sicnot

Perfil

País

Catarina Martins, Jerónimo de Sousa e deputados do PS vão à manifestação pela escola pública

A porta-voz do Bloco de Esquerda (BE), o secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP) e uma delegação de deputados do PS vão marcar presença no sábado em Lisboa na manifestação em defesa da escola pública.

(Arquivo)

(Arquivo)

De acordo com indicações dadas à agência Lusa por fontes partidárias, a manifestação de sábado contará com a presença das principais figuras de BE e PCP (Catarina Martins e Jerónimo de Sousa, respetivamente) e com uma delegação de deputados do PS da comissão parlamentar de Educação.

No caso do BE, estará também a deputada Joana Mortágua e figuras do setor - entre pais e docentes - com ligação ao partido; já a delegação do PCP incluirá também três elementos da Comissão Política do Comité Central - Jorge Pires, Fernanda Mateus e Armindo Miranda - e a deputada Paula Santos.

O PS, por seu turno, indicou que estará representado na manifestação por deputados da comissão de Educação, presidida pelo deputado Alexandre Quintanilha e onde os socialistas têm também como elementos efetivos nomes como Porfírio Silva, Susana Amador, João Torres (líder da Juventude Socialista), Diogo Leão ou Odete João.

A manifestação pela defesa da escola pública é organizada conjuntamente por vários movimentos e apoiada por diversas organizações e partidos, e o seu arranque está marcado para as 14:30 junto ao Parque Eduardo VII, perto do Marquês de Pombal, na capital.

Esta manifestação acontece após o Governo ter procedido a uma revisão dos contratos de associação entre o Estado e os ensinos privado e cooperativo, o que gerou fortes protestos por parte de professores, alunos, pais de estudantes e responsáveis desses setores afetados.

Lusa

  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.