sicnot

Perfil

País

Primeiro-ministro inaugura dia 18 o primeiro "espaço do cidadão" em Paris

O primeiro-ministro anunciou hoje que vai inaugurar no próximo sábado, dia 18, o primeiro "espaço do cidadão" em Paris, onde os portugueses poderão tratar de 60 serviços, desde a carta da condução ao registo criminal.

ETIENNE LAURENT/POOL

António Costa fez este anúncio no palco da festa portuguesa da Rádio Alfa, que anualmente junta milhares de pessoas, nos arredores de Paris, onde também estavam o Presidente da República, o ministro da Defesa, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, e deputados eleitos pela emigração.

"No próximo dia 18, eu e o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas teremos a oportunidade de inaugurar aqui em Paris o primeiro espaço do cidadão, onde será possível tratar diretamente com mais de oito entidades diferentes em Portugal", declarou, recebendo palmas da assistência.

António Costa acrescentou que nesse espaço os cidadãos portugueses poderão tratar de "mais de 60 serviços diferentes, sem terem de ir a Portugal, desde a carta de condução ao registo criminal, para que seja cada vez menos difícil ser português fora de Portugal".

Em seguida, o primeiro-ministro comunicou aos emigrantes e lusodescendentes que durante esta visita a Paris o Presidente francês, François Hollande, "teve a oportunidade de dizer que considera prioritário investir no ensino da língua portuguesa", considerando-a "uma língua global", e não apenas para os portugueses.

"E isso é um passo de gigante para o ensino do português aqui em França", considerou.

No dia 18, o primeiro-ministro, António Costa, assistirá ao jogo de Portugal contra a Áustria, precisamente em Paris.

No final deste discurso, o primeiro-ministro pediu aos portugueses residentes França que apoiem a seleção nacional de futebol para que esta sinta que "está a jogar em casa" no Euro 2016 e manifestou-se confinante numa boa prestação de Portugal.

"Essa seleção vai estar aqui durante um mês a bater-se até chegar à final", vaticinou. "E é em casa que vai ganhar", rematou.

António Costa afirmou que esta visita conjunta com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa a Paris, demonstra que partilham "uma preocupação fundamental: estar cada vez mais próximo das comunidades portuguesas valorizar cada vez mais as comunidades portuguesas".

Lusa

  • Governo sírio só aceitará cessar-fogo após retirada de rebeldes
    1:29

    Mundo

    O Presidente sírio Bashar Al- Assad diz que só aceitará um acordo de cessar-fogo em Alepo que inclua a retirada de todos os rebeldes da cidade. Na Alemanha, Merkel considerou que a situação na Síria é vergonhosa devido à incapacidade da comunidade internacional aliviar o conflito.

  • Quando se confunde o pedal do travão com o acelerador
    0:38

    Mundo

    Na China, chegam imagens de um acidente fora do normal. Um homem parou o carro e saiu para cumprimentar um amigo. Enquanto conversavam, a viatura começou a descair lentamente. O condutor correu de imediato para o carro. Com as mãos já no volante, tentou evitar o pior mas em vez de carregar no travão, carregou no acelerador.

  • Como (não) travar no gelo
    1:02

    Mundo

    Um vídeo gravado em Montreal, no Canadá, mostra como é quase impossível travar em estradas cobertas de gelo.