sicnot

Perfil

País

Sindicatos denunciam cortes salariais superiores a 40% no Ensino Superior

Sindicatos denunciam cortes salariais superiores a 40% no Ensino Superior

Os sindicatos e os professores contratados a tempo parcial nas universidade e politécnicos acusam as instituições de cortes salariais superiores a 40%. Os despachos já aprovados no Porto, em Coimbra, no ISCTE e em Évora podem originar casos de doutorados a ganhar 650 euros por mês.

  • Governo estuda possibilidade de politécnicos atribuírem doutoramentos
    1:37

    País

    O Governo está a avaliar a possibilidade de os politécnicos passarem a atribuir doutoramentos. A proposta do Ministério da Ciência e Ensino Superior passa por criar cursos com uma forte componente profissional e tecnológica.Apenas os politécnicos de Lisboa, Porto, Coimbra e Leiria terão condições para atribuir o grau de doutoramento.

  • Milhares estreiam novo modelo de avaliação do ensino básico
    2:23

    País

    Milhares de alunos estão a estrear o novo modelo de avaliação do ensino básico.As provas de aferição realizam-se pela primeira vez no 2.º, 5.º e 8.º ano e trazem duas novidades: a avaliação oral em Português e o relatório que será entregue aos pais sobre o desempenho dos filhos. Os alunos do 2º e 5º ano fizeram a prova de manhã, os do 8º vão realizá-la às 14h30.

  • O fim do julgamento do caso BPN, seis anos depois
    2:26

    País

    O antigo presidente do BPN José Oliveira Costa tentou adiar o fim do julgamento principal do caso com um recurso para o Tribunal Constitucional. Apesar disso, a leitura do acórdão continua marcada para esta quarta-feira, quase seis anos e meio depois de os 15 arguidos se terem sentado pela primeira vez no banco dos réus.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Saída do Procedimento por Défice Excessivo marca debate no Parlamento
    1:40
  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.