sicnot

Perfil

País

António Costa reúne-se amanhã com o primeiro-ministro francês em Paris

O primeiro-ministro reúne-se no sábado com o seu homólogo francês, Manuel Valls, em Paris, oito dias após ter sido recebido pelo chefe de Estado francês, François Hollande, juntamente com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

ETIENNE LAURENT /EPA

A reunião com o primeiro-ministro francês ocorrerá também dois dias antes de António Costa receber em São Bento o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk.

Na agenda deste regresso de António Costa a Paris estão ainda a inauguração a meio da tarde do "Espaço do Cidadão" para prestação de serviços públicos online e, pelas 21:00 locais, a presença no jogo do Euro2016 da seleção nacional portuguesa de futebol com a Áustria.

Na semana passada, no âmbito das comemorações do Dia de Portugal e das Comunidades, em Paris, o primeiro-ministro e o Presidente da República foram recebidos por François Hollande no Palácio do Eliseu, e o chefe de Estado francês participou ainda com António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa numa sessão realizada na Câmara de Paris em que se procedeu à condecoração de seis portugueses que ajudaram no auxílio às vítimas dos atentados de 13 de novembro passado.

François Hollande defendeu então a linha política e económica seguida por Portugal no âmbito da União Europeia, palavras que o primeiro-ministro português considerou serem de apoio ao país contra eventuais sanções europeias.

"As escolhas que vocês fizeram são escolhas que estão conforme as regras europeias e que são igualmente convergentes com as escolhas que nós fizemos em França. Devemos respeitar as regras, mas deve haver flexibilidade, para que Portugal, como a França, possam criar mais emprego e criar medidas de progresso social, ao mesmo tempo que saneiam as contas públicas, como vocês estão a fazer", declarou o Presidente francês.

Virando-se para o primeiro-ministro português, François Hollande concluiu: "Portanto, saiba que não tem simplesmente um parceiro no Conselho Europeu, mas um amigo, que é a França".

Após o encontro com Manuel Valls, ao fim da manhã, no Palácio do Matignon, que deverá versar temas europeus e as relações bilaterais entre os dois países, António Costa desloca-se ao Consulado Geral de Portugal em Paris para inaugurar o "Espaço Cidadão" - cerimónia em que estarão presentes os secretários de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca.

Segundo o Governo, o "Espaço Cidadão", uma medida no âmbito do programa "Simplex", vai prestar diretamente serviços por via eletrónica a uma comunidade de 900 mil portugueses residentes na capital francesa.

Na primeira fase de funcionamento, no total, serão disponibilizados "60 serviços gratuitos", designadamente o pedido de alteração de morada, a consulta número de beneficiário, o pedido do Cartão Europeu do Seguro de Doença e o serviço de Segurança Social Direta.

Por este serviço online poderá igualmente proceder-se a pedidos de prestações por morte, de reembolso de despesas de funeral, de subsídio de funeral, assim como certidões diversas como as paroquiais.

Numa segunda fase, de acordo com o Governo, poderão também vir a ser praticados outros serviços como, por exemplo, registo criminal e renovação da carta de condução.

Lusa

  • António Costa reconhece a importância dos emigrantes em França
    1:20

    País

    António Costa diz que de uma vez por todas Portugal quer reconhecer a importância dos emigrantes que engrandeceram o nome do país pelo mundo. No discurso desta manhã, em França, o primeiro ministro comparou a dificuldade da luta dos emigrantes em Paris às viagens dos descobrimentos.

  • Marcelo e Costa em Paris no 10 de junho
    2:01

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa continua a marcar pela diferença. O seu 10 de junho foi nacional e internacional. Depois das comemorações em Lisboa, Presidente e primeiro-ministro rumaram a Paris para um encontro com François Hollande. Ao presidente francês explicaram os esforços que o país fez para corrigir o défice e, por isso, contam com França para evitar sanções. Em cima da mesa esteve também a candidatura de António Guterres às Nações Unidas.

