sicnot

Perfil

País

Jerónimo de Sousa diz que situação de Portas na Mota Engil é eticamente inaceitável

O secretário-geral do PCP disse hoje à Lusa, em Lisboa, que a contratação do ex-vice-primeiro-ministro Paulo Portas pelo grupo Mota Engil é eticamente inaceitável.

In\303\241cio Rosa

"Considero que pode ser legítima e pode ser legal, mas convenhamos que, no plano ético, é difícil de aceitar", disse Jerónimo de Sousa, depois de questionado pela agência Lusa sobre a recente entrada do ex-vice-primeiro-ministro Paulo Portas no grupo construtor Mota Engil.

Para o secretário-geral do PCP a questão ética deve ser sublinhada e recordou que os comunistas já apresentaram várias propostas de regulação sobre esta matéria na Assembleia da República.

"Nessa área, nós já apresentamos, no passado recente, várias iniciativas que não tiveram vencimento. Mas, insisto, não basta legitimidade, não basta legalidade porque à mulher de César não basta ser, é preciso parecer. Neste caso a questão ética está colocada", acrescentou.

Paulo Portas, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, da Defesa e ex-vice-primeiro-ministro, vai apoiar a Mota Engil na internacionalização e criação de um conselho estratégico para a América Latina, disse na segunda-feira o presidente do Conselho de Administração do grupo construtor, António Mota.

"O doutor Paulo Portas entrará como consultor e o objetivo é apoiar-nos na internacionalização, com grande incidência na América Latina, mas também para outros mercados onde a Mota Engil ainda não está presente", afirmou António Mota, quando questionado pela Lusa sobre quais as funções que o ex-vice-primeiro-ministro do Governo liderado por Pedro Passos Coelho iria exercer.

O responsável e acionista do grupo adiantou que Paulo Portas vai criar um conselho estratégico dentro da Mota Engil para a América Latina, que será composto por elementos do grupo e por pessoas dos países onde a empresa já está presente, como é o caso do México, Colômbia, Peru e Brasil.

A Mota Engil marca atualmente presença em 22 países, repartidos por três áreas geográficas: Europa, África e América Latina, segundo a informação disponível na página do grupo na internet.

O lucro da Mota Engil disparou para 64 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, um crescimento face aos 3,4 milhões de euros do período homólogo de 2015.


Lusa

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • CGTP acusa PT de ilegalidades no dia da greve
    0:46

    Economia

    A CGTP pede a intervenção do Governo na PT. Esta quinta-feira, na SIC Notícias, Arménio Carlos acusou a empresa de estar a cometer mais uma ilegalidade, ao ter requisitado trabalhadores para cumprir serviços mínimos uma semana antes do permitido por lei.

  • Altice responde a António Costa
    1:33

    Economia

    A Altice respondeu ao Governo, na sequência das críticas de António Costa, lamentando que Portugal não reconheça a importância dos investimentos que o grupo faz no país. A dona da PT inaugurou esta quinta-feira um novo call center em Vieira do Minho e, na sexta-feira, está marcada uma greve geral dos trabalhadores da PT.

  • Protesto dos enfermeiros é "ilegal"
    2:37
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26

    Aqui há História

    Os baixios da barra do Tejo já foram cemitério de centenas de embarcações. Uma delas foi o Patrão Lopes, o navio de salvamento que saía para o mar quando todos fugiam das tempestades. Foram cinco dias em agonia até naufragar no Bugio, num caso que acabou na barra do tribunal. 80 anos depois, a SIC mergulhou no Patrão Lopes porque "Aqui Há História".

  • Sismo de magnitude 6.9 na Turquia

    Mundo

    Um forte sismo com magnitude 6.9 na escala de Richter fez-se sentir esta quinta-feira a sul da cidade turca de Bodrum. A informação foi avançada pela agência norte-americana de Geologia.