sicnot

Perfil

País

"Obelox" e "Asterox" distribuem granito para promover setor em Vila Real

Uma delegação de Vila Pouca de Aguiar, liderada por "Obelox" e "Asterox", tomou hoje de assalto Vila Real para distribuir pequenos blocos de granito e promover a feira de um setor que rende 100 milhões de euros anuais.

A ação de rua decorreu no centro da cidade de Vila Real e teve como objeto divulgar e apresentar mais uma edição da Feira do Granito de Vila Pouca de Aguiar, que se realiza entre sexta-feira e domingo.

"Obelox" e "Asterox", personagens interpretadas por atores da companhia de teatro Filandorra e inspiradas nos heróis gauleses da banda desenhada Obelix e Asterix, lideraram a comitiva que percorreu algumas das principais ruas da sede de distrito e que ofereceu aos comerciantes e transeuntes pequenos blocos de granito.

Durante a manhã, a música das gaitas de foles foram abrindo caminho à delegação, em que se destacava a personagem forte de "Obelox", com uma peruca loira, as calças às riscas azuis e brancas e o menir às costas, só que aqui o grande bloco, em vez de pedra, era feito de esferovite.

"O granito é o principal setor económico de Vila Pouca de Aguiar. É o setor com mais expressão económica e o mais empregador", afirmou aos jornalistas vereador Duarte Marques.

Pelo concelho de Vila Pouca de Aguiar, espalham-se cerca de 50 empresas ligadas à extração e transformação de granito, que empregam à volta de 2.000 pessoas.

Segundo Duarte Marques, por ano são extraídas cerca de 300 mil toneladas e o volume de negócios anual envolve os 100 milhões de euros.

"O setor sentiu alguma quebra nos últimos anos, também por causa da estagnação nas obras públicas, mas está agora a recuperar", frisou o autarca.

Duarte Marques sublinhou ainda que as exportações já estão a crescer.

Organizado pela Câmara de Vila Pouca de Aguiar e a Associação dos Industriais do Granito (AIGRA), o certame apresenta-se como uma das maiores montras a nível nacional da indústria do granito.

Segundo o vereador, um dos pontos altos da Feira do Granito volta a ser o "Arrastão da Grande Pedra".

Cerca de mil populares das freguesias do concelho vão unir forças para arrastar a rocha de 12 toneladas, tratando-se de um "regresso às origens que pretende homenagear a pedra rainha da região, o granito, e destacar a força e a determinação das gentes do interior".

Antigamente, antes de se recorrer à ajuda dos animais, era com a força dos braços do homem que se transportavam as pedras para a construção de casas ou monumentos.

No recinto da feira vão estar cerca de 140 expositores, dos quais 43 ligados ao setor do granito.

O certame vai dar a conhecer "muita pedra", com especial relevo para os três granitos locais certificados do concelho: Cinza Pedras Salgadas, Amarelo Real, Cinza Telões.

A feira integra ainda a realização das Jornadas do Granito, na sexta-feira, que vai debater temas como "O regime jurídico da atividade de exploração de pedreiras", "Financiamento ao setor dos granitos" ou "Saúde, higiene e segurança do trabalho em pedreiras".

A "Capital do Granito", como se afirma Vila Pouca de Aguiar, realiza também entre os dias 29 de julho e 10 de agosto a "ExpoGranito" que será focada nos negócios com venda de produto.

Lusa

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lajes
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes. Os passageiros desembarcaram, como registou no Twitter um jornalista da Al-Jazzera que seguia a bordo. Segundo este depoimento, uma pessoa foi levada para o hospital com problemas cardíacos.

  • Óscar do turismo para empresa que gere património de Sintra
    1:51

    Cultura

    A Parques de Sintra ganhou, pelo quarto ano consecutivo, os World Travel Awards na categoria de "Melhor Empresa de Conservação do Mundo". A empresa portuguesa, que gere monumentos, parques e jardins situados na zona da Paisagem Cultural de Sintra e em Queluz, voltou a ser a única nomeada europeia na categoria, e foi a vencedora entre candidatos de todo o mundo.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.