sicnot

Perfil

País

Confirmada ninhada de quatro linces nascidos em março no Vale do Guadiana

Não são dois nem três, mas sim quatro os linces filhos de Lagunilla, a fêmea de lince ibérico nascida em cativeiro em Espanha em 2013 e solta em Mértola em 2015. A confirmação foi dada agora pelo Instituto da conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) que conseguiu fotografar mãe e crias. São agora 22 os linces ibéricos a viverem na natureza em Portugal.

Lagunilla com as suas quatro crias.

Lagunilla com as suas quatro crias.

ICNF

Lagunilla, agora com quatro crias, foi solta em Mértola em 2015.

Lagunilla, agora com quatro crias, foi solta em Mértola em 2015.

"Após cerca de 1 mês de seguimento fotográfico das crias de Lagunilla, (...) foi possível constatar que a ninhada era composta por quatro exemplares e não por três como inicialmente se pensava", revela o ICNF em comunicado enviado às redações.

A fotografia foi tirada a cerca de 500 metros do local onde pela primeira vez se percebeu que Lagunilla tinha tido filhos, em maio deste ano. "O parto terá ocorrido entre 2 e 8 de março deste ano e a 12 de maio os técnicos do ICNF conseguiram observar e fotografar duas crias que terão cerca de 2 meses admitindo-se a existência de uma terceira", escrevia na altura o ICNF.

"Ninhadas de quatro exemplares não são muito comuns, nem a sobrevivência de todas as crias ao final do 3º mês de vida. Este facto e a boa condição física que aparentam as crias, são excelentes indicadores de condições favoráveis à estabilização de uma população futura de Lince do local escolhido para a reintrodução, nomeadamente disponibilidade de coelho bravo", refere o ICNF.

A primeira cria de uma fêmea solta em Portugal - Jacarandá, libertada a 16 de dezembro de 2014 - nasceu uma semana antes do parto de Lagunilla.

O lince tem sido introduzido em Portugal com sucesso, ainda que seja uma experiência recente, através do projeto LIFE+Iberlince.

Desde que começou a libertação de exemplares de lince ibérico em Portugal, em dezembro de 2014, já foram introduzidos na natureza 19 animais, no Parque Natural do Vale do Guadiana, no âmbito do projeto e nas duas épocas de reintrodução, mas só 17 estão vivos, após a morte de duas fêmeas.

A soma dos 17 linces ibéricos libertados e vivos e das cinco crias nascidas no Parque Natural do Vale do Guadiana perfaz um total de 22 exemplares da espécie a viverem livres na natureza em Portugal.

  • Trabalharia horas extra sem ser pago? E feriados?  
    1:25
  • Visita de Estado ao Luxemburgo
    1:34

    País

    O Presidente da República chega esta noite ao Luxemburgo para uma visita de Estado de dois dias. O contacto com a comunidade portuguesa, que é a maior comunidade no país, vai ser um dos pontos fortes da visita.

    Enviados SIC

  • UE dá "luz verde" para início das negociações do Brexit

    Brexit

    Os 27 Estados-membros da União Europeia aprovaram esta segunda-feira a autorização para o início das negociações do Brexit, indicando formalmente o final de junho para início do processo de saída do Reino Unido, que se prolongará por dois anos.