sicnot

Perfil

País

Quase metade dos condutores não faz pisca quando muda de direção

Quase metade dos condutores não faz pisca quando muda de direção, sendo o comportamento mais evidente nos homens, conclui um estudo da Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP), divulgado esta terça-feira.

(Arquivo)

(Arquivo)

LUIS FORRA / Lusa

No estudo, foram observados 1.242 condutores (895 homens e 347 mulheres) de 11 cidades portuguesas, dos quais 46,3% não assinalaram a mudança de direção.

Segundo a PRP, são mais as mulheres quem indica atempadamente viragem à esquerda ou à direita - 60% contra 51% dos homens.

Tanto homens como mulheres fazem mais 'pisca' à esquerda (62% das mulheres e 55% dos homens) do que à direita (58% das mulheres e 46% dos homens).

"É interessante registar que grande parte dos condutores indica esta falha na comunicação entre condutores aos outros, acabando eles próprios por apresentar o mesmo comportamento que criticam", afirmou, citado em comunicado, o presidente da PRP, José Miguel Trigoso.

Lusa

  • Dez mil condutores já perderam pontos nos primeiros dias
    1:45

    País

    Desde que a carta de condução por pontos entrou em vigor no dia 1 de junho, quase 10 mil condutores perderam pontos. A GNR contabilizou 5.400 infrações graves, enquanto a PSP contabilizou 4.500. Segundo os dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, de janeiro de 2015 a abril de 2016, 18 mil condutores ficam proibidos de conduzir.

  • Atenção aos travões
    11:12

    Reportagem Especial

    Um número incontável de automóveis pode destravar-se sem que os condutores percebam como aconteceu. Trata-se de uma característica no travão de mão elétrico escolhida por algumas marcas.

  • Os números das eleições francesas
    0:50

    Eleições França 2017

    Os resultados definitivos mostram que Emmanuel Macron obteve 24% dos votos, na primeira volta das eleições francesas. Ficou quase três pontos à frente de Marine Le Pen, que conseguiu 21,3%. Os números oficiais, publicados pelo Ministério do Interior, dão ainda conta da taxa de abstenção: 22,2%, um ligeiro aumento face à primeira volta das presidenciais de 2012.

  • Estarão os portugueses a consumir vitamina D em excesso? 
    6:44
  • Investigadores criam nanovacina contra diferentes cancros

    Mundo

    Investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, desenvolveram uma nanovacina (vacina administrada através de partículas microscópicas) contra diferentes cancros, como o da pele, do cólon e do reto, numa experiência com ratos, revela um estudo publicado esta segunda-feira.