha eleitoral. Passeios de barco, acrobacias com uma bola de futebol, muitos beijinhos e abraços encheram os últimos dias dos candidatos a Belém. As eleições estão marcardas para o próximo dia 24.
Na Homepage
-
Capitalização da CGD eleva défice português para 2.º maior da UE em 2017
23.04.2018 às 11h07
- 0:57
Greve dos trabalhadores da EMEF pode afetar circulação no metro do Porto
23.04.2018 às 10h07
-
-
-
-
Kate Middleton deu entrada na maternidade em trabalho de parto
Está por horas o nascimento do terceiro filho dos príncipes William e Kate. A duquesa de Cambridge deu entrada, esta manhã, na maternidade do Hospital de St. Mary, em Londres.
Em atualização
23.04.2018 às 8h40
-
Presidente francês inicia hoje visita de Estado aos EUA
Emmanuel Macron, Presidente francês, inicia hoje uma visita de três dias a Washington, onde deverá apelar ao Presidente norte-americano para que mantenha o acordo nuclear iraniano e o envolvimento dos EUA na Síria.
23.04.2018 às 9h45
-
Retomadas buscas por pescador desaparecido no rio Minho
As operações de busca pelo pescador desaparecido no rio Minho, em Alvaredo, Melgaço, distrito de Viana do Castelo, foram retomadas às 07:30 de hoje, disse à Lusa uma fonte da Polícia Marítima de Caminha.
23.04.2018 às 8h54
- 2:30
"O Sporting consegue aliar aos bons resultados, boas exibições"
23.04.2018 às 8h30
-
Pelo menos 20 mortos e 30 feridos em bombardeamento aéreo saudita no Iémen
23.04.2018 às 10h50
- 1:40
- 0:46
Cão parcialmente cego e surdo salva criança na Austrália
Na Austrália, uma história está a emocionar o mundo. Um cão parcialmente cego e surdo salvou, na semana passada, uma criança de 3 anos que estava desaparecida.
22.04.2018 às 16h50
- 3:09
Foi multada porque avisou polícia sobre despejo de lixo na rua
Em Carnaxide, uma mulher apresentou queixa por causa do despejo de monos na rua. Até aqui tudo bem, inclusive quando a polícia dá início ao processo. O problema surge quando a multa é passada a quem se queixou e o caso se arrasta em tribunal.
22.04.2018 às 21h15