  • Portugal e França vão reforçar as relações económicas
    1:33

    Economia

    António Costa está hoje em Paris, onde se encontrou esta manhã com o homólogo francês. Falaram do reforço da parceria económica e da boa relação entre Portugal e França que, segundo Manuel Valls, só poderia ser emsombrada por um encontro entre os dois países na final do europeu de futebol.

  • Fuga de ácido em camião corta EN1 em Gaia

    País

    Uma fuga de gás clorídrico do contentor de um camião que circulava na zona de Pedroso em Vila Nova de Gaia obrigou ao corte do trânsito na EN 1, no sentido Norte/Sul.

    Em desenvolvimento

  • Polémica sobre offshore intensifica guerra de palavras entre PSD e Governo
    2:39
  • DGO divulga hoje execução orçamental de janeiro

    Economia

    A Direção-Geral do Orçamento (DGO) divulga hoje a síntese de execução orçamental em contas públicas de janeiro, sendo que o Governo estima reduzir o défice para 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB) em contabilidade nacional em 2017.

  • Paulo Fonseca e Paulo Sousa fora da Liga Europa

    Liga Europa

    A segunda mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa ficou marcada pelas eliminações de duas equipas treinadas por portugueses: a Fiorentina de Paulo Sousa e o Shakhtar Donetsk de Paulo Fonseca. Paulo Bento, no Olympiacos, e José Mourinho, no Manchester United, são os únicos técnicos lusos ainda em competição. Noutros jogos, destaque para os afastamentos do Tottenham e do Zenit. Veja aqui os resumos de todos os encontros desta noite europeia. O sorteio dos oitavos-de-final está agendado para esta sexta-feira, às 12h00, hora de Lisboa.

  • "Não preciso de ajustar contas com ninguém"
    0:49

    País

    O ex-Presidente da República insiste que José Sócrates foi desleal durante as negociações do Orçamento do Estado para 2011. Numa entrevista dada à RTP1, Cavaco Silva esclareceu ainda que não escreveu o livro de memórias para ajustar contas com o ex-primeiro-ministro.

  • Sócrates em processo judicial surpreende Cavaco
    0:18

    País

    Cavaco Silva afirmou ter ficado surpreendido com o envolvimento de José Sócrates num processo judicial. Em entrevista à RTP1 o ex-Presidente da República diz que nunca se apercebeu de qualquer "atuação legalmente menos correta" da parte de Sócrates.

  • PSD questiona funcionamento da Assembleia da República
    2:39

    Caso CGD

    O PSD e o CDS vão entregar esta sexta-feira no Parlamento o pedido para criar uma nova Comissão de Inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos. Os dois partidos reuniram-se esta quarta-feira para fechar o texto do requerimento. Durante o dia, o PSD considerou que o normal funcionamento da Assembleia da República está em causa, o que levou Ferro Rodrigues a defender-se e a garantir que está a ser imparcial.

  • Marcelo rejeita discussões menores na banca
    0:32

    Economia

    O Presidente da República avisa que não se devem introduzir querelas táticas e menores no sistema financeiro. Num encontro que reuniu publicamente Marcelo e Centeno, o Presidente diz que é preciso defender o interesse nacional.

  • Três dos planetas encontrados podem conter água e vida
    3:28
  • Túnel descoberto em cadeia brasileira tinha ligação a uma habitação
    0:44

    Mundo

    A polícia brasileira descobriu um túnel que ligava a cadeia de Porto Alegre a uma casa e serviria para libertar prisioneiros do estabelecimento. As autoridades detiveram sete homens e uma mulher no local. A construção permitiria uma fuga massiva que poderia chegar aos 200 mil fugitivos e estima-se que terá custado mais de 300 mil euros. A polícia do Rio Grande do Sul acredita, assim, ter impedido aquela que seria a maior fuga de prisioneiros de sempre no Estado brasileiro.