sicnot

Perfil

País

Fisco fiscaliza em "larga escala" veículos de mercadorias e de passageiros em junho

A Autoridade Tributária anunciou hoje ter em curso este mês uma operação de "larga escala" a veículos de mercadorias e de passageiros, para controlar documentos de transporte e de faturação de mercadorias e a utilização indevida de gasóleo colorido.

(Arquivo)

(Arquivo)

SIC

O objetivo da operação, explica a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), numa nota do Ministério das Finanças hoje divulgada, é cumprir o objetivo estratégico de combate à fraude e evasão fiscais e aduaneiras e à economia paralela.

"Estão a ser desenvolvidas, durante o mês de junho, ações no terreno, em larga escala, a nível nacional, nas vertentes tributária e aduaneira, incidindo sobre o controlo de bens em circulação nas principais vias rodoviárias", lê-se naquela nota.

A AT definiu os veículos de mercadorias em geral, bem como os veículos automóveis ligeiros, como alvos preferenciais das suas ações que visam, nomeadamente, controlar documentos de transporte e de faturação, mercadorias sujeitas a Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA), Impostos Especiais sobre o Consumo (IEC), designadamente Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Produtos Energéticos (ISP) e, ainda, a utilização indevida de gasóleo colorido e marcado.

O Ministério das Finanças, naquela nota, dá ainda conta que esta é "uma de muitas ações" que vêm sendo desenvolvidas e que estão em curso e já programadas um conjunto de "outras ações" no mesmo âmbito.

Lusa

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Número de mortos de atentado em al-Bab sobe para 60

    Mundo

    O atentado bombista de hoje na cidade de al-Bab (Norte da Síria), capturada na quinta-feira ao Estado Islâmico, fez pelo menos 60 mortos, de acordo com um novo balanço noticiado pela agência de notícias estatal turca Andadolu.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.