sicnot

Perfil

País

Governo avança em setembro com reforma da justiça económica

O primeiro-ministro afirmou hoje que a Unidade de Missão para a Capitalização de Empresas apresentará na quinta-feira o seu relatório final e que em setembro serão aprovadas medidas num Conselho de Ministros sobre justiça económica.

MARIO CRUZ / LUSA

Este calendário de iniciativas do Governo foi avançado pelo primeiro-ministro, António Costa, num almoço com empresários da Câmara do Comércio, ainda antes de ter referido que dedicará as suas duas próximas semanas a reuniões com as principais empresas exportadoras do país, tendo como objetivo aumentar o grau de internacionalização da economia portuguesa.

"Logo no início do mandato deste Governo criámos uma Unidade de Missão para a Capitalização de Empresas, coordenada pelo engenheiro José António Barros", entidade que irá apresentar na quinta-feira à respetiva comissão de acompanhamento "o relatório final do seu trabalho", declarou o líder do executivo.

Nesse relatório final, de acordo com o primeiro-ministro, "há uma panóplia vasta de medidas que vão desde a área da fiscalidade à agilização do mercado de capitais".

Medidas que visam "responder de forma positiva às necessidades das empresas, dando-lhe melhores condições de reforço de níveis de capitais próprios", justificou.

Além do programa Simplex+ para a modernização do Estado e dos programas Industria 4.0 e Startup Portugal, António Costa referiu que se realizará em setembro um Conselho de Ministros temático sobre justiça económica.

Um Conselho de Ministros no qual será aprovado "um conjunto de propostas vindo da Unidade de Missão para a Capitalização de Empresas em matérias de insolvências e de transmissão de partes de capital", acrescentou.

Lusa

  • Reclusos que fugiram de Caxias tiveram cúmplices
    1:59

    País

    Uma falha de Portugal poderá explicar a libertação de um dos dois chilenos que fugiram de Caxias e foram apanhados em Espanha. As autoridades portuguesas atrasaram-se a enviar o mandado de detenção e a polícia espanhola libertou o fugitivo. Na investigação da fuga, acredita-se que os 3 reclusos tiveram cúmplices e a namorada de um deles já foi interrogada.

  • Jovem indiano acorda a caminho do próprio funeral

    Mundo

    Um jovem indiano chocou os seus parente e amigos, depois de acordar no caminho para o seu próprio funeral. No mês antes, Kumar Marewad foi levado para o hospital após ser mordido por um cão de rua, ficando em estado grave.

  • Bilhete de desculpas valeu uma bolsa de estudo

    Mundo

    Um jovem chinês ganhou uma bolsa de estudos no valor de 10 mil yuan (cerca de 1.380 euros), depois de danificar acidentalmente um carro de luxo. Isto, porque após os estragos, o jovem deixou um bilhete de desculpas ao dono, assim como todo o dinheiro que tinha com ele, como compensação.