sicnot

Perfil

País

Sete concelhos de Portugal continental com risco muito elevado de incêndio

Sete concelhos de Portugal continental apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet.

(Arquivo)

(Arquivo)

LU\303\215S FORRA

De acordo com o IPMA, estão sob risco muito elevado de incêndio os concelho de Alcoutim, Tavira, São Brás de Alportel e Loulé, no distrito de Faro, Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco, e Mação e Sardoal, no distrito de Santarém.

Há ainda 39 concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Santarém, Évora, Setúbal, Beja e Faro com risco elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje, nas regiões norte e centro, céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado nas regiões do litoral até meio da manhã e para o final do dia, podendo persistir em alguns locais.

Possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no Minho no final do dia e uma pequena subida de temperatura.

O vento soprará fraco a moderado predominando de noroeste, soprando moderado litoral a sul do Cabo Carvoeiro e nas terras altas da região Centro, em especial a partir da tarde, por vezes com rajadas até 60 km/h. Para a região sul, as previsões apontam para céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado nas regiões do litoral oeste até ao início da manhã, e uma pequena subida da temperatura.

O vento estará fraco a moderado de noroeste, soprando moderado no litoral oeste e nas terras altas, em especial a partir da tarde, por vezes com rajadas até 60 km/h.

Para a região da Madeira, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, com o vento a soprar fraco a moderado de nor-nordeste, tornando-se moderado a forte nas terras altas para o final do dia. Nos Açores, as previsões apontam para o grupo ocidental (Flores e Corvo) céu muito nublado, com boas abertas na costa nordeste, e períodos de chuva fraca ou chuvisco.

Nos grupos central (Graciosa, São Jorge, Terceira, Faial e Pico) e oriental (São Miguel e Santa Maria) o céu estará muito nublado, com boas abertas especialmente na costa norte, e períodos de chuva fraca ou chuvisco.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 26 graus Celsius em Lisboa, 21 no Porto, 32 em Faro, 22 em Santa Cruz das Flores, Horta e Ponta Delgada, 21 em Angra do Heroísmo e 25 no Funchal.

Lusa

  • Senegal surpreende e vence a Polónia por 2-1

    Mundial 2018 / Polónia

    O Senegal venceu hoje a Polónia por 2-1 num jogo a contar para o grupo H do Mundial da Rússia. Na primeira parte, os "leões de Teranga" beneficiaram de um golo na própria baliza marcado por Thiago Cionek aos 37 minutos. A vantagem no marcador veio trazer estabilidade ao Senegal que conseguiu firmar a superioridade com um golo de M´Baye Niang aos 60 minutos. Perto do final do jogo, o polaco Grzeg Krychowiak marcou na baliza de Khadim N'Diaye, mas foi insuficiente para derrotar o Senegal.

  • Japão ganha nova esperança ao derrotar a Colômbia (2-1)

    Mundial 2018 / Colômbia

    No primeiro jogo do grupo H, a Colômbia foi derrotada pelo Japão. Um dos momentos altos do jogo aconteceu logo ao minuto 4 quando, na sequência de uma falta de Carlos Sanchez, o árbitro assinalou um penálti a favor da equipa japonesa. O colombiano levou um cartão vermelho, depois de ter intercetado um remate do Japão com a mão. Apesar da desvantagem numérica, a Colômbia iguala o marcador aos 39 minutos com um livre de Quintero. Contudo, Yuya Osako colocou o Japão novamente em vantagem aos 73 min.

  • Achilles, o gato que adivinha os resultados do Mundial
    0:44

    Desporto

    Depois do polvo Paul no Mundial de 2010 e do elefante Zella no Europeu de 2016, este ano, o gato Achilles é o adivinho dos jogos do Mundial na Rússia. O felino acertou na vitória da Rússia frente à Arábia Saudita e já fez a aposta para a partida entre os russos e o Egipto, que decorre esta terça-feira, a partir das 19:00.

  • Hospitais públicos à beira da rutura
    2:28
  • Repitam comigo: Portugal vai ser campeão do Mundo
    4:56
  • OMS inclui dependência dos videojogos na lista de doenças mentais

    Mundo

    A Organização Mundial de Saúde (OMS) incluiu a dependência de videojogos na lista de doenças mentais, uma possibilidade que tinha sido prevista no início do ano e que foi anunciada esta segunda-feira. Este pode ser mais um argumento para os pais limitarem o tempo de acesso dos filhos às consolas, computadores e todos os dispositivos com videojogos.

    SIC

  • "Estou a ser posta porta fora (...) faço o que vocês me disserem"
    2:43
  • Morreu o orangotango mais velho do mundo

    Mundo

    O orangotango mais velho do mundo morreu aos 62 anos no jardim zoológico de Perth, no norte da Austrália, deixando 54 descendentes, anunciou esta terça-feira a instituição.

  • Milionários aumentam... e as suas fortunas também

    Mundo

    O número de milionários mundiais cresceu em 2017 e o seu nível de riqueza aumentou pelo sexto ano consecutivo, ultrapassando pela primeira vez os 70 biliões de dólares (60,5 biliões de euros), segundo um estudo divulgado esta terça-feira.