sicnot

Perfil

País

Catarina Martins, Jerónimo de Sousa e deputados do PS vão à manifestação pela escola pública

A porta-voz do Bloco de Esquerda (BE), o secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP) e uma delegação de deputados do PS vão marcar presença no sábado em Lisboa na manifestação em defesa da escola pública.

(Arquivo)

(Arquivo)

De acordo com indicações dadas à agência Lusa por fontes partidárias, a manifestação de sábado contará com a presença das principais figuras de BE e PCP (Catarina Martins e Jerónimo de Sousa, respetivamente) e com uma delegação de deputados do PS da comissão parlamentar de Educação.

No caso do BE, estará também a deputada Joana Mortágua e figuras do setor - entre pais e docentes - com ligação ao partido; já a delegação do PCP incluirá também três elementos da Comissão Política do Comité Central - Jorge Pires, Fernanda Mateus e Armindo Miranda - e a deputada Paula Santos.

O PS, por seu turno, indicou que estará representado na manifestação por deputados da comissão de Educação, presidida pelo deputado Alexandre Quintanilha e onde os socialistas têm também como elementos efetivos nomes como Porfírio Silva, Susana Amador, João Torres (líder da Juventude Socialista), Diogo Leão ou Odete João.

A manifestação pela defesa da escola pública é organizada conjuntamente por vários movimentos e apoiada por diversas organizações e partidos, e o seu arranque está marcado para as 14:30 junto ao Parque Eduardo VII, perto do Marquês de Pombal, na capital.

Esta manifestação acontece após o Governo ter procedido a uma revisão dos contratos de associação entre o Estado e os ensinos privado e cooperativo, o que gerou fortes protestos por parte de professores, alunos, pais de estudantes e responsáveis desses setores afetados.

Lusa

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.