sicnot

Perfil

País

Sete concelhos de Portugal continental com risco muito elevado de incêndio

Sete concelhos de Portugal continental apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet.

(Arquivo)

(Arquivo)

LU\303\215S FORRA

De acordo com o IPMA, estão sob risco muito elevado de incêndio os concelho de Alcoutim, Tavira, São Brás de Alportel e Loulé, no distrito de Faro, Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco, e Mação e Sardoal, no distrito de Santarém.

Há ainda 39 concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Santarém, Évora, Setúbal, Beja e Faro com risco elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje, nas regiões norte e centro, céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado nas regiões do litoral até meio da manhã e para o final do dia, podendo persistir em alguns locais.

Possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no Minho no final do dia e uma pequena subida de temperatura.

O vento soprará fraco a moderado predominando de noroeste, soprando moderado litoral a sul do Cabo Carvoeiro e nas terras altas da região Centro, em especial a partir da tarde, por vezes com rajadas até 60 km/h. Para a região sul, as previsões apontam para céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado nas regiões do litoral oeste até ao início da manhã, e uma pequena subida da temperatura.

O vento estará fraco a moderado de noroeste, soprando moderado no litoral oeste e nas terras altas, em especial a partir da tarde, por vezes com rajadas até 60 km/h.

Para a região da Madeira, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, com o vento a soprar fraco a moderado de nor-nordeste, tornando-se moderado a forte nas terras altas para o final do dia. Nos Açores, as previsões apontam para o grupo ocidental (Flores e Corvo) céu muito nublado, com boas abertas na costa nordeste, e períodos de chuva fraca ou chuvisco.

Nos grupos central (Graciosa, São Jorge, Terceira, Faial e Pico) e oriental (São Miguel e Santa Maria) o céu estará muito nublado, com boas abertas especialmente na costa norte, e períodos de chuva fraca ou chuvisco.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 26 graus Celsius em Lisboa, 21 no Porto, 32 em Faro, 22 em Santa Cruz das Flores, Horta e Ponta Delgada, 21 em Angra do Heroísmo e 25 no Funchal.

Lusa

  • Marcelo regressa à televisão ao domingo
    0:36

    Programas

    Um ano depois de ser eleito, entre o sucesso popular e o compromisso político, eis a primeira entrevista do Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa regressa à televisão ao domingo, para uma entrevista exclusiva no Jornal da Noite da SIC.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Passos Coelho apela à reforma do IRC
    0:38

    Economia

    Passos Coelho critica o que diz ser um aumento do salário minimo nacional feito de forma irresponsável e sugere ao Governo que retome a reforma do IRC. No discurso de encerramento do congresso do PSD-Açores, o líder social democrata reafirmou que o Governo não pode contar com o PSD quando há divergências na "geringonça".

  • Oceanário de Lisboa dá formação sobre impacto da acumulação de plásticos nos oceanos
    2:37