sicnot

Perfil

País

CGTP vai intensificar ação reivindicativa no verão

O Conselho Nacional (CN) da CGTP prometeu intensificar, ao longo do verão, a ação reivindicativa nos locais de trabalho em defesa da contratação coletiva e contra a precariedade laboral.

M\303\201RIO CRUZ

"Temos que trabalhar para que haja de facto uma evolução positiva na contratação coletiva no verão. Vamos privilegiar os contactos com os trabalhadores, mas o Governo pode resolver a questão de fundo revogando a possibilidade de caducidade dos contratos e repondo o princípio do tratamento mais favorável", disse à agência Lusa o secretário-geral da Intersindical, no final de uma reunião do CN.

Arménio Carlos disse ainda que a central vai promover um encontro a 29 de junho no Porto e outro a 7 de julho em Lisboa, com o objetivo de se discutir questões relacionadas com a contratação coletiva, com a participação de especialistas como Jorge Leite, João Reis e António Casimiro.

O CN da Inter decidiu também na reunião de hoje "dar toda a força à Campanha Nacional Contra a Precariedade, numa relação estreita entre os sindicatos, uniões e federações, planificando uma intervenção específica para os locais de trabalho, empresas e setores identificados com esta chaga social e onde é urgente intervir".

Neste âmbito, nas próximas semanas, a Intersindical e as suas estruturas vai desenvolver um conjunto de iniciativas em empresas em que existem situações de precariedade, para as denunciar e reivindicar a sua resolução, explicou arménio Carlos.

Segundo o sindicalista, vão ser feitas ações de sensibilização da opinião pública e vão ser pedidas audiências às autarquias, Autoridade para as Condições do Trabalho e autoridades eclesiásticas.

"Queremos expor as situações de precariedade que encontrarmos, e apelar à intervenção de todos tendo em conta o impacto social das mesmas", disse Arménio Carlos.

O CN da CGTP aprovou uma resolução reivindicativa que vai ser posta à discussão no Plenário Nacional de Sindicatos que se realiza na quinta-feira em Lisboa e que servirá de orientação ao movimento sindical nos próximos meses.

No documento, o Conselho Nacional reafirmou "o seu grande empenhamento na mobilização para a grande Marcha em Defesa da Escola Pública, a realizar no próximo sábado".

"Trata-se de uma ação que é indissociável da defesa das funções sociais do Estado, em que se denuncia o negócio que alguns querem manter e alargar à custa dos dinheiros públicos, designadamente dos que provém dos impostos suportados pelos rendimentos do trabalho e em que se exige do Estado mais e melhores serviços públicos, mais e melhores respostas públicas que valorizem as funções sociais do Estado, designadamente no Serviço Nacional de Saúde, na Escola Pública, na Segurança Social, na Justiça e na Cultura", diz a resolução.

Lusa

  • Funcionários públicos hoje em greve
    1:37

    Economia

    Os funcionários públicos estão hoje em greve. A paralisação pode fechar algumas escolas, centros de saúde e outros serviços públicos. O fim da precariedade e o reforço de pessoal são duas das reivindicações do protesto.

  • Oliveira Costa "era incompetente para todos os lugares em que eu o vi"
    3:12

    Quadratura do Círculo

    O caso BPN esteve em destaque no programa Quadratura do Circulo desta quinta-feira. Pacheco Pereira relembrou que os maiores prejuízos são posteriores à nacionalização e responsabiliza José Sócrates. O Jorge Coelho disse que se fez justiça e que é uma prova que o Estado de direito português está a funcionar. Lobo Xavier garantiu também que Oliveira Costa era incompetente por natureza.

  • Nove distritos sob aviso amarelo devido à chuva

    País

    Nove distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e de granizo, acompanhados de trovoada e rajadas fortes, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Bragança, Viseu, Porto, Vila Real, Guarda, Viana do Castelo, Castelo Branco, Coimbra e Braga são os distritos sob aviso o amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro.

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.