sicnot

Perfil

País

Exames do secundário começam hoje com prova de Português

Cerca de 160 mil alunos realizam este ano os exames nacionais do ensino secundário, que começam hoje de manhã com as provas de Português.

© Marcelo del Pozo / Reuters

Para o exame de Português do 12.º ano, que vai estrear a nova temporada de provas, estão inscritos 75.564 estudantes, mais do que em 2015, quando eram 72.986.

O aumento de inscritos a Português não é exceção, segundo dados provisórios do Ministério da Educação (ME), que revelam que este ano há, no total, mais alunos inscritos e que estes são mais novos.

O número de inscritos para os exames do secundário agendados para este mês é de 160.018, quase mais três mil estudantes do que no ano passado, quando se inscreveram 157.264.

Ao todo serão feitos 347.282 exames, aproximadamente mais 7.500 do que no ano anterior.

Os alunos que este ano se inscreveram nestas provas têm, em média, 17 anos (17,41 anos) e a maioria (55%) são raparigas.

Português é uma das disciplinas onde se verifica um aumento de inscritos em relação a 2015, assim como Inglês, Filosofia, História A, Geografia A, Biologia e Geologia.

Já a Matemática A, do 12.º ano, e Física e Química A, do 11.º ano, inscreveram-se menos estudantes, o que poderá significar menos candidatos a cursos nas áreas das tecnologias e engenharias.

A primeira fase dos exames termina a 27 de junho com as provas de Geometria Descritiva A e Literatura Portuguesa.

Lusa

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.