sicnot

Perfil

País

Céu limpo e temperaturas acima dos 30 no fim de semana

O fim de semana vai ser marcado por céu limpo e subida da temperatura em Portugal, prevendo-se máximas acima dos 30 graus Celsius no domingo.

(Arquivo Reuters)

(Arquivo Reuters)

© Anwar Mirza / Reuters

"Hoje, ainda estamos a prever ocorrência de aguaceiros e trovoadas. A situação vai melhorar na sexta-feira, prevendo-se no entanto ainda de manhã alguns aguaceiros fracos, em especial nas regiões do norte e centro", disse a meteorologista Cristina Simões, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com Cristina Simões, a precipitação vai terminar no sábado, dia em que se prevê uma pequena subida de temperatura de um a dois graus Celsius e céu limpo.

"No sábado, vamos ter uma nova subida da temperatura máxima entre dois a quatro graus e no domingo, entre quatro a seis graus. As temperaturas vão estar acima dos 30 graus", disse.

Segundo a meteorologista, no domingo prevê-se em Lisboa e em Santarém 30º graus e em Setúbal, Évora e Beja 31º.

"Esta situação vai manter-se na segunda-feira. No entanto, de realçar que até ao fim de semana vamos ter algum vento - moderado a forte - que trará algum desconforto, mas depois melhora", disse.

No que diz respeito ao início da próxima semana, Cristina Simões destacou que o bom tempo vai continuar, sem precipitação e temperaturas acima de 30 graus.

"Na segunda e terça-feira ainda está prevista uma ligeira subida da temperatura, mas a tendência a partir de quarta-feira é para descida", disse.

Lusa

  • Derrame de ácido clorídrico na Nacional 1, em Gaia
    1:15

    País

    Um derrame de ácido clorídrico obrigou esta manhã ao corte da Nacional 1, em Vila Nova de Gaia, na zona de Pedroso. O ácido estava a ser transportado em embalagens de plástico, dentro de um pesado de mercadorias. Foi o motorista que detetou a fuga e pediu a ajuda dos bombeiros.

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • "É abusivo falar de fuga ao fisco"
    4:10

    Economia

    Dez mil milhões de euros é o valor de que se fala das transferências para contas offshore, que terão escapado à Autoridade Tributária. O número impressiona, mas é preciso notar que este dinheiro é capital que sai do país e o capital não está sujeito ao pagamento de imposto só porque sai do país. O fiscalista Tiago Caiado Guerreiro esteve no Jornal da Noite para dar mais explicações sobre o caso.

  • Número de mortos de atentado em al-Bab sobe para 60

    Mundo

    O atentado bombista de hoje na cidade de al-Bab (Norte da Síria), capturada na quinta-feira ao Estado Islâmico, fez pelo menos 60 mortos, de acordo com um novo balanço noticiado pela agência de notícias estatal turca Andadolu.