sicnot

Perfil

País

Confirmada ninhada de quatro linces nascidos em março no Vale do Guadiana

Não são dois nem três, mas sim quatro os linces filhos de Lagunilla, a fêmea de lince ibérico nascida em cativeiro em Espanha em 2013 e solta em Mértola em 2015. A confirmação foi dada agora pelo Instituto da conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) que conseguiu fotografar mãe e crias. São agora 22 os linces ibéricos a viverem na natureza em Portugal.

Lagunilla com as suas quatro crias.

Lagunilla com as suas quatro crias.

ICNF

Lagunilla, agora com quatro crias, foi solta em Mértola em 2015.

Lagunilla, agora com quatro crias, foi solta em Mértola em 2015.

"Após cerca de 1 mês de seguimento fotográfico das crias de Lagunilla, (...) foi possível constatar que a ninhada era composta por quatro exemplares e não por três como inicialmente se pensava", revela o ICNF em comunicado enviado às redações.

A fotografia foi tirada a cerca de 500 metros do local onde pela primeira vez se percebeu que Lagunilla tinha tido filhos, em maio deste ano. "O parto terá ocorrido entre 2 e 8 de março deste ano e a 12 de maio os técnicos do ICNF conseguiram observar e fotografar duas crias que terão cerca de 2 meses admitindo-se a existência de uma terceira", escrevia na altura o ICNF.

"Ninhadas de quatro exemplares não são muito comuns, nem a sobrevivência de todas as crias ao final do 3º mês de vida. Este facto e a boa condição física que aparentam as crias, são excelentes indicadores de condições favoráveis à estabilização de uma população futura de Lince do local escolhido para a reintrodução, nomeadamente disponibilidade de coelho bravo", refere o ICNF.

A primeira cria de uma fêmea solta em Portugal - Jacarandá, libertada a 16 de dezembro de 2014 - nasceu uma semana antes do parto de Lagunilla.

O lince tem sido introduzido em Portugal com sucesso, ainda que seja uma experiência recente, através do projeto LIFE+Iberlince.

Desde que começou a libertação de exemplares de lince ibérico em Portugal, em dezembro de 2014, já foram introduzidos na natureza 19 animais, no Parque Natural do Vale do Guadiana, no âmbito do projeto e nas duas épocas de reintrodução, mas só 17 estão vivos, após a morte de duas fêmeas.

A soma dos 17 linces ibéricos libertados e vivos e das cinco crias nascidas no Parque Natural do Vale do Guadiana perfaz um total de 22 exemplares da espécie a viverem livres na natureza em Portugal.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • Bruno de Carvalho e Octávio Machado suspensos

    Desporto

    O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, e o diretor-geral para o futebol, Octávio Machado, foram esta terça-feira suspensos pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, na sequência de uma queixa apresentada pelo Benfica em novembro de 2015.

  • Corredora exausta é levada ao colo até à meta na meia maratona do amor
    1:06

    Mundo

    Aconteceu este domingo em Filadélfia, EUA. A poucos metros da meta uma corredora exausta é amparada por dois colegas. Mas o cansaço é tanto que fica sem força nas pernas. É quando aparece a terceira ajuda. Um homem volta para trás e leva-a no colo até à meta. A centímetros do fim larga-a para que a corredora possa atravessar a meta pelo seu próprio pé.

    Patrícia Almeida

  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

    Mundo

    Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

    Ana Rute Carvalho