sicnot

Perfil

País

"Obelox" e "Asterox" distribuem granito para promover setor em Vila Real

Uma delegação de Vila Pouca de Aguiar, liderada por "Obelox" e "Asterox", tomou hoje de assalto Vila Real para distribuir pequenos blocos de granito e promover a feira de um setor que rende 100 milhões de euros anuais.

A ação de rua decorreu no centro da cidade de Vila Real e teve como objeto divulgar e apresentar mais uma edição da Feira do Granito de Vila Pouca de Aguiar, que se realiza entre sexta-feira e domingo.

"Obelox" e "Asterox", personagens interpretadas por atores da companhia de teatro Filandorra e inspiradas nos heróis gauleses da banda desenhada Obelix e Asterix, lideraram a comitiva que percorreu algumas das principais ruas da sede de distrito e que ofereceu aos comerciantes e transeuntes pequenos blocos de granito.

Durante a manhã, a música das gaitas de foles foram abrindo caminho à delegação, em que se destacava a personagem forte de "Obelox", com uma peruca loira, as calças às riscas azuis e brancas e o menir às costas, só que aqui o grande bloco, em vez de pedra, era feito de esferovite.

"O granito é o principal setor económico de Vila Pouca de Aguiar. É o setor com mais expressão económica e o mais empregador", afirmou aos jornalistas vereador Duarte Marques.

Pelo concelho de Vila Pouca de Aguiar, espalham-se cerca de 50 empresas ligadas à extração e transformação de granito, que empregam à volta de 2.000 pessoas.

Segundo Duarte Marques, por ano são extraídas cerca de 300 mil toneladas e o volume de negócios anual envolve os 100 milhões de euros.

"O setor sentiu alguma quebra nos últimos anos, também por causa da estagnação nas obras públicas, mas está agora a recuperar", frisou o autarca.

Duarte Marques sublinhou ainda que as exportações já estão a crescer.

Organizado pela Câmara de Vila Pouca de Aguiar e a Associação dos Industriais do Granito (AIGRA), o certame apresenta-se como uma das maiores montras a nível nacional da indústria do granito.

Segundo o vereador, um dos pontos altos da Feira do Granito volta a ser o "Arrastão da Grande Pedra".

Cerca de mil populares das freguesias do concelho vão unir forças para arrastar a rocha de 12 toneladas, tratando-se de um "regresso às origens que pretende homenagear a pedra rainha da região, o granito, e destacar a força e a determinação das gentes do interior".

Antigamente, antes de se recorrer à ajuda dos animais, era com a força dos braços do homem que se transportavam as pedras para a construção de casas ou monumentos.

No recinto da feira vão estar cerca de 140 expositores, dos quais 43 ligados ao setor do granito.

O certame vai dar a conhecer "muita pedra", com especial relevo para os três granitos locais certificados do concelho: Cinza Pedras Salgadas, Amarelo Real, Cinza Telões.

A feira integra ainda a realização das Jornadas do Granito, na sexta-feira, que vai debater temas como "O regime jurídico da atividade de exploração de pedreiras", "Financiamento ao setor dos granitos" ou "Saúde, higiene e segurança do trabalho em pedreiras".

A "Capital do Granito", como se afirma Vila Pouca de Aguiar, realiza também entre os dias 29 de julho e 10 de agosto a "ExpoGranito" que será focada nos negócios com venda de produto.

Lusa

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • "Avançámos em primeiro lugar com incentivos às empresas"
    18:07

    Economia

    O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar do que pode ser feito depois da tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana. O governante diz que já avançou com incentivos às empresas afetadas e que neste momento o mais importante é preservar a segurança das pessoas.

    Entrevista SIC Notícias

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Gémeas correm risco de vida se não saírem de Gaza

    Mundo

    Duas irmãs gémeas siamesas correm risco de vida enquanto permanecerem em Gaza. Quem diz é o médico Alam Abu Hamba, do Hospital de Shifra, que garante que "situação complicada" das meninas não pode ser tratada por médicos no território costeiro, atulamente bloqueado pelo Egito e por Israel. Abu Hamba espera que o casal de gémeas possa ser transferido para fora da separação.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC