sicnot

Perfil

País

Governo avança em setembro com reforma da justiça económica

O primeiro-ministro afirmou hoje que a Unidade de Missão para a Capitalização de Empresas apresentará na quinta-feira o seu relatório final e que em setembro serão aprovadas medidas num Conselho de Ministros sobre justiça económica.

MARIO CRUZ / LUSA

Este calendário de iniciativas do Governo foi avançado pelo primeiro-ministro, António Costa, num almoço com empresários da Câmara do Comércio, ainda antes de ter referido que dedicará as suas duas próximas semanas a reuniões com as principais empresas exportadoras do país, tendo como objetivo aumentar o grau de internacionalização da economia portuguesa.

"Logo no início do mandato deste Governo criámos uma Unidade de Missão para a Capitalização de Empresas, coordenada pelo engenheiro José António Barros", entidade que irá apresentar na quinta-feira à respetiva comissão de acompanhamento "o relatório final do seu trabalho", declarou o líder do executivo.

Nesse relatório final, de acordo com o primeiro-ministro, "há uma panóplia vasta de medidas que vão desde a área da fiscalidade à agilização do mercado de capitais".

Medidas que visam "responder de forma positiva às necessidades das empresas, dando-lhe melhores condições de reforço de níveis de capitais próprios", justificou.

Além do programa Simplex+ para a modernização do Estado e dos programas Industria 4.0 e Startup Portugal, António Costa referiu que se realizará em setembro um Conselho de Ministros temático sobre justiça económica.

Um Conselho de Ministros no qual será aprovado "um conjunto de propostas vindo da Unidade de Missão para a Capitalização de Empresas em matérias de insolvências e de transmissão de partes de capital", acrescentou.

Lusa

  • O resgate dos passageiros do naufrágio em Cascais
    1:48
  • É importante que "as pessoas não tenham medo" de denunciar o tráfico humano
    0:48

    País

    Manuel Albano, relator nacional para o tráfico de pessoas, concorda com a ideia de que é necessário continuar a investir na inspeção e na fiscalização para travar o tráfico de seres humanos, mas rejeita a denúncia do sindicato dos trabalhadores do SEF, que esta quinta-feira alertou para a "falta de controlo".

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
  • Salas de consumo assistido previstas na lei há 17 anos
    3:01
  • O que faz um guaxinim às duas da manhã num quartel de bombeiros?

    Mundo

    Os animais são muitas vezes os protagonistas de histórias incríveis ou até insólitas. Desde o cão mais pequeno ao urso mais assustador. Desta vez, o principal interveniente é um guaxinim, que foi levado até um quartel de bombeiros por uma dona muito preocupada. Porquê? O animal estava sob o efeito de drogas.

    SIC

  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC