sicnot

Perfil

País

Secretariado Nacional do PS com 10 novos membros e nenhum deles é do Governo

A lista para o Secretariado Nacional do PS proposta pelo líder socialista, António Costa, apresenta dez novos nomes num total de 15 e nenhum deles é membro do Governo, disse hoje à agência Lusa fonte partidária.

TIAGO PETINGA

O Secretariado Nacional do PS é o órgão de direção deste partido, liderado por António Costa e pela sua adjunta Ana Catarina Mendes, e é hoje eleito na primeira reunião da Comissão Nacional após o congresso socialista, que se realizou entre 03 e 5 de junho na FIL (Feira Internacional de Lisboa).

"Esta lista representa uma grande renovação, mostra a unidade no PS e segue a linha de que há partido para além do Governo", disse à agência Lusa fonte da direção dos socialistas.

Entre os novos nomes estão o presidente da Câmara de Gaia, Vítor Hugo Rodrigues, o professor universitário Pena Pires, e o deputado (ex-membro da direções António José Seguro) Eurico Brilhante Dias.

Entram também no órgão de direção de António Costa o deputado Filipe Neto Brandão (Aveiro), o advogado José Manuel Mesquita, o membro do Governo Regional dos Açores Francisco César, o antigo líder da JS (e ex-alto comissário para as migrações) José Leitão, o ex-líder do PS/Viseu João Azevedo e a psicóloga e mestre em medicina Susana Ramos.

Mantêm-se na direção do PS o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, a sindicalista e deputada Wanda Guimarães, a ex-governadora civil de Faro Isilda Gomes e a deputada Maria Luz Rosinha e a autarca da Amadora Carla Tavares.

Saem do Secretariado Nacional do PS elementos como Bernardo Trindade, os secretários de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, e da Administração Interna, Jorge Gomes, assim como o deputado Sérgio Sousa Pinto.

Abandonam também este órgão a secretária de Estado Graça Fonseca, o constitucionalista Pedro Bacelar, o vereador da Câmara do Porto Manuel Pizarro e a autarca de Abrantes Maria do Céu Albuquerque.

Têm inerência no Secretariado Nacional do PS o presidente do Grupo Parlamentar, Carlos César, o diretor do gabinete de estudos, João Tiago Silveira, e a diretora do Ação Socialista, Edite Estrela.

Entre os inerentes da direção do PS estão ainda o líder da JS, João Torres, e a presidente do Departamento Nacional de Mulheres Socialistas, Elza Pais.

Como secretário nacional adjunto foi colocado Hélder Guerreiro, que é vice-presidente da Câmara Municipal de Odemira.

Lusa

  • Prisão preventiva para homicida de Barcelos
    1:43

    País

    O alegado homicida de Barcelos vai ficar em prisão preventiva, por quatro crimes de homicídio. Adelino Briote foi ouvido este sábado de manhã no Tribunal de Braga, depois de na sexta-feira ter alegadamente degolado quatro pessoas na freguesia de Tamel, em Barcelos.

  • Homem suspeito de matar a mulher em Esmoriz

    País

    Um homem é suspeito de ter esfaqueado este sábado mortalmente a mulher em Esmoriz, concelho de Ovar, num contexto de violência doméstica, disse à agência Lusa fonte da Guarda Nacional Republicana (GNR).

  • Morte de portuguesa no Luxemburgo afinal não aconteceu

    País

    A morte de uma portuguesa em Bettembourg, no sul do Luxemburgo, não terá acontecido. O Jornal do Luxemburgo avançou, esta manhã, que a emigrante portuguesa tinha sido baleada mortamente pelo filho, uma informação entretanto desmentida por outro jornal online. Segundo o Bom Dia Luxemburgo, o que aconteceu foi afinal uma rusga policial.

  • Estamos quase na hora de verão

    País

    Esta madrugada muda a hora. Quando for 1h00, os relógios adiantam para as 2h00. Será uma noite com menos tempo de sono, mas os dias vão ficar mais longos com o chamado horário de verão.

  • Hora do Planeta, apagam-se as luzes para despertar consciências
    2:19
  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.