sicnot

Perfil

País

Pólenes em níveis muito elevados em todo o país a partir de amanhã

Os pólenes vão estar em níveis muito elevados em todas as regiões de Portugal Continental, a partir de sexta-feira e durante uma semana, segundo a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

(AP/Arquivo)

(AP/Arquivo)

Darko Vojinovic

Segundo o Boletim Polínico, entre sexta-feira e o dia 23 de junho, os níveis de pólenes vão manter-se em níveis muito elevados em todo o Continente, sendo baixos na Região Autónoma da Madeira e moderados nos Açores.

Na região de Trás-os-Montes e Alto Douro vão predominar os pólenes das ervas gramíneas, do castanheiro e da erva parietária.

Na zona do Porto terão predomínio as ervas gramínea, parietária e tanchagem e as dos castanheiros.

Já na Beira Interior o predomínio será de gramíneas, oliveiras, carvalhos e erva parietária.

Na região de Lisboa e Setúbal, as previsões apontam para um predomínio das ervas gramíneas e parietária e das árvores oliveira e carvalhos.

Os pólenes das gramíneas, da tanchagem, da parietária, da oliveira e sobreiro serão os que dominam no Alentejo.

Na região do Algarve, os pólenes a predominar serão os das gramíneas, seguidos dos das oliveiras, sobreiro e tanchagem.


Lusa

  • Níveis de pólen cada vez mais elevados

    País

    A produção de pólenes em Portugal está a aumentar e as pessoas mais sensíveis começam a sentir os sintomas cada vez mais cedo, segundo um estudo nacional que avaliou as mudanças registadas nos últimos 12 anos.

  • Rinite alérgica afeta 20 a 30% dos portugueses

    País

    Adelaide Alves esteve, no início de abril, dois dias sem sair de casa, com as janelas fechadas, devido à elevada concentração de pólenes na atmosfera, problema que agrava os sintomas da sua rinite alérgica crónica. À agência Lusa, a reformada, de 82 anos, confessou que a doença respiratória, diagnosticada há mais de duas décadas, lhe causa transtorno, impossibilitando-a de se deslocar à rua nos dias mais secos e ventosos. 

  • Dirigentes do GD Ribeirão acusados de auxílio à emigração ilegal
    1:34

    Desporto

    Oito dirigentes do Grupo Desportivo de Ribeirão, um clube de Vila Nova de Famalicão que fechou as portas em 2015, foram acusados pelo Ministério Público.Em causa, estão suspeitas de auxílio à emigração ilegal ou falsificação de documentos, relacionadas com transferências de jogadores estrangeiros em situação ilegal.

  • Capacetes Brancos agradecem Óscar para filme sobre a guerra na Síria
    1:34

    Óscares 2017

    O Óscar para melhor documentário curto foi atribuído a um filme sobre a guerra na Síria. "The White Helmets" retrata o trabalho dos Capacetes Brancos, uma equipa de voluntários que ajuda no salvamento e resgate de habitantes sírios atingidos pelo conflito no país. O Fundador dos Capacetes Brancos já veio fazer um agradecimento público pela atribuição deste galardão. Raed Saleh diz que é uma motivação para os voluntários que todos os dias arriscam a vida para salvar outras pessoas.

  • O primeiro eclipse solar do ano
    0:57
  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16