sicnot

Perfil

País

Autoridade para as Condições de Trabalho abre inquérito após morte de manobrador de grua

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) abriu um inquérito e começou já as averiguações no local onde ocorreu o acidente que vitimou mortalmente um manobrador de grua, em Lisboa.

Ant\303\263nio Cotrim

A fonte da Lusa referiu que no local do acidente, na avenida Duque de Loulé, estiveram dois inspetores de trabalho, que deram início às averiguações.

Não foram adiantadas causas prováveis da ocorrência, aguardando-se a conclusão do inquérito da ACT.

A ACT é um serviço do Estado que visa a promoção da melhoria das condições de trabalho em todo o território continental através do controlo do cumprimento do normativo laboral no âmbito das relações laborais privadas e pela promoção da segurança e saúde no trabalho em todos os setores de atividade privados.

O manobrador da grua que caiu na Avenida Duque de Loulé, Lisboa, acabou por morrer no Hospital de São José, para onde tinha sido transportado, revelou à Lusa fonte hospitalar.

"O doente entrou em paragem cardiorrespiratória e, apesar das manobras de reanimação, foi declarado o óbito às 18:15", referiu fonte oficial do Centro Hospitalar de Lisboa Central, do qual faz parte o Hospital de São José.

O homem, de 37 anos, tinha dado entrada naquela unidade hospitalar pelas 17:20 em estado considerado grave.

O braço de uma grua, que incluía uma cabine onde estava o manobrador, soltou-se hoje na Avenida Duque de Loulé. O alerta foi dado pelas 15:50, tendo acorrido ao local elementos e veículos do Regimento de Sapadores Bombeiros (RSB), da PSP e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

De acordo com fonte da Proteção Civil, presente no local, o braço da grua caiu sobre os números 42 e 44 da Rua Camilo Castelo Branco (perpendicular à Avenida Duque de Loulé), dois prédios de escritórios devolutos, mas o acidente obrigou à evacuação do número 46, de onde foram retirados 300 trabalhadores da EDP.

Além disso, "todos os edifícios em redor foram evacuados".

O trânsito na zona esteve condicionado durante a tarde.

No local estiveram também técnicos da Câmara Municipal de Lisboa para fiscalizar a obra.

Segundo a Proteção Civil, "o braço e a grua têm que ser desmantelados".

O trânsito irá permanecer cortado na Rua Camilo Castelo Branco enquanto decorrerem os trabalhos de remoção.

A Proteção Civil conta que esteja tudo normalizado na quinta-feira de manhã.

Lusa

  • Morreu manobrador da grua que caiu em Lisboa

    País

    Um homem morreu esta tarde, na queda de uma grua, na Avenida Duque de Loulé, perto do Marquês de Pombal, em Lisboa. Trata-se do manobrador da grua, que ficou preso na cabine a 30 metros de altura. O homem foi retirado do local e levado para o Hospital de S. José. De acordo com as autoridades, o acidente aconteceu pouco depois das três e meia da tarde. O trânsito está ainda cortado no sentido Saldanha - Marquês.

  • "A vitória de Bruno de Carvalho pode ser uma vitória de Pirro"
    1:01
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    As eleições para a presidência do Sporting realizam-se no próximo sábado e os comentadores d'O Dia Seguinte avaliaram já as hipóteses de vitória dos candidatos. Rui Gomes da Silva considera que a gravação que implicava José Maria Ricciardi não vai influenciar a decisão de voto. Já Paulo Farinha Alves acredita que Bruno de Carvalho vai vencer a eleição. Contudo José Guilherme Aguiar avisa as eleições podem não trazer estabilidade ao Sporting.

  • SIC revela relatório que provava falência do GES
    2:06
  • Sócrates acusa Cavaco de conspiração
    0:57
  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22
  • Como a maioria de Esquerda gere as votações
    2:15

    País

    A gestão entre os partidos é feita diariamente mas nem sempre PCP e Bloco de Esquerda têm votado ao lado do Governo. A SIC ouviu um politólogo, que diz que o objetivo é cada um salientar as diferenças que os separam do PS. No entanto, também há exemplos que provam que nenhum dos partidos quer pôr em causa a estabilidade política.