sicnot

Perfil

País

Exames do secundário começam hoje com prova de Português

Cerca de 160 mil alunos realizam este ano os exames nacionais do ensino secundário, que começam hoje de manhã com as provas de Português.

© Marcelo del Pozo / Reuters

Para o exame de Português do 12.º ano, que vai estrear a nova temporada de provas, estão inscritos 75.564 estudantes, mais do que em 2015, quando eram 72.986.

O aumento de inscritos a Português não é exceção, segundo dados provisórios do Ministério da Educação (ME), que revelam que este ano há, no total, mais alunos inscritos e que estes são mais novos.

O número de inscritos para os exames do secundário agendados para este mês é de 160.018, quase mais três mil estudantes do que no ano passado, quando se inscreveram 157.264.

Ao todo serão feitos 347.282 exames, aproximadamente mais 7.500 do que no ano anterior.

Os alunos que este ano se inscreveram nestas provas têm, em média, 17 anos (17,41 anos) e a maioria (55%) são raparigas.

Português é uma das disciplinas onde se verifica um aumento de inscritos em relação a 2015, assim como Inglês, Filosofia, História A, Geografia A, Biologia e Geologia.

Já a Matemática A, do 12.º ano, e Física e Química A, do 11.º ano, inscreveram-se menos estudantes, o que poderá significar menos candidatos a cursos nas áreas das tecnologias e engenharias.

A primeira fase dos exames termina a 27 de junho com as provas de Geometria Descritiva A e Literatura Portuguesa.

Lusa

  • Grupo armado mata 26 cristãos no Egipto
    1:03
  • O "chega p'ra lá" de Trump
    2:35
  • Oliveira Costa "era incompetente para todos os lugares em que eu o vi"
    3:12
    Quadratura do Círculo

    Quadratura do Círculo

    QUINTA-FEIRA 23:00

    O caso BPN esteve em destaque no programa Quadratura do Circulo desta quinta-feira. Pacheco Pereira relembrou que os maiores prejuízos são posteriores à nacionalização e responsabiliza José Sócrates. O Jorge Coelho disse que se fez justiça e que é uma prova que o Estado de direito português está a funcionar. Lobo Xavier garantiu também que Oliveira Costa era incompetente por natureza.

  • A promessa e a peregrinação do Presidente no Luxemburgo
    2:28

    País

    O Presidente da República promete voltar ao Luxemburgo até ao final do ano, se houver mais 10 mil portugueses recenseados até julho. Marcelo Rebelo de Sousa participou esta quinta-feira na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, que todos os anos recebe milhares de emigrantes portugueses.

    Enviados SIC

  • Álcool é "de longe" a droga mais consumida pelos portugueses

    País

    O álcool é, "de longe", a substância mais consumida pelos portugueses que responderam ao maior inquérito `online` sobre consumo de drogas, com mais de 14% dos homens a descreveram padrões considerados problemáticos, segundo os resultados hoje divulgados.