sicnot

Perfil

País

Cinco concelhos dos distritos de Faro e Beja com risco muito elevado de incêndio

Cinco concelhos dos distritos de Faro e de Beja apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

(Arquivo)

(Arquivo)

PAULO NOVAIS


De acordo com informação disponível na página do IPMA na Internet, estão em risco muito elevado de incêndio os concelhos de Alcoutim, Tavira, Loulé e São Brás de Alportel, no distrito de Faro, e Barrancos, no distrito de Beja.

Há ainda 49 concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Beja, Faro e Setúbal com risco elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre 'reduzido' e 'máximo'.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Quanto ao estado do tempo, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje, nas regiões norte e centro, céu geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir da tarde, e uma pequena descida da temperatura máxima. Prevê-se períodos de chuva fraca ou chuvisco nas regiões do litoral, em especial no Minho, até ao final da manhã. O vento soprará fraco a moderado de noroeste, soprandomoderado no litoral a sul do Cabo Carvoeiro em especial durante a tarde, e sendo moderado a forte nas terras altas.

Para a região sul, as previsões apontam para céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado nas regiões do litoral oeste até meio da manhã, e uma pequena descida da temperatura máxima nas regiões do interior.

O vento estará fraco a moderado de noroeste, soprando moderado a forte no litoral oeste e nas terras altas, por vezescom rajadas até 65 km/h.

Para a Madeira, são esperados períodos de céu muito nublado e possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentesnorte e terras altas até final da manhã.

Nas ilhas açorianas Flores e Corvo (grupo ocidental) o céu apresentar-se-á muito nublado, prevendo-se também neblinas ou nevoeiro.

Estão também previstos períodos de chuva, passando a aguaceiros fracos para a noite.

O céu também estará muito nublado no grupo central (Graciosa, São Jorge, Terceira, Faial e Pico), prevendo-se períodos de chuva fraca ou chuvisco.

Para o grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) preveem-se períodos de céu muito nublado com boas abertas.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 23 graus Celsius em Lisboa, 21 no Porto, 33 em Faro, 26 no Funchal e 22 em Ponta Delgada.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.