sicnot

Perfil

País

Barragem do Tua deverá entrar em funcionamento em 2017

Barragem do Tua deverá entrar em funcionamento em 2017

A barragem do Tua começa a encher este mês e deverá entrar em funcionamento já no próximo ano. Antes da alteração da paisagem do vale e o rio dê lugar a um lago de 420 hectares, a SIC registou os últimos momentos do rio selvagem e ouviu os receios das populações das aldeias ribeirinhas.

  • Manifestantes fazem protesto silencioso no Parlamento contra barragem do Tua
    0:29

    País

    No fim do debate parlamentar desta quinta-feira, houve, nas galerias do Parlamento, um breve protesto silencioso. Alguns signatários da petição pela suspensão da construção da barragem do Tua assistiam ao debate e, no final, levantaram-se e mostraram t-shirts. A polícia acabou por intervir e convidar os peticionários a sair do Hemiciclo. A Assembleia da República discutiu dois projetos de resolução do Bloco de Esquerda e dos Verdes, que consideram que a construção da barragem não beneficia o país, mas a EDP.

  • Seca extrema agrava-se no interior alentejano, produção de trigo pode cair 40%
    6:22

    País

    A falta de chuva está a provocar prejuízos na agricultura, em especial no setor dos cereais, como o trigo que, este ano, deverá registar uma quebra de 40% na produção. O repórter Luís Godinho convidou o agricultor e professor de Ciências Agrárias na Universidade de Évora, Ricardo Freixial, para explicar os prejuízos que a seca está a provocar nas culturas e a sustentabilidade da agricultura portuguesa perante as alterações climáticas.